Vivemos em um mundo desigual, tradicionalmente dividido entre um grupo composto de países desenvolvidos e outro formado por países subdesenvolvidos. Mas a desigualdade não para por aí. Dentro de cada um desses grupos existe a possibilidade de realizar várias subdivisões, tamanha a disparidade entre os aspectos socioeconômicos dos países. Observe a imagem apresentada a seguir que destaca um grupo formado por cinco países, conhecido como Brics:
Sobre o Brics, podemos afirmar corretamente que:
Questões relacionadas
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(BAHIANA) Presume-se que os impactos ambientais da Usina Hidrelétrica de Xingó, no Rio São Francisco, em Sergipe, são a provável causa da morte recente de uma pessoa, após mergulho, nas proximidades da Usina. As condições ambientais e a velocidade da água, que cai de uma altura da ordem de 10² m para gerar uma potência da ordem de 10³MW, em cada uma das suas unidades geradoras, contribuem para a formação de uma forte correnteza que se torna sinuosa por conta da quantidade de pedras, algumas submersas, que formam redemoinhos e puxam o banhista para o fundo do rio.Considerando-se a densidade da água do rio igual a 1,0 kg/l e a aceleração da gravidade local igual a 10,0 m/s², é correto afirmar:
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
No texto, o uso da linguagem verbal e não verbal atende à finalidade de:
- Biologia | 6.4 Tecido Nervoso
(UFPA) Um arco reflexo simples, como o reflexo patelar, representa a rota seguida por impulsos nervosos a fim de produzir uma ação reflexa, desde a periferia, passando por um centro reflexo no sistema nervoso central e de volta até um órgão efetor. Sobre o assunto, considere as seguintes afirmações:
I. O receptor sensorial é uma estrutura anatômica responsável pelo processo de transdução, ou seja, a transformação do estímulo em um sinal elétrico, denominado potencial do receptor ou potencial gerador.
II. O receptor sensorial está associado a um neurônio sensorial (aferente), cujo axônio conduz um sinal elétrico do tipo “tudo ou nada”, denominado potencial de ação.
III. Na substância branca da medula espinhal ocorrem sinapses, nas quais o sinal elétrico passa diretamente dos axônios sensoriais para os interneurônios e neurônios motores (eferentes).
IV. A chegada do potencial de ação ao final do axônio motor desencadeia uma sinapse em uma região denominada “placa motora”, no músculo extensor esquelético, que resulta em contração do músculo e extensão da perna em resposta ao estímulo mecânico.
Está correto o que se afirma em:
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Para resolver a questão, leia o texto a seguir.
Na Grécia, os escravos tinham sobretudo a obrigação de cumprir tarefas relacionadas com a casa do senhor, desempenhando além disso funções econômicas. Contudo, e apesar de terem sido contemplados pelas leis, os escravos eram considerados apenas habitantes da cidade e não cidadãos, não sendo portanto abrangidos pelos direitos e regalias destes últimos.
Os escravos costumavam ser inicialmente capturados nas cercanias dos grandes centros (pólis). (...) Mais tarde eram fornecidos por entrepostos comerciais. (...). Outras formas de obter servos eram a venda dos filhos, a venda da própria pessoa para poder sobreviver (método a que recorriam os mais indigentes) e mesmo trocar os serviços de médico pela escravatura do paciente.
Devemos frisar que o conceito de escravatura era neste contexto geográfico muito particular, sendo os escravos tratados com humanidade, chamados a combater ao lado dos seus senhores (...) e participando com eles nos trabalhos da sua profissão.
Disponível: www.infopedia.pt. Acesso em 05 fev. 2012.
Outra forma de escravidão na Grécia Antiga que só existiu no período aristocrático foi
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
O princípio do fetichismo da mercadoria, a dominação da sociedade por “coisas suprassensíveis embora sensíveis”, se realiza completamente no espetáculo, no qual o mundo sensível é substituído por uma seleção de imagens que existe acima dele, e que ao mesmo tempo se faz reconhecer como o sensível por excelência. [...] o uso sob sua forma mais pobre (comer, morar) já não existe a não ser aprisionado na riqueza ilusória da sobrevivência ampliada, que é a base real da aceitação da ilusão geral no consumo das mercadorias modernas. O consumidor real torna-se consumidor de ilusões. A mercadoria é essa ilusão efetivamente real, e o espetáculo é a sua manifestação geral.
DEBORD, Guy. A Sociedade do Espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
Guy Debord, o criador do conceito de “sociedade do espetáculo”, definiu o espetáculo como o(a)