No cálculo de o termo em que o grau de X é 21 vale:
Questões relacionadas
- Física | A. Grandezas, Potência e Energia Elétrica
Buscando conhecer as informações técnicas de um ferro elétrico para avaliar o consumo de energia, um estudante identifica algumas informações desse eletrodoméstico fornecidas pelo fabricante, como mostra a figura.
Sabe-se que esse aparelho é utilizado, em média, 30 minutos por dia, durante 30 dias.
GREF. Física 3: Eletromagnetismo. São Paulo: Edusp, 1993 (adaptado).
Qual é o valor mais próximo do consumo mensal de energia desse eletrodoméstico, em kWh?
- Biologia | 4.4 Núcleo Interfásico e Divisão Celular
(UEFS) A figura representa a constituição cromossômica de um indivíduo, destacando os cromossomos de origem materna e paterna e algumas das possíveis combinações cromossômicas presentes em espermatozoides que ele pode produzir.
A constituição cromossômica representada nesses espermatozoides decorre de um fenômeno característico da divisão celular, identificado como:
- Biologia | 13.3 Variações da Primeira Lei
(UEL) Numa granja, constatou-se que galinhas com penas rajadas, quando eram cruzadas entre si, produziam descendentes que apresentavam 1/3 de indivíduos com penas brancas e 2/3 de indivíduos com penas rajadas. Do cruzamento entre indivíduos de penas brancas originavamse sempre 100% de indivíduos brancos; e do cruzamento de rajados com brancos sempre se obtinham 50% de indivíduos com penas rajadas e 50% de indivíduos com penas brancas. Considere as seguintes afirmativas:
I. O gene que determina a cor rajada é dominante.
II. O gene A em homozigose é letal para os indivíduos.
III. O genótipo dos parentais rajados é: Aa.
Das afirmativas acima, é(são) verdadeira(s):
- Matemática | 14.1 Posição e Poliedros
Um gato subiu em uma escada de 12 m de comprimento que estava apoiada no piso e em uma parede, de tal forma que o ângulo de inclinação em relação ao piso é de 60º. Quando o gato chegou na metade da escada, ele parou e a mesma começou a escorregar no sentido das setas da figura a seguir.
Desprezando o tamanho do gato, se a escada deslizar até a horizontal e o gato permanecer imóvel, a trajetória que ele percorrerá está melhor representada por
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
(UDESC) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
“A unidade básica de resistência no sistema escravista, seu aspecto típico, foram as fugas. (...) Fugas individuais ocorrem em reação a maus tratos físicos ou morais, concretizados ou prometidos, por senhores ou prepostos mais violentos. Mas outras arbitrariedades, além da chibata, precisam ser computadas. Muitas fugas tinham por objetivo refazer laços afetivos rompidos pela venda de pais, esposas e filhos. (...) No Brasil, a condenação [da escravidão] só ganharia força na segunda metade do século, quando o país independente, fortemente penetrado por ideias e práticas liberais, se integra ao mercado internacional capitalista. (...) “Tirar cipó” – isto é, fugir para o mato – continuou durante muito tempo como sinônimo de evadir-se, como aparece no romance A carne, de Júlio Ribeiro. Mas as fugas, como tendência, não se dirigem mais simplesmente para fora, como antes; se voltam para dentro, isto é, para o interior da própria sociedade escravista, onde encontram, finalmente, a dimensão política de luta pela transformação do sistema. “O não quero dos cativos”, nesse momento, desempenha papel decisivo na liquidação do sistema, conforme analisou o abolicionista Rui Barbosa.”
REIS, João José. SILVA, Eduardo. Negociação e conflito: a resistência negra no Brasil escravista. São Paulo: Companhia das Letras, 1989, p. 62-66-71.
Analise as proposições em relação à escravidão e à abolição no Brasil.
I. O Brasil foi o último país independente do continente americano a abolir a escravidão, mantendo-a por praticamente todo o período imperial.
II. Milhões de pessoas foram trazidas de diferentes regiões africanas para o Brasil e escravizadas ao longo de mais de três séculos. Contudo, a mão de obra escrava, no Brasil, não foi exclusivamente africana.
III. A lei Eusébio de Queiróz, em 1850, cessou a compra e a venda de escravos no Brasil, e a pressão inglesa foi significativa para a promulgação desta lei.
IV. O fim da escravidão, no Brasil, se deu com a promulgação da Lei Áurea em 13 de maio de 1888, não tendo os escravos participado do processo de abolição.
V. Após a abolição, o estado brasileiro não ofereceu condições adequadas para que os ex-escravos se integrassem no mercado de trabalho assalariado, tendo a imigração europeia sido justificada, inclusive por teorias raciais.
Assinale a alternativa correta.