Não constituem células, tecidos ou órgãos hematopoiéticos, em qualquer fase do ciclo da vida humana:
Questões relacionadas
- Geografia | 2. Cartografia
O Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia ensina indígenas, quilombolas e outros grupos tradicionais a empregar o GPS e técnicas modernas de georreferenciamento para produzir mapas artesanais, mas bastante precisos, de suas próprias terras.
LOPES, R. J. O novo mapa da floresta. Folha de S. Paulo, 7 maio 2011 (adaptado)
A existência de um projeto como o apresentado no texto indica a importância da cartografia como elemento promotor da
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
A inspiração cênica de Histórias do Sr. Ninguém se dá no teatro oriental, que serviu como fonte de pesquisa para a construção do próprio pensamento brechtiano, no qual se incluem procedimentos que visam à evidenciação do artifício e do caráter de jogo teatral, de rompimento com a representação, do distanciamento no trabalho do ator, o rompimento da “quarta parede”, etc. Essas referências são explícitas no espetáculo e, mais do que exemplificar os princípios teatrais de Brecht, elas se transformam no alimento do próprio jogo. A inspiração oriental – e o jogo a ser realizado com ela – se apresenta ao espectador já no prólogo do espetáculo, em que o palco é tomado por figuras de faces e corpos brancos – assim como no teatrão tradicional japonês e no butoh; e remete também a algumas formas de mímica corporal – e se comunicam em uma língua irreconhecível, porém de fortes traços orientais – certo acento japonês, que bem poderia ser chinês! – assim como suas posturas corporais ou o ato de retirar os sapatos.
À medida que as cenas se desenvolvem, percebemos palavras em indiano, em japonês, em chinês, ampliando essa noção de oriental e embaralhando as referências.
Disponível em: https://www.horizontedacena.com/micro-fabulas- filosoficas-ou-o-velho-sabio-chines-ou-seria-japones-indiano/
Diferentes gêneros textuais se organizam em função de diferentes objetivos. As informações presentes na apresentação de “Histórias do Sr. Ninguém” evidenciam a intenção de
- História - Fundamental | 01. Os Estados Europeus e o Absolutismo Monárquico
Leia o texto abaixo.
Ler imagens não é tão fácil quanto parece, pelo menos quando a distância cultural entre o autor e o espectador é tão grande quanto a que nos separa do século XVII. Para transpor esse hiato a prudência exige, pelo menos, que se dê considerável atenção a descrições dessas imagens feitas na época de sua produção. Algumas delas podem ser encontradas em guias de Versailles daquele tempo, que, como as inscrições nos monumentos e medalhas, eram feitos para moldar as percepções dos espectadores. […]
Quanto à função da imagem, ela não visava, de modo geral, fornecer uma cópia reconhecível dos traços do rei ou uma descrição sóbria de suas ações. Ao contrário, a finalidade era…
BUKER, Peter. A fabricação do rei: a construção da imagem pública de Luís XIV. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 2009. p. 30-31.
Vocabulário:
Hiato – intervalo.
Complete a ideia do fragmento, assinalando a alternativa que explica a finalidade das diversas imagens de Luís XIV.
“Quanto à função da imagem, ela não visava, de modo geral, fornecer uma cópia reconhecível dos traços do rei ou uma descrição sóbria de suas ações. Ao contrário, a finalidade era…”
- Física
Para responder à questão, considere a figura abaixo, que representa as linhas de força do campo elétrico gerado por duas cargas puntuais QA e QB..
A soma QA e QB é necessariamente um número
- Geografia - Fundamental | 2.05 Organismos Internacionais: ONU, OMC, FMI
A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) informou que a fome na América Latina aumentou quase 20% entre 2009 e 2011, por causa da crise econômica mundial. Segundo ela, a desnutrição na América Latina atingia 52 milhões de pessoas em 1997, havia caído para 45 milhões em 2006, mas voltou a subir e chegou a 54 milhões de pessoas em 2011.
Sobre a crise alimentar na América Latina, pode-se afirmar: