Lee esta leyenda brasileña y a continuación contesta las preguntas de 31 a 34.
El Cururpira
El folclore brasileño es muy rico y tiene personajes legendarios. Curupira es uno de los principales. Según la leyenda, contada, principalmente en el interior de Brasil, el Curupira habita los bosques brasileños. Es descrito como un niño de poca estatura, con pelo rojo (color del fuego) y sus pies están vueltos hacia atrás.
La función del Curupira es proteger a los árboles, las plantas y los animales de las florestas. Sus principales víctimas son los cazadores, los leñadores y las personas que destruyen los bosques.
Difícilmente los cazadores lo encuentran, porque sus pies vueltos hacia atrás sirven para despistar los perseguidores, dejando pistas falsas por la floresta.
Disponible : http://www.relatame.com/?pag=verCapitulo&id=1&relato=1192. Acceso en 18 oct. 2011.
¿Qué cosas importantes el Curupira hace?
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- Biologia | 13.2 Primeira Lei de Mendel
(Unit) A publicação do artigo de Mendel, em 1866, representou uma nova oportunidade para que seu trabalho fosse reconhecido, já que as notícias de sua palestra não haviam ultrapassado os limites da cidade. [...] Uma separata foi encontrada no escritório de Charles Darwin, de modo que Mendel também deve ter enviado um exemplar ao pai da teoria da evolução. Na verdade, o próprio Darwin havia observado [em seus experimentos] a proporção de 3 para 1 discutida por Mendel, embora não tivesse a menor ideia do seu significado. Em 1868, apenas um ano depois de receber a separata do artigo de Mendel, Darwin publicou um artigo em que mencionava a “prepotência” de uma característica hereditária. (HENIG, 2001. p. 130-131).
A “proporção de 3 para 1” e a “prepotência” mencionados no texto acima são termos que podem ser associados aos experimentos realizados por Mendel como referência, respectivamente, à
- História - Fundamental | 08. Colonização Portuguesa na América
Texto base: Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000000803/0000018786.jpg. Acesso em: 23 jun. 2016.
Enunciado:
Debret, em sua obra, Retrato do Brasil, apresentou características da estrutura da sociedade colonial:
- Geografia - Fundamental | 2.03 Atuação das ONGs Internacionais
Leia as informações e analise a imagem a seguir.
A ONG Free The Slaves (FTS) mostra que o uso de artes visuais vem auxiliando uma série de organizações de combate ao trabalho escravo no mundo inteiro. Entre alguns exemplos, a FTS cita o caso da Comissão Pastoral da Terra (CPT), no Brasil, que faz o uso de gravuras ou histórias em quadrinhos para mostrar aos trabalhadores rurais o processo de aliciamento do trabalho escravo.
Gravura usada pela CPT destaca 'gato' (animal da figura), responsável pelo aliciamento de pessoas.
Disponível em: < http://reporterbrasil.org.br/blogdaredacao/?p=1142. Acesso em: 12 set. 2012.
As informações e a imagem retratam o trabalho
- Física | 3.3 Calorimetria e Mudança de Fase
(IFSUL) Uma das substâncias mais importantes para os seres vivos, a água, está causando preocupação, pois está ameaçada de diminuição na natureza, onde pode ser encontrada nos estados sólido, líquido e vapor.
Tendo como referência a água, analise as afirmativas abaixo, indicando, nos parênteses, se é verdadeira ou falsa.
Para que ocorra a mudança de estado físico da água, à pressão constante, sua temperatura permanecerá constante, e ocorrerá troca de calor com o ambiente.
Para que ocorra a evaporação da água do suor de nossa pele, deve ocorrer absorção de energia pelo nosso corpo.
Para que certa quantidade de água entre em ebulição, à temperatura ambiente, é necessário que seja diminuída a pressão sobre ela.
A sequência correta, de cima para baixo, é
- Língua Portuguesa | D. Regência
(UFRGS) André Devinne procura cultivar a ingenuidade – uma defesa contra tudo 1o que 2não entende. 3Pressente: há alguma coisa irresolvida que 4está em parte alguma, mas os nervos sentem- Quem sabe seja uma espécie de vergonha. Quem sabe o medo enigmático dos quarenta anos. Certamente não é a angústia de se ver lavando o carro numa tarde de sábado5, um homem de sua posição. É até com delicadeza que se entrega ao sol das três da tarde, agachado, sem camisa, esfregando o pano sujo no pneu, num ritual disfarçado em que evita formular seu tranquilo desespero. Assim: ele está numa guerra, mas por acaso6; de onde está, submerso na ingenuidade, 7à qual 8se agarra sem saber, não consegue ver o inimigo. 9Talvez não haja nenhum.
10– Filha, não fique aí no sol sem camisa.
A menina recuou até a sombra. Agachou-se, olhos negros no pai.
11– Você vai pra praia hoje?
André Devinne contemplou o pneu lavado: um bom trabalho.
12– Não sei. Falou com a mãe?
– Ela está pintando.
A filha tem o mesmo olhar da mãe, 13quando Laura, da janela do ateliê, observa o mar da Barra, transformando aquela estreita faixa de azul acima da Lagoa, numa outra faixa, de outra cor, mas igualmente suave, na tela em branco. Um olhar que investiga sem ferir – que parece, de fato, ver o que está lá.
Devinne espreguiçou-se esticando as pernas14. Largou o pano imundo no balde, sentou-se e olhou o céu, o horizonte, as duas faixas de mar, o azul da Lagoa, vivendo momentaneamente o prazer de proprietário. Lembrou-se da lição de inglês – It’s a nice day, isn’t it? – e tentou de imediato, mas era tarde: o corpo inteiro se povoou de lembrança e ansiedade, exigindo explicações. Estava indo bem, a professora era uma mulher competente, agradável, independente. Talvez justo por isso, ele tenha cometido aquela estupidez. Sem pensar, voltou a cabeça e acenou para Laura, que do janelão do ateliê respondeu- com um gesto. A filha insistiu:
– Pai, você vai pra praia?
Mudar todos os assuntos.
– Julinha, o que é, o que é? Vive casando 15e está sempre solteiro?
Ela riu.
– Ah, pai. Essa é fácil. O padre!
TEZZA, C. O fantasma da infância. Rio de Janeiro: Ed. Record, 2007. p. 9-10.
Considere as seguintes afirmações sobre propostas de alteração de frases do texto.
I. Se não entende (ref. 2) fosse substituído por desconfia, seria necessário substituir o que (ref. 1) por que.
II. Se está (ref. 4) fosse substituído por ele não localiza, nenhuma outra alteração seria necessária à frase.
III. Se se agarra (ref. 8) fosse substituído por ele se protege, seria necessário substituir à qual (ref. 7) por com a qual.
Sem considerar alterações de sentido, quais afirmações mantêm a correção da frase?