Leia os dados sobre a população da Ucrânia.
• Habitantes: 1992 – 52 milhões / 2012 – 45 milhões.
• Taxa de fecundidade: 1,46 filho por mulher.
• 6,5 milhões de ucranianos moram fora do país, o que equivale a 14,4% da população total.
• Entre 2005 e 2010, o número de mortes superou o de nascimento em 5,7%.
Organização Internacional para a Migração – 2011<www.cartacapital.com.br/internacional/um-pais-pode-morrer-9136.html>.
Com base nesses dados, podemos afirmar que o país apresenta:
Questões relacionadas
- Química | 2.3 Termoquímica
A água apresenta propriedades físico-químicas que a coloca em posição de destaque como substância essencial à vida. Dentre essas, destacam-se as propriedades térmicas biologicamente muito importantes, por exemplo, o elevado valor de calor latente de vaporização. Esse calor latente refere-se à quantidade de calor que deve ser adicionada a um líquido em seu ponto de ebulição, por unidade de massa, para convertê-lo em vapor na mesma temperatura, que no caso da água é igual a 540 calorias por grama.
A propriedade físico-química mencionada no texto confere à água a capacidade de:
- Língua Portuguesa | 1.10 Semântica
(FUVEST 2019 1ª FASE) Seria difícil encontrar hoje um crítico literário respeitável que gostasse de ser apanhado defendendo como uma ideia a velha antítese estilo e conteúdo. A esse respeito prevalece um religioso consenso. Todos estão prontos a reconhecer que estilo e conteúdo são indissolúveis, que o estilo fortemente individual de cada escritor importante é um elemento orgânico de sua obra e jamais algo meramente “decorativo”.
Na prática da crítica, entretanto, a velha antítese persiste praticamente inexpugnada.
Susan Sontag. “Do estilo”. Contra a interpretação.
Consideradas no contexto, as expressões “religioso consenso”, “orgânico” e “inexpugnada”, sublinhadas no texto, podem ser substituídas, sem alteração de sentido, respectivamente, por:
- Biologia | 05. Embriologia
(UEL) A figura a seguir representa um corte através da gástrula de um animal.
O orifício assinalado pela seta originará a boca
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Crônica
Texto jornalístico desenvolvido de forma livre e pessoal, a partir de fatos e acontecimentos da atualidade, com teor literário, político, esportivo, artístico, de amenidades etc. Segundo Muniz Sodré e Maria Helena Ferrari, a crônica é um meio-termo entre o jornalismo e a literatura: “do primeiro, aproveita o interesse pela atualidade informativa, da segunda imita o projeto de ultrapassar os simples fatos”. O ponto comum entre a crônica e a notícia ou a reportagem é que o cronista, assim como o repórter, não prescinde do acontecimento. Mas, ao contrário deste, ele “paira” sobre os fatos, “fazendo com que se destaque no texto o enfoque pessoal (onde entram juízos implícitos e explícitos) do autor”. Por outro lado, o editorial difere da crônica, pelo fato de que, nesta, o juízo de valor se confunde com os próprios fatos expostos, sem o dogmatismo do editorial, no qual a opinião do autor (representando a opinião da empresa jornalística) constitui o eixo do texto.
RABAÇA. C. A.; BARBOSA, G. Dicionário de comunicação. Rio de janeiro: Codecri, 1978.
Acima temos um verbete extraído do Dicionário da comunicação. De acordo com o verbete, o tema de uma crônica se baseia em
- Física | A. Grandezas, Potência e Energia Elétrica
(UNIME) A eletroterapia pode ser aplicada a uma grande variedade de tratamentos, utilizando diversos aparelhos elétricos. O desfibrilador é um dos mais conhecidos e é usado quando o coração fibrila ou sofre uma parada, tendo por objetivo fazer com que os sinais elétricos do coração voltem a pulsar corretamente. Na prática, um choque da ordem de 5,0kV, aplicado a eletrodos fixos na superfície da pele do tórax do paciente que dure 5,0ms com uma energia de 360,0J é suficiente para que o coração retorne ao batimento normal.
Nessas condições, a intensidade da corrente que percorre o tórax do paciente, em A, é igual a