Analise a charge produzida por Szego Gizi, em 1960.
GIZI, Szego. Limpeza intensa outono (Descolonização). 1960. Coleção particular.The Bridgeman Art Library.
Disponível em: http://www.bridgemanart.com/asset/157421/Gizi-Szego-20th-century>. Acesso em: 18 jul. 2013.
Responda:
A) Descreva a cena representada na charge de Szego Gizi.
B) Levando-se em conta o ano de produção da charge, a qual processo histórico ela se refere?
C) Relacione esse processo histórico à Guerra Fria
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Diferentemente do texto escrito, que em geral compele os leitores a lerem numa onda linear – da esquerda para a direita e de cima para baixo, na página impressa – hipertextos encorajam os leitores a moverem-se de um bloco de texto a outro, rapidamente e não sequencialmente. Considerando que o hipertexto oferece uma multiplicidade de caminhos a seguir, podendo ainda o leitor incorporar seus caminhos e suas decisões como novos caminhos, inserindo informações novas, o leitor navegador passa a ter um papel mais ativo e uma oportunidade diferente da de um leitor de texto impresso. Dificilmente dois leitores de hipertextos farão os mesmos caminhos e tomarão as mesmas decisões.
MARCUSCHI, L. A. Cognição, linguagem e práticas interacionais.
Rio: Lucerna, 2007.No que diz respeito à relação entre o hipertexto e o conhecimento por ele produzido, o texto apresentado deixa claro que o hipertexto muda a noção tradicional de autoria, porque
- Matemática | 1.05 Sistema Métrico e Base Decimal
(IFBA) Marta chegou em casa após 30 dias de viagem, e notou que uma torneira estava um pouco aberta, gotejando água em intervalos de tempo constantes. Em tempos de economia de água, ela, preocupada, resolveu medir o desperdício, e, para isso, usou um copo de 200mL, que a torneira encheu em 20 minutos. Deste modo, o total desperdiçado, em litros, foi, no mínimo, igual a:
- Arte - Fundamental | 04.3. Pintura
MATERIAL
- Papelão
- Tesoura
- Tintas nas cores primárias e secundárias
- Pincel
- Papel Canson A3
- Papel toalha
- Copinhos de plástico
- Bandejas de isopor
PROCEDIMENTOS
- Para esta atividade o professor deve confeccionar em casa um círculo das cores, em
tamanho maior e levar para as crianças para que elas possam ter uma melhor
visualização do círculo das cores.
- Disponível: Modo de fazer o Círculo das Cores
https://www.youtube.com/watch?v=xWEVV_4HQb0
- O professor vai começar a aula falando um pouco sobre o círculo das cores e suas
combinações.
- Lembrar as crianças que existem duas maneiras de combinar as cores a partir do
círculo :
. usando as cores de duas em duas que estão uma ao lado da outra ;
. usando as cores que estão uma em frente da outra;
- Entregar para as crianças o círculo e deixar elas manusearem este círculo para
observarem as posições onde estão as cores.
- Depois, colocar o círculo em frente a sala onde todos possam visualizá-lo.
- Entregar para as crianças a folha de papel Canson A3, o pratinho de isopor com a
tinta preta e o copo de plástico.
- Pedir as crianças para molhar a boca do copo de plástico na tinta preta e ir
carimbando no papel, até preencher a folha toda, formando uma linda composição.
- Esperar secar um pouco.
- Entregar para as crianças as tintas coloridas e os pincéis.
- Explicar para as crianças que elas vão começar a pintura utilizando somente as cores
que estão no Círculo das Cores. Onde os círculos se sobrepõem, deixe que elas
misturem as cores.
- Depois que todos os círculos foram preenchidos, pedir as crianças para pintar os
espaços restantes para dar um acabamento na pintura.
-Expor os trabalhos
Fonte: https://innerchildfun.com//i490.photobucket.com/albums/rr264/vdeneen/modernart4.ipg
A RODA DAS CORES
- Física | 3.2 Dilatação
No gráfico a seguir, está representado o comprimento L de duas barras A e B em função da temperatura T:
Sabendo-se que as retas que representam os comprimentos da barra A e da barra B são paralelas, pode-se afirmar que a razão entre o coeficiente de dilatação linear da barra A e o da barra B é
- Química | B. Cálculos Estequiométricos
(IFSUL) O Óxido de lítio pode ser preparado segundo a reação expressa pela seguinte equação química:
4 Li(s) + O2(g) → 2 Li2O(S)
Qual será a quantidade de Li2O produzida em gramas partindo-se de 14 g de lítio sólido?