Analise a imagem que retrata a queda do Muro de Berlim.
O Muro que separou os alemães durante décadas foi derrubado em 1989 evidenciando
Questões relacionadas
- Matemática | 1.07 Porcentagem e Juros
Uma fábrica de papel higiênico produz embalagens com quatro rolos de 30 m cada, cujo preço para o consumidor é de R$ 3,60. Uma nova embalagem com dez rolos de 50 m cada, de mesma largura, será lançada no mercado. O preço do produto na nova embalagem deve ser equivalente ao já produzido, mas, para incentivar as vendas,inicialmente o preço de venda terá um desconto de 10%.
Para que isso aconteça, o preço de venda da nova embalagem, em real, deve ser:
- Matemática | 13.6. Circunferência
(ITA) Se P e Q são pontos que pertencem à circunferência x² + y² = 4 e à reta y = 2(1-x), então o valor do cosseno do ângulo POQ é igual a
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
POSADA, J. G. Caveira revolucionária. In: J. G. Posada: Mexican Popular Prints. Redstone Press, 1993.
Produzida no início da década de 1910, a gravura representa a Revolução Mexicana como marcada pela
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Para resolver a questão leia o texto a seguir.
Os artistas gregos buscavam representar, através das artes, cenas do cotidiano, acontecimentos históricos e, principalmente, temas religiosos e mitológicos. As grandes obras de arquitetura como os templos, por exemplo, eram erguidos em homenagem aos deuses gregos.
Um dos templos gregos mais conhecidos é a Acrópole de Atenas, que foi construído no ponto mais alto da cidade, entre os anos de 447 a 438 a.C. Além das funções religiosas, o templo era utilizado também como ponto de observação militar.
Disponíve em: http://www.suapesquisa.com/grecia/arte_grega.htm. Acesso em 02 fev. 2012.
A pintura grega caracteriza-se por ser feita
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
Não era e não podia o pequeno reino lusitano ser uma potência colonizadora à feição da antiga Grécia. O surto marítimo que enche sua história do século XV não resultara do extravasamento de nenhum excesso de população, mas fora apenas provocado por uma burguesia comercial sedenta de lucros, e que não encontrava no reduzido território pátrio satisfação à sua desmedida ambição. A ascensão do fundador da Casa de Avis ao trono português trouxe esta burguesia para um primeiro plano. Fora ela quem, para se livrar da ameaça castelhana e do poder da nobreza, representado pela Rainha Leonor Teles, cingira o Mestre de Avis com a coroa lusitana. Era ela, portanto, quem devia merecer do novo rei o melhor das suas atenções. Esgotadas as possibilidades do reino com as pródigas dádivas reais, restou apenas o recurso da expansão externa para contentar os insaciáveis companheiros de D. João I.
Caio Prado Júnior, Evolução política do Brasil. Adaptado.
(FUVEST 2012 1ª FASE) Infere-se da leitura desse texto que Portugal não foi uma potência colonizadora como a antiga Grécia, porque seu