Examine o mapa atentamente.
Fonte: Disponível em: www.auladehistoria.net> Acesso em: 31 jul 2013.
A) Explique o significado de ordem bipolar.
B) Ao longo de mais de quarenta anos de existência, a ordem bipolar foi marcada por períodos de tensões e período de distensão. Caracterize esses dois períodos.
Questões relacionadas
- História | 6.01 Revolução Francesa
Atualmente, a noção de que o bandido não está protegido pela lei tende a ser aceita pelo senso comum. Urge mobilizar todas as forças da sociedade para reverter essa noção letal para o Estado Democrático de Direito, pois, como dizia o grande Rui Barbosa, “A lei que não protege o meu inimigo, não me serve”.
SAMPAIO, P. A. Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos.
In.: Os Direitos Humanos desafiando o século XXI. Brasília: OAB;
Conselho Federal; Comissão Nacional de Direitos Humanos, 2010.
No texto, o autor estabelece uma relação entre democracia e direito que remete a um dos mais valiosos princípios da Revolução Francesa: a lei deve ser igual para todos. A inobservância desse princípio é uma ameaça à democracia, porque
- História | 6.03 Revolução Industrial
(IFSP) Observe a imagem a seguir, que apresenta uma das formas de luta e resistência dos trabalhadores europeus contra a profunda exploração que sofriam nas primeiras etapas da Revolução Industrial.
Analisando a imagem, é correto afirmar que a estratégia de luta apresentada é o:
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Enunciado:
a) Observe como Ângela calculou o resultado de 15-7 e complete.
Agora, vamos calcular 15 – 7, usando a reta numerada.
Começando do número 15, contamos 7 unidades no sentido contrário ao indicado pela seta da reta numerada.
b) Observe a reta e complete a frase.
Chegamos ao número ________, que é o resultado de _______ - ________.
c) Observe, agora, o movimento do peão no tabuleiro e complete o texto.
O peão saiu da casa de número ______, voltou ______ casas e chegou à casa de número ______.
Essa situação pode ser representada pela subtração ______ - ______ = ______
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o fragmento de um texto e responda à questão. Escola moderna: três questões cruciais em debate 2 – Livros [...] ou tablets? A revolução digital representa uma ameaça adicional ao antigo livro impresso, disponibilizando conteúdos da internet, por meio de computadores, nas salas de aula – em países “conectados”, claro. [...] Um estudo feito [...] indica que países com bom desempenho em testes internacionais tendem a insistir no uso de livros escolares como base para o ensino. [...] Entretanto, a frente “antilivro” responde que ele gera pressão econômica adicional sobre os pais em escolas onde livros não são oferecidos gratuitamente. Além disso, eles são produzidos “em massa”, sem levar em conta necessidades diferenciadas de crianças em salas de aula diversas. Além disso, argumenta esse grupo, o livro escolar não tem como competir com tablets e tecnologias do tipo quando se trata de permitir o acesso aos conteúdos atualizados [...] Disponível em: www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/09/150825_escola_moderna_debate_mv.
Acesso em: 10 abr. 2019. (Adaptado.)
Analise o título e o subtítulo e assinale o tema do texto.
- Física | C. Indução Eletromagnética
O manual de funcionamento de um captador de guitarra elétrica apresenta o seguinte texto:
Esse captador comum consiste de uma bobina, fios condutores enrolados em torno de um ímã permanente. O campo magnético do ímã induz o ordenamento dos polos magnéticos na corda da guitarra, que está próxima a ele. Assim, quando a corda é tocada, as oscilações produzem variações, com o mesmo padrão, no fluxo magnético que atravessa a bobina. Isso induz uma corrente elétrica na bobina, que é transmitida até o amplificador e, daí, para o alto-falante.
Um guitarrista trocou as cordas originais de sua guitarra, que eram feitas de aço, por outras feitas de náilon. Com o uso dessas cordas, o amplificador ligado ao instrumento não emitia mais som, porque a corda de náilon: