Texto base: Observe a imagem e leia o texto.
O chocolate tem lugar cativo na história das colonizações: foi o primeiro sabor americano a ganhar uma boa clientela europeia. É uma primazia considerável, se pensarmos na Santíssima Trindade das plantas avidamente incorporadas ao gosto do Velho Mundo – o chá e o café também foram adotados com prazer, mas o cacau chegou na frente.
Já na sua descoberta, não restaram dúvidas quanto ao caráter sagrado que lhe conferiam. No México, os conquistadores espanhóis, comandados por Hernán Cortés (1485-1547), o encontraram em lugar de honra: à mesa do imperador asteca Montezuma II (1466-1520). O cacau era mesmo vital tanto para aquela civilização como para os maias. Havia séculos que a fruta fazia parte das cerimônias religiosas, dos banquetes das elites e da própria vida econômica, sendo usada como moeda. Disponível em: <http://www.revistadehistoria.com.br/secao/capa/o-doce-sabor-da-america> Acesso em: 14 abr. 2015.
A pintura "O café da manhã", de François Boucher, do século XVIII, mostra que o chocolate foi adotado por famílias europeias abastadas como bebida nutritiva. (Reprodução)
Enunciado:
- a) Identifique no trecho a importância cultural e econômica do chocolate na América Espanhola.
b) Tendo como referência os elementos do texto, explique como o chocolate foi incorporado pela cultura europeia.