Texto base:
Enunciado:
A charge inglesa de 1776, de autor desconhecido, é intitulada de “o ganso dos ovos de ouro”. A imagem apresenta uma crítica entre a relação da Inglaterra e as Treze Colônias, que são representadas por meio da figura do ganso.
Explique a ideia da charge de representar ingleses matando “o ganso dos ovos de ouro”.
Questões relacionadas
- Matemática | 07. Sistemas Lineares
(IFAL) Resolvendo o sistema abaixo, encontramos os valores para x e y tais que o produto x.y é igual a:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Observe a imagem e escreva um parágrafo, refletindo sobre o problema tratado e como você pode contribuir para que isto não aconteça.
- Física | 2.2 Dinâmica
(UEFS) O conceito de força, embora algo intuitivo, pode ser baseado nos efeitos causados por ela, tais como a aceleração e a deformação. Na figura, os corpos apresentam massas iguais a mA= 2kg, mB= 3kg e mc=5kg e o coeficiente de atrito entre a superfície de apoio e os blocos A e B é igual a 0,2.
Nessas condições, é correto afirmar que a intensidade da força de tração entre os blocos A e B em N é igual a:
- Geografia | 6.1 Agricultura
Sabe-se o que era a mata do Nordeste, antes da monocultura da cana: um arvoredo tanto e tamanho e tão basto e de tantas prumagens que não podia homem dar conta. O canavial desvirginou todo esse mato grosso do modo mais cru: pela queimada. A fogo é que foram se abrindo no mato virgem os claros por onde se estendeu o canavial civilizador, mas ao mesmo tempo devastador.
FREYRE, G. Nordeste. São Paulo: Global, 2004 (adaptado).
Analisando os desdobramentos da atividade canavieira sobre o meio físico, o autor salienta um paradoxo, caracterizado pelo(a)
- Filosofia | 5.1 Filosofia no Século XIX
Vi os homens sumirem-se numa grande tristeza. Os melhores cansaram-se das suas obras. Proclamou-se uma doutrina e com ela circulou uma crença: Tudo é oco, tudo é igual, tudo passou! O nosso trabalho foi inútil; o nosso vinho tornou-se veneno; o mau olhado amareleceu-nos os campos e os corações. Secamos de todo, e se caísse fogo em cima de nós, as nossas cinzas voariam em pó. Sim; cansamos o próprio fogo. Todas as fontes secaram para nós, e o mar retirou-se. Todos os solos se querem abrir, mas os abismos não nos querem tragar!
NIETZSCHE. F. Assim falou Zaratustra. Rio de Janeiro: Ediouro,1977.
O texto exprime uma construção alegórica, que traduz um entendimento da doutrina niilista, uma vez que