A imagem abaixo mostra o lago formado após o abandono da área onde se fazia garimpo de ouro em Serra Pelada, no Pará. Observe-a e leia o texto a seguir.
Em dezembro de 1979, no interior do estado do Pará, um vaqueiro de uma fazenda encontrou a primeira pepita de ouro. Como a cidade era pequena, a notícia logo se espalhou.
Entre fevereiro e março de 1980, mais de 60 mil homens chegaram ao local, conhecido como Serra Pelada, e deu-se início a corrida pelo ouro, sem qualquer organização e preocupação com os riscos à saúde e ao ambiente, movidos apenas pela busca da riqueza. Os morros foram transformados em barrancos através da escavação para a retirada da pepita e, como estas eram raras, quem conseguisse maior quantidade ganhava mais. O garimpeiro ganhava muito pouco pela exploração, mesmo trabalhando dia e noite para obter poucos gramas de ouro.
Hoje, acredita-se que ainda existam pequenas jazidas de ouro em algumas regiões. Atualmente, a imensa cratera de Serra Pelada se transformou em um lago, com 200 m de profundidade, e nas suas margens formou-se uma favela com cerca de 1000 habitantes.
Disponível em: <http://web.ccead.puc-rio.br/condigital/mvsl/linha%20tempo/Ouro_Serra_Pelada/corrida_ouro.html>.
Acesso em: 20 jan. 2015. Adaptado.
Sobre a exploração de recursos minerais, podemos dizer que