Analise a imagem a seguir.
Disponível em: http://veja.abril.com.br/especiais_online/segunda_guerra/edicao010/sub3_imp.shtml. Acesso em: maio 2012.
A Conferência de Potsdan, realizada na Alemanha , em junho de 1945, é considerada como o encontro no qual foram definidas as fronteiras entre o capitalismo e o comunismo.
Explique a importância da Conferência retratada na imagem.
Questões relacionadas
- Geografia | 5.1 População
(UFU)
O mundo nunca teve tanta gente morando fora do país de origem. A ONU (Organização das Nações Unidas) avalia que existem atualmente 160 milhões de migrantes, pessoas vivendo fora do seu país [...].
Disponível em:< http://www.bbc.com/mundo/noticias/2015/05/150529_finde_migracion_graficos_vj_aw>
< https://ww w.bbc.com/portuguese/especial/migrantes/migrantes.shtml> Acesso em: 5 de fev. 2016.
Excetuando-se os casos de guerras e (ou) perseguições políticas, a dinâmica populacional descrita tem como origem predominante as nações
- História - Fundamental | 01. Os Estados Europeus e o Absolutismo Monárquico
Texto base: O trecho abaixo é uma passagem da obra em que Bossuet, defendendo o Direito Divino dos reis, legitima o poder absoluto. “Não há poder sem a vontade de Deus: todo governo, seja qual for sua origem, justo ou injusto, pacífico ou violento, é legítimo; todo depositário da autoridade, seja qual for, é sagrado: revoltar-se contra ele é cometer um sacrilégio. O trono não é o trono de um homem, mas o trono do próprio Deus”. BOSSUET, Jacques. Política tirada da Sagrada escritura, publicada em 1709 apud FREITAS, Gustavo de (org.).
900 textos e documentos de História. Lisboa: Plátano, s.d., p. 201. v. 2. Glossário:
Depositário: aquele que recebe e guarda alguma coisa.
Sacrilégio: pecado grave contra a religião ou coisas sagradas
Murmurar: reclamar; manifestar descontentamento.
Sedição: revolta.
Enunciado:
Assinale a alternativa que apresenta o assunto corretamente.
- História | 6.01 Revolução Francesa
Atualmente, a noção de que o bandido não está protegido pela lei tende a ser aceita pelo senso comum. Urge mobilizar todas as forças da sociedade para reverter essa noção letal para o Estado Democrático de Direito, pois, como dizia o grande Rui Barbosa, “A lei que não protege o meu inimigo, não me serve”.
SAMPAIO, P. A. Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos.
In.: Os Direitos Humanos desafiando o século XXI. Brasília: OAB;
Conselho Federal; Comissão Nacional de Direitos Humanos, 2010.
No texto, o autor estabelece uma relação entre democracia e direito que remete a um dos mais valiosos princípios da Revolução Francesa: a lei deve ser igual para todos. A inobservância desse princípio é uma ameaça à democracia, porque
- Física | A. Métodos de Eletrização, Lei de Coulomb e Campo Elétrico
(UEFS)
Considere um bloco metálico de peso P em equilíbrio sobre um plano inclinado com isolamento elétrico, conforme a figura. Sabendo-se que a intensidade do campo elétrico é E, e desprezando-se a força de atrito entre o plano e o bloco, pode-se afirmar que o valor da carga elétrica que mantém o equilíbrio do bloco é dada pela relação
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Texto base: Leia o fragmento a seguir. As meninas e os livros O caminho do progresso tem uma parada obrigatória na educação das meninas. O ensino é a grande estrada que leva ao futuro. E um indicador de avanço de uma sociedade é eliminar a desigualdade de gênero no acesso à educação. Quando Malala estava indo para a escola, mobilizando outras garotas, ela buscava esse progresso. Por isso era tão perigosa para o Talibã. No Paquistão de Malala existem 57 milhões de mulheres analfabetas. Elas são 60% da população feminina. No Afeganistão, dos talibãs, o analfabetismo aprisiona 87% das mulheres. Na vizinha Índia, potência emergente que se destaca por ter educado uma elite com alto padrão tecnológico, a verdade do país profundo é que existem 292 milhões de mulheres analfabetas. A taxa é de quase 50%. A menina de 17 anos que apenas queria estudar se agigantou no confronto em que poderia ter perdido a vida. Agarrou-se mais aos livros, entendeu que tinha virado um símbolo e se preparou para isso. O prêmio Nobel que ganhou ontem, em idade tão tenra, confirma valores que a humanidade busca. Ela tem agora a vida inteira para continuar nessa trilha em que já é vitoriosa. Combater o trabalho infantil e defender os direitos das crianças, que é a causa de Kailash Satyarthi, é outra das etapas do desenvolvimento humano em qualquer civilização. O prêmio está bem guardado por essas quatro mãos. [...]” LEITÃO, Miriam. As meninas e os livros. Jornal O Tempo, BH, Economia, 11 out. 2014, p. 14. (Fragmento)
Enunciado:
A produção desse texto revela, principalmente, a intenção de