Para resolver as questões 24 e 25, analise a linha de tempo a seguir.
Disponível em: < http://diversidadesafricanas.wordpress.com/page/2/>. Acesso em: 27 nov. 2012.
Explique por que a linha de tempo apresentada não representa a periodização clássica da história.
Questões relacionadas
- Biologia | 4.2 Citoplasma
(UPF) Associe corretamente cada organela celular (coluna 1) com sua respectiva função (coluna 2): A sequência correta da associação, de cima para baixo, é:
- Língua Portuguesa | 1.01 Estrutura do Texto
TEXTO I
Disponível em: https://www.topimagens.com. Acesso em: 30 mar. 2019.
TEXTO II
CARTAS À REDAÇÃO
A OPINIÃO DA INOCÊNCIA
A nossa reportagem ouviu também o pequeno Raul, que, como dissemos, tem onze anos e já é dos ginasianos mais aplicados do Colégio Antônio Vieira. Raul mostrava uma grande coragem, e nos disse acerca da sua conversa com o terrível chefe dos Capitães da Areia.
– Ele disse que eu era um tolo e não sabia o que era brincar. Eu respondi que tinha uma bicicleta e muito brinquedo. Ele riu e disse que tinha a rua e o cais. Fiquei gostando dele, parece um desses meninos de cinema que fogem de casa para passar aventuras.
Ficamos então a pensar neste outro delicado problema para a infância que é o cinema, que tanta ideia errada infunde às crianças acerca da vida. Outro problema que está merecendo a atenção do dr. juiz de menores. A ele volveremos.
(Reportagem publicada no Jornal da Tarde, na página de “Fatos Policiais”, com um clichê da casa do comendador e um deste no momento em que era condecorado.)
AMADO, J. Capitães da Areia. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
Os Textos I e II apresentam questões que envolvem a esfera das crianças. Sobre a análise das ideias e a estrutura dos textos,
- História
Analise as proposições a seguir acerca do golpe de 1930 no Brasil, e assinale com V as proposições verdadeiras e com F, as falsas.
( ) O golpe de 1930 teve como um dos seus desdobramentos a arregimentação das massas que foram cooptadas pela proposta do Estado totalitário e que demonstravam uma grande empatia por Getúlio Vargas.
( ) O autoritarismo de Estado observado a partir de 1930 não foi realizado por meio de partidos, mas de um governo que impunha seu regime sem intermediação partidária.
( ) Não foi sem percalços e resistências que Getúlio Vargas manteve a si e seu regime no poder. Ainda assim, o golpe representou a insatisfação das massas que realizaram uma atividade sistemática de oposição ao regime.
( ) O Estado instituído passou, de certo modo, a gerar a mentalidade das massas. Mas essa integração se verificou através da violência ligada às formas emotivas de manipulação.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
- História - Fundamental | 19. O Brasil Depois da Constituinte de 1988
. Leia o texto extraído da Constituição Brasileira de 1988.
Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
I - a soberania;
II - a cidadania;
III - a dignidade da pessoa humana;
IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
V - o pluralismo político.
Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição.
Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judiciário.
Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade (…).
Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm. Acesso em: nov. 2011.
(A) Determine dois princípios da Constituição Brasileira que contrariam a sociedade do Antigo Regime na França.
(B) Retire do texto a tese defendida por Montesquieu.
- Matemática | 3.6 Exponencial
A figura descreve o gráfico de uma função exponencial do tipo y = ax, de R em R.
Nessa função, o valor de y para x = - 0,5 é igual a