Nos anos de 1980, a televisão populariza-se no Brasil e transforma-se em um dos meios de comunicação de massa mais influentes na vida do brasileiro.
Analise a tirinha da personagem Mafalda do cartunista Quino.
LAVADO, Joaquim Salvador (Quino). Mafalda 6. Disponível em: <http://tirasdemafalda.tumblr.com> Acesso em 22 jul. 2013.
A televisão, na crítica de Quino,
Questões relacionadas
- Química | 3.2 Hidrocarbonetos
(IFSUL) A molécula abaixo representa o β-caroteno, uma substancia encontrada na cenoura, que é precursora da vitamina A.
- História | 3.4 Ditadura Militar
(UECE) Analise os itens a seguir, considerando as características do período brasileiro de exceção política iniciado em 1964:
I. práticas políticas repressivas;
II. reações dos movimentos de esquerda;
III. crises econômicas;
IV. massiva propaganda política do governo;
V. eleições diretas para os cargos eletivos.
Pode-se afirmar corretamente que correspondem às características do período brasileiro de exceção política iniciado em 1964 somente os itens:
- Matemática | 1.09 Radiciação
Embora o Índice de Massa Corporal (IMC) seja amplamente utilizado, existem ainda inúmeras restrições teóricas ao uso e às faixas de normalidade preconizadas. O Recíproco do Índice Ponderal (RIP), de acordo com o modelo alométrico, possui uma melhor fundamentação matemática, já que a massa é uma variável de dimensões cúbicas e a altura, uma variável de dimensões lineares. As fórmulas que determinam esses índices são:
ARAUJO, C. G. S.; RICARDO, D. R. Índice de Massa Corporal: Um Questionamento Científico Baseado em Evidências.
Arq. Bras. Cardiologia, volume 79, no 1, 2002 (adaptado).
Se uma menina, com 64 kg de massa, apresenta IMC igual a 25 kg/m2, então ela possui RIP igual a:
- Língua Portuguesa | 1.3 Intenção do Texto
Disponível em: https://www.sbd.org.br. Acesso em: 12 mar. 2022.
Um texto produzido por um órgão oficial pode fazer uso de variações linguísticas para que se alcance a finalidade pretendida. Na campanha do governo, cujo objetivo se concentra na desconstrução do preconceito sobre a hanseníase, o emprego de expressão coloquial tem a intenção de
- Arte - Fundamental | 05. Processo de Criação
Divida a sala em grupos de cinco alunos. Cada grupo deverá montar um pequeno filme com as câmeras digitais. Os filmes não serão feitos com personagens reais, mas com sombras.
Para construir os personagens eles podem utilizar as mãos (cujos movimentos vão ter menos controle) ou papéis recortados afixados em palitos de picolés (que terão controle, mas menos possibilidade de mudança). Podem também misturar as duas coisas.
Algumas informações serão muito importantes:
- A história deve ter início, meio e fim.
- Podem escolher uma música de fundo, mas não pode ter falas.
- Façam experiências afastando e aproximando a lanterna e afastando e aproximando a mão ou os papéis. Eles poderão criar efeitos a partir dessas experiências.
As apresentações devem ser feitas através do computador, projetando os curtas-metragens.
Registre o processo.