Leia os dados sobre a população da Ucrânia.
• Habitantes: 1992 – 52 milhões / 2012 – 45 milhões.
• Taxa de fecundidade: 1,46 filho por mulher.
• 6,5 milhões de ucranianos moram fora do país, o que equivale a 14,4% da população total.
• Entre 2005 e 2010, o número de mortes superou o de nascimento em 5,7%.
Organização Internacional para a Migração – 2011<www.cartacapital.com.br/internacional/um-pais-pode-morrer-9136.html>.
Com base nesses dados, podemos afirmar que o país apresenta:
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.05 Intertextualidade
Som de preto
O nosso som não tem idade, não tem raça
E não tem cor.
Mas a sociedade pra gente não dá valor.
Só querem nos criticar, pensam que somos animais.
Se existia o lado ruim, hoje não existe mais,
porque o ‘funkeiro’ de hoje em dia caiu na real.
Essa história de ‘porrada’, isto é coisa banal
Agora pare e pense, se liga na ‘responsa’:
Se ontem foi a tempestade, hoje virá a bonança.
É som de preto
De favelado
Mas quando toca ninguém fica parado
Música de Mc’sAmilcka e Chocolate. In: Dj Marlboro. Bem funk. Rio de Janeiro, 2001 (adaptado).
À medida que vem ganhando espaço na mídia, o funk carioca vem abandonando seu caráter local, associado às favelas e à criminalidade da cidade do Rio de Janeiro, tornando-se uma espécie de símbolo da marginalização das manifestações culturais das periferias em todo o Brasil. O verso que explicita essa marginalização é:
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Seis alunas receberam o teste de Matemática que haviam feito.
Leia atentamente as dicas a seguir e, sabendo que o valor do teste é 10 pontos, descubra quantos pontos cada aluna tirou.
- 1) Carla tirou total.
- 2) Roberta tirou a metade dos pontos de Carla.
- 3) Beatriz tirou 1 ponto a mais que Roberta.
- 4) Joana tirou a metade dos pontos de Beatriz.
- 5) Paula tirou o triplo dos pontos de Joana.
6) Flávia tirou 2 pontos a menos que Paula.
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
Imagine uma festa. São centenas de pessoas aparentemente viajadas, inteligentes, abertas a novas amizades. Você seleciona uma delas e começa um diálogo. Apesar do assunto envolvente, você olha para o lado, perde o foco e dá início a um novo bate-papo. Trinta segundos depois, outra pessoa desperta a sua atenção. Você repete a mesma ação. Lá pelas tantas você se dá conta de que não lembra o nome de nenhuma das pessoas com quem conversou. A internet é mais ou menos assim, repleta de coisas legais, informações relevantes. São janelas e mais janelas abertas.
Disponível em: http://revistagalileu.globo.com. Acesso em: 19 fev. 2013 (adaptado).
Refletindo sobre a correlação entre meios de comunicação e vida social, o texto associa a internet a um padrão de sociabilidade que se caracteriza pelo(a)
- Arte - Fundamental | 01.1. Artes visuais
Lygia Clark foi uma artista que sempre experimentou várias técnicas e novas maneiras de fazer arte. Ela gostava de descobrir novas formas e numa de suas experiências ela dependurou uma coisa qualquer em um cabide e desenhou os contornos daquela sombra projetada numa folha de papel branca. Ela sempre usava a cor preta ou cinza nesses desenhos de sombras. Vamos descobrir novas formas de fazer arte por meio da projeção de uma sombra? Pegue um cabide e pendure nele alguma coisa, pode amarrar a coisa com um barbante se não for maleável. Depois projete a sombra desse objeto numa parede, fixe antes uma folha de papel na parede e vá com um lápis contornando a sombra. Depois pinte de preto ou cinza para parecer uma sombra. As imagens criadas podem ser organizadas uma ao lado da outra formando um grande painel coletivo. Você vai se assombrar com o resultado!
- História | A. Grécia
(FUVEST 2007 1ª FASE) “Num processo em que era acusado e a multidão ateniense atuava como juiz, Demóstenes [orador político, 384-322 a.C.] jogou na cara do adversário [também um orador político] as seguintes críticas: ‘Sou melhor que Ésquines e mais bem nascido; não gostaria de dar a impressão de insultar a pobreza, mas devo dizer que meu quinhão foi, quando criança, frequentar boas escolas e ter bastante fortuna para que a necessidade não me obrigasse a trabalhos vergonhosos. Tu, Ésquines, foi teu destino, quando criança, varrer como um escravo a sala de aula onde teu pai lecionava’. Demóstenes ganhou triunfalmente o processo.”
Paul Veyne, História da Vida Privada, I, 1992.
A fala de Demóstenes expressa a