- a) Identifique a região do Brasil com a maior concentração de comunidades quilombolas. Justifique a concentração de quilombos nessa região.
- b) Explique por que os quilombos ou comunidades quilombolas podem ser consideradas símbolos de movimento de resistência e contestação ao sistema colonial.
Questões relacionadas
- História | 3.4 Ditadura Militar
(UNESP) Durante o regime militar brasileiro (1964-1985), ocorreram:
- Literatura | 4.2 Realismo
(PUC-PR) Leia o trecho do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis.
"Agora, por que é que nenhuma dessas caprichosas me fez esquecer a primeira amada do meu coração? Talvez porque nenhuma tinha os olhos de ressaca, nem os de cigana oblíqua e dissimulada. Mas não é esse propriamente o resto do livro. O resto é saber se a Capitu da praia da Glória já estava dentro da de Matacavalos, ou se esta foi mudada naquela por efeito de algum caso incidente. Jesus, filho de Sirach, se soubesse dos meus primeiros ciúmes, dir-me-ia, como no seu cap. IX, vers. 1: "Não tenhas ciúmes de tua mulher para que ela não se meta a enganar-te com a malícia que aprender de ti". Mas eu creio que não, e tu concordarás comigo; se te lembras bem da Capitu menina, hás de reconhecer que uma estava dentro da outra, como a fruta dentro da casca. E bem, qualquer que seja a solução, uma coisa fica, e é a suma das sumas, ou resto dos restos, a saber, que a minha primeira amiga e o meu maior amigo, tão extremosos ambos e tão queridos também, quis o destino que acabassem juntando-se e enganando-me... A Terra lhes seja leve! Vamos à História dos Subúrbios".
Segundo o texto, pode-se afirmar que, após narrar sua história, Bentinho, o narrador-protagonista:
- Física | 2.7 Impulso e Quantidade de Movimento
(UESB) Uma partícula de massa m = 500,0g descreve uma trajetória retilínea sob a ação de uma única força, que permanece constante. Considerando que a partícula passa de uma velocidade inicial V1= 2,0 m/s para uma velocidade final V2= 6,0 m/s, em um intervalo de tempo t = 5,0s, é correto afirmar:
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Lee el texto para contestar a las cuestiones 02 y 03. ¿Quiere África Subsahariana aprender español? Por: Vivian Murcia González. Editora de El PortalVoz.
trasfondo económico.
África quiere aprender español, cuando escribo esto rondan en mi cabeza aquellos jóvenes que conozco provenientes de alguno de esos países y que han llegado a España, como yo, a estudiar y a crecer como persona, el español es, para ellos, el punto de entrada a todo el continente europeo y, así, (en nuestro imaginario de inmigrantes, a lo mejor muy ingenuo) a un mundo de posibilidades académicas y económicas. Pero puede que en el fondo todo esté barnizado por un
Leo los patrocinadores del libro, Gas Natural, Indra, Isolux, grandes multinacionales españolas que ahora están ávidas de expansión. Hay que llegar a África, hay que llegar –aún más porque ya se ha llegado– a su mercado. Entonces me resigno, el español es usado como vehículo mercantil, un interés velado en medio de tanta algarabía y ganas de aprender castellano. No niego el gran esfuerzo de los hispanistas reunidos en este libro, todo lo contrario, sus investigaciones son tan rigurosas que me sorprende el interés académico de quienes trabajan por el idioma en zonas remotas.
Mi resignación se produce cuando vuelvo a preguntarme lo que al comienzo de este texto me interesaba: ¿Con qué fines se inclinan los habitantes de estos países a estudiar español? puede que en alguno de ellos la iniciativa sea plenamente intelectual, pero la realidad es que la razón económica está, a esa ya nadie la puede negar, es más, ahora se usa como justificante para millones de estudios, no digo que este sea el caso.
Disponible en: <http://www.nci.tv/index.php/menuportalvoz/submenu-caminantes/12814-quiere-africa-subsahariana-aprender-espanol>. Acceso el: 06 abr. 2015. (Fragmento)
Enunciado:
Según el punto de vista de la autora, los principales motivos por los cuales se enseña español en países africanos son
- Matemática | 1.06 Razão, Proporção e Regra de Três
Em 20 de abril de 2010 ocorreu a explosão e afundamento de uma plataforma de petróleo semissubmergível, no Golfo do México. O acidente ocasionou um dos maiores desastres ecológicos mundiais,devido ao derrame de 780 000 m3 de óleo cru no mar, por um período de 87 dias, entre abril e julho de 2010. Finalizado o vazamento, parte do óleo vazado começou a ser queimado, diretamente, enquanto que outra parte foi removida por coleta, através de barcos filtradores. As duas técnicas juntas retiravam, aproximadamente, 480 m3 de óleo por dia. Durante todo o período de remoção foram retirados, no total, apenas 66 705 m3 de óleo. Por recomendação de ambientalistas, a retirada total de óleo não deveria ultrapassar 300 dias.
Disponível em: www.popularmechanics. Acesso em:26 fev.2013(adaptado).
Para que todo o óleo derramado no Golfo pudesse ter sido retirado dentro do prazo recomendado pelos ambientalistas, qual deveria ter sido a taxa mínima de remoção de óleo, em metro cúbico/dia?