O BRASIL ENTRE DUAS DITADURAS
Capa da Revista Careta. Outubro de 1950. n 2208.
Acervo da Biblioteca Nacional. Disponível em:< http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_periodicos/careta/careta_anos.htm>. Acesso em: 20 jul. 2013
O período entre 1945-1964 foi um tempo de disputas e enfrentamentos, em várias esferas da vida pública, entre grupos políticos com propostas e ideologias divergentes. Assim, alguns historiadores atribuem um sentido democrático ao período.
A capa da Revista Careta ilustra a experiência democrática vivida no Brasil, devido
Questões relacionadas
- Língua Espanhola | 1.6 Interpretação de Imagem
MURIG. Disponível em: https://murigcolectivafeminista.wordpress.com. Acesso em: 26 out. 2021 (adaptado).
No texto, as palavras “crianza” e “tribu” são usadas para
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Leia o texto a seguir. Os últimos anos da União Soviética foram uma catástrofe em câmera lenta. A queda dos satélites europeus em 1989 e a relutante aceitação por Moscou da reunificação alemã demonstraram o colapso da União Soviética como potência internacional, mais ainda como superpotência. [...] Em termos internacionais a URSS era como um país abrangentemente derrotado, como após uma grande guerra – só que sem guerra. [...] a desintegração da União não se deveu a forças nacionalistas. Deveu-se essencialmente à desintegração da autoridade central, que obrigou região ou subunidade do país a cuidar de si mesma e, não menos, a salvar o que pudesse das ruínas de uma economia que escorregava para o caos. A fome e a escassez então por trás de tudo o que aconteceu nos últimos dois anos da URSS. HOBSBAWN, Eric. Era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). São Paulo: Companhia das Letras, 1995 .p.476. (Fragmento)
Enunciado:
Analise o processo histórico que culminou no colapso da União Soviética, considerando a seguinte idéia defendida pelo historiador Eric Hobsbawn: “Os últimos anos da União Soviética foram uma catástrofe em câmera lenta”.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee este trecho del e-mail que recibiste de tu amigo sobre la fiesta de cumpleaños:
Tengo una duda terrible… Todos los años invito a mis compañeros de la empresa, pero no quiero invitar a mis compañeros de la empresa. ¿Qué hago? ¿Invito a mis compañeros de la empresa? Además, el año pasado no llamé a mi tía Carmen y tengo que llamar a mi tía Carmen. Pero perdí la dirección de la tía Carmen. ¿Qué hago? ¡Mi prima está con un novio que es un pesado! ¿Qué hago? ¿Invito al novio de mi prima o ni llamo al novio de mi prima?
Enunciado:
Haynmuchas repeticiones, ¿verdad? Rescribe el texto evitando las repeticiones. Usa los pronombres complemento y/o los posesivos.
- Física | 5.5 Ondas Eletromagnéticas
(UEG) Todos os métodos de diagnose médica que usam ondas ultrassônicas se baseiam na reflexão do ultrassom nas interfaces (superfícies de separação entre dois meios) ou no efeito Doppler produzido pelos movimentos dentro do corpo. A informação diagnóstica sobre a profundidade das estruturas no corpo pode ser obtida enviando um pulso de ultrassom através do corpo e medindo-se o intervalo de tempo entre o instante de emissão do pulso e o de recepção do eco. Uma das aplicações do efeito Doppler é examinar o movimento das paredes do coração, principalmente dos fetos. Para isso, ondas ultrassônicas de comprimentos de onda de 0,3 mm são emitidas na direção do movimento da parede cardíaca. Como boa aproximação, a velocidade do ultrassom no corpo humano vale 1500 m/s.
Num exame oftalmológico, detectou-se um eco proveniente de um elemento estranho no humor vítreo. O intervalo de tempo entre o pulso emitido e o eco recebido foi de 0,01 ms. A que distância da córnea se localiza o corpo estranho?
- Sociologia | 3. Trabalho e Produção
Este modo de produção teve como uma de suas características comuns a apropriação do excedente econômico através de tributos. Ele foi especialmente vigente nas grandes civilizações hidrográficas, onde havia a necessidade de uma burocracia governamental capaz de regular a utilização das águas do rio. As populações sedentárias assim organizadas subordinavam-se à classe-Estado de maneira permanente e estável. A propriedade era de uso comunitário, mas a classe-Estado se apropriava do excedente produzido por meio da tributação.
BRESSER-PERERIRA, Luiz Carlos. Notas introdutórias ao modo tecnoburocrático ou estatal de produção. Estudos Cebrap.
Disponível em:https://bresserpereira.org.brAcesso em 16 ago. 2019.(adaptado)
Com base nos estudos sociológicos clássicos, o texto conceitua o modo de produção