Analise a imagem a seguir.
Disponível em: http://www.brasilescola.com/historiab/eleicoes-1985.htm. Acesso em maio de 2012.
O processo de abertura política, iniciado no governo Geisel,
Questões relacionadas
- Biologia | 13.8 Herança Sexual
(UNESP) Em geral, os cromossomos sexuais nos mamíferos são iguais nas fêmeas e diferentes nos machos. Nestes, o cromossomo do tipo Y possui genes, tamanho e morfologia diferentes daqueles do cromossomo do tipo X. Nas aves, ocorre o contrário. A fêmea apresenta cromossomos sexuais diferentes; nesse caso, chamados de tipo Z, o maior, e de tipo W, o menor. As figuras A e B representam, respectivamente, os cromossomos de um homem e de um macho de arara-azul. Em A são representados, no destaque, os cromossomos sexuais de uma mulher (XX) e, em B, no destaque, os cromossomos sexuais de uma arara-azul fêmea (ZW). Considerando tais informações, é correto afirmar que
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Você se lembra do conto “A Liga dos Cabeças Vermelhas”, que leu em sala de aula? Ele mostra o detetive Sherlock Holmes desvendando um mistério. Em seu trabalho de investigação, o detetive seleciona e analisa pistas, constrói hipóteses e faz algumas deduções. Podemos comparar o método de trabalho dos detetives ao dos estudiosos que investigam o passado (arqueólogos e historiadores), pois ambos se valem de “pistas” em suas investigações.
Aponte a alternativa que contém as ações mais identificadas com o trabalho de arqueólogos e historiadores.
- Biologia | 12.5 Sucessão Ecológica
(UFRGS) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as afirmações abaixo, sobre sucessão ecológica.
( ) O estágio máximo de homeostase é atingido quando a sucessão chega à comunidade clímax.
( ) A sucessão permite o aumento da biomassa e da variedade de nichos ecológicos do ambiente.
( ) A sucessão primária ocorre em locais que foram desmatados e encontram-se desabitados.
( ) As espécies que compõem as comunidades clímax são resistentes a condições ambientais inóspitas.
- Filosofia | 4.4 Iluminismo
A moralidade consiste, pois na relação de toda a ação com a legislação, através da qual somente se torna possível um reino dos fins. Esta legislação tem de poder encontrar-se em cada ser racional mesmo e brotar da sua vontade, cujo princípio é: nunca praticar uma ação senão em acordo com uma máxima que se saiba poder ser uma lei universal, quer dizer só de tal maneira que a vontade pela sua máxima se possa considerar a si mesma ao mesmo tempo como legisladora universal. Ora se as máximas não são já pela sua natureza necessariamente concordes com este princípio objetivo dos seres racionais como legisladores universais, a necessidade da ação segundo aquele princípio chama-se então obrigação prática, isto é, dever. O dever não pertence ao chefe no reino dos fins, mas sim a cada membro e a todos em igual medida.
KANT, Immanuel. Crítica da Razão Prática. São Paulo: Saraiva, 2004. p. 76
Kant, filósofo iluminista, defendeu a ética como um(a)
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
Sabe-se que o aumento da concentração de gases como CO2, CH4 e N2O na atmosfera é um dos fatores responsáveis pelo agravamento do efeito estufa. A agricultura é uma das atividades humanas que pode contribuir tanto para a emissão quanto para o sequestro desses gases, dependendo do manejo da matéria orgânica do solo.
ROSA, A. H.; COELHO, J. C. R. Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola, São Paulo, n. 5, nov. 2003 (adaptado).
De que maneira as práticas agrícolas podem ajudar a minimizar o agravamento do efeito estufa?