Para resolver as questões 39 e 40, analise a imagem a seguir da coroação de Henrique IV, em 1399.
Disponível em: <http://br.monografias.com/trabalhos913/metamorfose-dinastia-avis/metamorfose-dinastia-avis2.shtml>. Acesso em: 21 set. 2012.
Associe a imagem às ideias de Jacques Bossuet, teórico do absolutismo que elaborou a Teoria do Direito Divino dos Reis.
Questões relacionadas
- Física | 3.2 Dilatação
(IFSUL) Um aparelho eletrônico mal desenhado tem dois parafusos presos a partes diferentes que quase se tocam em seu interior, como mostra a figura abaixo.
Os parafusos de aço e latão têm potenciais elétricos diferentes e, caso se toquem, haverá um curto-circuito, danificando o aparelho. O intervalo inicial entre as pontas dos parafusos é de 5 mm a 27 oC Suponha que a distância entre as paredes do aparelho não seja afetada pela mudança na temperatura. Considere, para a resolução, os seguintes dados: alatão = 19.10-6 oC-1; aaço = 11.10-6 oC-1
Nessas condições, a temperatura em que os parafusos se tocarão é de
- Física | 3.5 Gases
(PUC-SP) Uma determinada massa de gás perfeito está contida em um recipiente de capacidade 10,0 litros, sob pressão de 3,5 e temperatura inicial de 25,0°C Após sofrer uma transformação isocórica, sua pressão aumenta para 7,0 atm.
Determine a variação de temperatura da massa de gás, nas escalas Celsius e Fahrenheit, respectivamente, devido a essa transformação.
- Química | 2.2 Propriedades Coligativas
As propriedades físicas dos líquidos podem ser comparadas a partir de um gráfico de pressão de vapor em função da temperatura, como mostrado no gráfico hipotético a seguir para as substâncias A, B, C e D.
Segundo o gráfico, o líquido mais volátil será a substância
- Matemática | 14.1 Posição e Poliedros
A Figura 1 apresenta uma casa e a planta do seu telhado, em que as setas indicam o sentido do escoamento da água de chuva. Um pedreiro precisa fazer a planta do escoamento da água de chuva de um telhado que tem três caídas de água, como apresentado na Figura 2.
A figura que representa a planta do telhado da Figura 2 com o escoamento da água de chuva que o pedreiro precisa fazer é
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Mediante as claras intenções de Dom Pedro, as Cortes exigiram que o príncipe retornasse para Portugal e entregasse o Brasil ao controle de uma junta administrativa formada pelas Cortes. A ameaça vinda de Portugal despertou a elite econômica brasileira para o risco que as benesses econômicas conquistadas ao longo do período joanino corriam. Dessa maneira, grandes fazendeiros e comerciantes passaram a defender a ascensão política de Dom Pedro I à líder da independência brasileira.
Disponível em: <http://www.brasilescola.com/historiab/independencia-brasil.htm>. Acesso em: 19 maio 2014.
O apoio da elite econômica brasileira a D. Pedro estava associado à