A massa da Terra é aproximadamente igual a 5,9 . 10 24 kg e a massa do átomo de carbono é aproximadamente igual a 1,7 . 10 –24 g. O número de vezes que a massa da Terra é maior que a massa do átomo de carbono é
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 06. Artes Visuais: Renascimento
Observe a pintura do pintor impressionista Claude Monet.
Como é possível relacionar a pintura impressionista e a obra de Monet com a cor e com a luz?
- Inglês - Fundamental | 03. Colors
Script lido pelo professor:
Color the eyes yellow, the nose purple, the mouth pink and the ears brown
- Biologia | 10.1 Características Gerais, Poríferos e Cnidários
(UFSJ) Os peixes cartilaginosos e os peixes ósseos surgiram no planeta no mesmo período, no Siluriano (438 a 408 milhões de anos atrás), tendo ambos sido derivados de um mesmo grupo, os placodermes. Os peixes ósseos que teriam surgido na água doce trocavam os gases provavelmente pelas brânquias e também por uma bolsa ligada à faringe, o pulmão. No período Devoniano (400 milhões de anos atrás), os peixes ósseos já tinham se diversificado em duas linhagens: os actinopterígios e os sarcopterígios. Os peixes actinopterígios são os peixes mais comuns e apresentam as nadadeiras raiadas. Nesse grupo, a bolsa ligada à faringe foi modificada em bexiga natatória, auxiliando a flutuação dos animais. Da linhagem dos sarcopterígios, peixes com as nadadeiras carnosas, é que possivelmente surgiu a linhagem dos tetrápodes (anfíbios, répteis, aves e mamíferos). Dentre os sarcopterígios atuais, os dipnoicos ou peixes pulmonados, como a piramboia, utilizam o pulmão para auxiliar no processo de troca gasosa.
Considerando as informações do texto acima, assinale a alternativa CORRETA em relação aos processos evolutivos dos peixes.
- Língua Portuguesa | 1.10 Semântica
(UFRGS) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
O que havia de tão revolucionário na Revolução Francesa? Soberania popular, liberdade civil, igualdade perante a lei – 1as palavras hoje são ditas com tanta facilidade que somos incapazes de imaginar seu caráter explosivo em 1789. Para os franceses do Antigo Regime, 6os homens eram 8desiguais, e a desigualdade era uma boa coisa, adequada à ordem hierárquica que 2fora posta na natureza pela própria obra de Deus. A liberdade significava privilégio – isto é, literalmente, 12“lei privada”, uma prerrogativa 13especial para fazer algo negado a outras pessoas. O rei, como fonte de toda a lei, distribuía privilégios, 3pois havia sido 19ungido como 16o agente de Deus na terra.
Durante todo 17o século XVIII, os filósofos do Iluminismo questionaram esses 9pressupostos, e os panfletistas profissionais conseguiram 14empanar 20a aura sagrada da coroa. Contudo, a desmontagem do quadro mental do Antigo Regime demandou violência iconoclasta, destruidora do mundo, revolucionária.
7Seria ótimo se pudéssemos associar 18a Revolução exclusivamente à Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, mas ela nasceu na violência e imprimiu seus princípios em um mundo violento. Os conquistadores da Bastilha 24não se limitaram a destruir 21um símbolo do despotismo real. 4Entre eles, 150 foram mortos ou feridos no assalto à prisão e, quando os sobreviventes apanharam o diretor, cortaram sua cabeça e desfilaram-na por 25Paris 22na ponta de uma lança.
Como podemos captar esses momentos de loucura, quando tudo parecia possível e o mundo se afigurava como uma tábula rasa, apagada por uma onda de comoção popular e pronta para ser redesenhada? Parece incrível que um povo inteiro fosse capaz de se levantar e transformar as condições da vida cotidiana. Duzentos anos de experiências com admiráveis mundos 26novos tornaram-nos 15céticos quanto ao 10planejamento social. 27Retrospectivamente, a Revolução pode parecer um 23prelúdio ao 11totalitarismo.
Pode ser. Mas um excesso de visão 28histórica retrospectiva pode distorcer o panorama de 1789. Os revolucionários franceses não eram nossos contemporâneos. E eram um conjunto de pessoas não excepcionais em circunstâncias excepcionais. Quando as coisas se 29desintegraram, eles reagiram a uma necessidade imperiosa de dar-lhes sentido, ordenando a sociedade segundo novos princípios. Esses princípios ainda permanecem como uma denúncia da tirania e da injustiça. 5Afinal, em que estava empenhada a Revolução Francesa? Liberdade, igualdade, fraternidade.
Adaptado de: DARNTON, Robert. O beijo de Lamourette. In: ____.
O beijo de Lamourette: mídia, cultura e revolução. São Paulo: Cia. das Letras, 2010. p. 30-39.
Assinale a alternativa que apresenta sinônimos para as palavras especial (ref. 13), empanar (ref. 14) e céticos (ref. 15), no contexto em que ocorrem.
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Foram realizados dois experimentos:
1º experimento – Em um copo com cerca de 200 mL de água, foi adicionada duas colheres de cloreto de sódio (NaCℓ), o sal de cozinha.
2º experimento – Em um copo com cerca de 200 mL de água, foi adicionada uma pequena colher de açúcar.
Assinale a alternativa que indica o solvente de cada experimento.