Todos nós já realizamos algum tipo de trabalho físico que poderíamos classificar como extremamente "difícil". Por exemplo: subir vários lances de escadas, correr uma quadra para pegar ônibus, levantar caixas pesadas ou escalar uma montanha íngreme.
A intensidade e a duração do trabalho são fatores que determinam a dificuldade de execução da tarefa e também o gasto de energia.
Disponível em: http://goo.gl/A7Gfms. Acesso em: 17 abr. 2014.
Uma pessoa que precisa perder peso terá um resultado mais efetivo caso mantenha uma dieta balanceada realizando diariamente o percurso de
Questões relacionadas
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
(ENEM 2013 2ª APLICAÇÃO) A fabricação de cerveja envolve a atuação de enzimas amilases sobre as moléculas de amido da cevada. Sob temperatura de cerca de 65 °C, ocorre a conversão do amido em maltose e glicose. O caldo obtido (mosto) é fervido para a inativação das enzimas. Após o resfriamento e a filtração, são adicionados o lúpulo e a levedura para que ocorra a fermentação. A cerveja sofre maturação de 4 a 40 dias, para ser engarrafada e pasteurizada.
PANEK, A. D. Ciência Hoje, São Paulo, v. 47, n. 279, mar. 2011 (adaptado).
Dentre as etapas descritas, a atividade biológica no processo ocorre durante o(a)
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.01 Texto narrativo
Brincadeiras da infância
Se você tem certa idade
Então deve se lembrar
De quando era criança
Gostava de brincar
Não existia violência
Nem risco de machucar
[...]
Brincar de pular corda
Era para turma animada
Eles de Rouba-Bandeira
As meninas na Queimada
[...]
Brincar de fazer cabana
Tico Tim Queimado, Bambolê
Três Marias, Cabra-Cega
Atualmente a gente não vê
Mãe da Rua foi esquecida
Ninguém sabe por quê
[...]
Hoje não tem rua de terra
No asfalto é perigoso brincar
Os veículos trafegam velozes
Com perigo de acidentar
[...]
Mas tem uma explicação
Talvez seja esta a questão
A violência tomou conta
De fora do nosso portão
Brincar no computador
É a melhor a solução.
Renato Coutinho. Brincadeiras de infância.
2010. Disponível em: <http://so-cordel.
blogspot.com.br/2010/11/brincadeiras-da-
-infancia.html>. Acesso em: 5 maio 2016.
No texto, o autor cita várias brincadeiras. Pinte os nomes delas. Depois, faça uma lista em ordem alfabética das brincadeiras citadas nesses versos do cordel Brincadeiras de infância.
Agora, forme uma frase com o nome de uma dessas brincadeiras.
- Arte - Fundamental | 01.1. Desenho livre
Desenhando os números
Materiais:
- Papéis coloridos para recortar;
- Papéis brancos;
- Lápis de cor e canetinha.
Atividade:
1 - Cada aluno deve recortar e colar na folha branca os números de 0 a 9. A seguir há um modelo disponível para molde. É muito importante deixar espaços entre os números.
2 - Agora, oriente os alunos a fazer um desenho a partir da forma de cada número. Observe alguns exemplos:
Disponível em: <http://4.bp.blogspot.com/-fBvz_Kj2YNE/TsDyooBOMgI/AAAAAAAAGdI/aS94IpBAa_E/s1600/numero3.jpg>. Acesso em: 30 out. 2014.
Disponível em: <https://www.ufmg.br/online/arquivos/anexos/Desenho_numeros_2.JPG>. Acesso em: 30 out. 2014.
Disponível em: <http://thumbs.dreamstime.com/z/teste-padr%C3%A3o-sem-emenda-de-n%C3%BAmeros-dos-desenhos-animados-36191524.jpg>. Acesso em: 30 out. 2014.
3 - Façam uma exposição com os trabalhos e também um debate sobre a experiência.
- Matemática | 3.1 Introdução
Um semáforo é composto, geralmente, de três círculos de luzes coloridas (vermelho, amarelo e verde). A cor vermelha indica que o veículo deve estar parado e permanecer assim até que a cor verde volte a acender.
O gráfico apresenta a variação de velocidade de um carro ao longo de um percurso de 15 minutos de duração, da residência de uma pessoa até seu local de trabalho. Durante esse percurso, o carro parou somente nos semáforos existentes ao longo de seu trajeto.
Em quantos semáforos ele parou?
- Química | 2.4 Cinética Química
A utilização de sabões para limpeza data de mais de 4000 anos. Os sabões são constituídos de moléculas anfifílicas, que contêm uma porção hidrofóbica e uma hidrofílica, e consequentemente atuam como tensoativos. Além da ação física do sabão no processo de remoção de sujeiras, há também a ação química, em que ocorre reação entre as moléculas anfifílicas e a sujeira, principalmente gorduras. Mesmo sem conhecimento científico, muitas pessoas constatam que a lavagem com sabão utilizando água quente é mais eficiente que com água fria. Com relação à ação dos sabões, considere as seguintes afirmativas:
1. A velocidade de remoção de sujeiras (à base de gorduras) de uma roupa é aumentada em altas temperaturas, pois nessa condição há maior frequência de choques entre as moléculas.
2. O processo de solubilização da sujeira envolve interação entre a parte hidrofóbica do tensoativo e a gordura, deixando a parte hidrofílica exposta na superfície que interage com o solvente.
3. A maior eficiência de lavagem em temperaturas mais altas implica que a reação entre o tensoativo e a sujeira é um processo endotérmico.
4. Em temperaturas superiores à temperatura de fusão de gorduras da sujeira, a velocidade de remoção é aumentada, em função da maior superfície de contato.
Assinale a alternativa correta.