Simplificando a expressão , na qual x ≠ 3 e x ≠ –3, obtém-se:
Questões relacionadas
- Matemática | 14.2 Prisma
Observe o dado ilustrado abaixo, formado a partir de um cubo, e com suas seis faces numeradas de 1 a 6.
Esses números são representados por buracos deixados por semi-esferas idênticas retiradas de cada uma das faces. Todo o material retirado equivale a 4,2% do volume total do cubo.
Considerando Π = 3, a razão entre a medida da aresta do cubo e a do raio de uma das semi-esferas, expressas na mesma unidade, é igual a:
- História - Fundamental | 07. O trabalho na história
Veja o gráfico a seguir.
Fonte: IBGE
Disponível em: <http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2013/09/27/pnad-2012-analfabetismo-volta-a-crescer-e-trabalho-infantil-despenca-no-brasil.htm?mobile>. Acesso em: 17 out. 2013.
A) Qual a região do Brasil que apresenta o maior número de crianças em situação de trabalho infantil?
B) Qual a região do Brasil que apresenta o menor número de crianças em situação de trabalho infantil?
C) Quais os fatores que influenciaram a região Norte para que tenham o maior número de crianças trabalhando?
- Língua Portuguesa
Entre as situações linguísticas que o português já viveu em seu contato com outras línguas, cabe considerar uma situação que se realiza em nossos dias: 4aquela em que ele é uma língua de emigrantes. 9Para o leitor brasileiro, 18soará talvez estranho que falemos 5aqui do português como uma língua de EMIGRANTES, pois o Brasil foi antes de mais nada um país para 6o qual se dirigiam em massa, durante mais de dois séculos, pessoas nascidas em vários países europeus e asiáticos; assim, para a maioria dos brasileiros, a 19representação mais natural é a da convivência no Brasil com IMIGRANTES vindos de outros países. Sabemos, 10entretanto, que, nos últimos cem anos, muitos falantes do português foram buscar melhores condições de vida, 11partindo não só de Portugal para o Brasil, mas 12também desses dois países para a América do Norte 13e para vários países da Europa: em certo momento, na década de 1970, viviam na região parisiense mais de um milhão de portugueses – uma população superior 21à 7que tinha então a cidade de Lisboa. Do Brasil, têm 1__________ nas últimas décadas muitos jovens e trabalhadores, 20dirigindo-se aos quatro cantos do mundo.
A existência de comunidades de imigrantes é sempre uma situação delicada 22para os próprios imigrantes e 23para o país que os recebeu: 14normalmente, os imigrantes vão a países que têm interesse em 15usar sua força de trabalho, mas qualquer oscilação na economia faz 24com que os nativos 2__________ 8sua presença como indesejável; as diferenças na cultura e na fala podem alimentar preconceitos e desencadear problemas reais de diferentes ordens.
16Em geral, proteger a cultura e a língua do imigrante não 17é um objetivo prioritário dos países hospedeiros, mas no caso do português tem havido 3__________. Em certo momento, o português foi uma das línguas estrangeiras mais estudadas na França; e, em algumas cidades do Canadá e dos Estados Unidos, um mínimo de vida associativa tem garantido a sobrevivência de jornais editados em português, mantidos pelas próprias comunidades de origem portuguesa e brasileira.
Adaptado de: ILARI, Rodolfo; BASSO, Renato. O português como língua de emigrantes. In:___. O português da gente: a língua que estudamos a língua que falamos. São Paulo: Contexto, 2006. p. 42-43.
Assinale a alternativa em que se estabelece uma relação correta entre uma expressão e aquilo a que se refere:
- Arte | 4. Idade Média
Interior da catedral de Notre-Dame de Amiens. França.
Disponível em: https://www.cidadeecultura.com. Acesso em: 20 maio 2021.
Na Idade Média, há um retorno das funções religiosas da arte na cultura ocidental. Essa arte a serviço da Igreja Católica cria templos, imagens, músicas e esculturas que compõem o acervo da tão conhecida produção artística sacra, com suas regras, valores e exuberância.
A arte produzida no período medieval, de acordo com os cânones religiosos, tinha como um de seus objetivos
- Física | B. Vetorial
(UFG) A figura abaixo ilustra duas catracas fixas, cujos dentes têm o mesmo passo, da roda traseira de uma bicicleta de marchas que se desloca com velocidade constante, pela ação do ciclista.
Os dentes P e Q estão sempre alinhados e localizados a distâncias RP e RQ (RP > RQ) em relação ao eixo da roda.
As grandezas ω, v, α, e a, representam, respectivamente, a velocidade angular, a velocidade tangencial, a aceleração angular e a aceleração centrípeta. As duas grandezas físicas que variam linearmente com o raio e a razão de cada uma delas entre as posições Q e P são: