Enquanto movia-se por uma trajetória parabólica depois de ter sido lançada obliquamente e livre de resistência do ar, uma bomba de explodiu em três partes, A,B e C de massas Ma=200g e Mb=Mc=100 g e A figura representa as três partes da bomba e suas respectivas velocidades em relação ao solo, imediatamente depois da explosão.
Analisando a figura, é correto afirmar que a bomba, imediatamente antes de explodir, tinha velocidade de módulo igual a:
Questões relacionadas
- Matemática | 3.7 Logarítmicas
Em um laboratório, um químico possui 40 mL de uma mistura composta por água e álcool. Sabe-se que essa mistura é constituída por 25% de álcool e que esse químico deseja obter, a partir dela, uma nova mistura constituída por 90% de álcool. Para isso, ele utilizará, sucessivamente, o procedimento de retirar 10 mL da mistura e acrescentar 10 mL de álcool.
Considerando log 2 = 0,301 e log 3 = 0,477, para alcançar o resultado esperado, o número mínimo de realizações desse procedimento deve ser
- Biologia | 9.3 Organologia Vegetal
Originalmente, ao longo da evolução das plantas, o principal papel dos frutos é dar proteção às sementes. Posteriormente, ocorreram adaptações que conferiram aos frutos a função de auxiliarem na dispersão das sementes. Para desempenhar estes papéis os frutos desenvolveram uma série de modificações e adaptações em suas estruturas (pericarpo; mesocarpo e endocarpo). Estas modificações servem como meio de classificação para os frutos.
Tabela
Coluna I
Coluna II
1. Frutos carnosos
A. Abacate
2. Frutos secos
B. Abacaxi
3. Frutos deiscentes
C. Caju
4. Frutos indeiscentes
D. Azeitona
5. Pseudofrutos
E. Laranja
6. Infrutescência
F. Feijão
7. Não é fruto
G. Milho
Assinale a alternativa que indica a associação correta entre a Coluna I e a II, na tabela.
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
El imperio eres tú
Javier Moro nos cuenta los prolegómenos de su obra, El imperio eres tú, donde narra los desasosiegos de Pedro I como emperador de Brasil.
—¿Por qué Brasil? ¿Por qué Pedro I?
—A mí siempre lo que más me extrañó fue que no hubiera más escritos sobre Pedro I. Se trata del fundador de la patria, un personaje tan atractivo, tan contradictorio, tan dramático, tan literario. Pero resulta que no. Se ha escrito mucho sobre él, por historiadores, pero no aparecía un libro que contara la épica de la independencia del Brasil y de la historia fabulosa de esta familia portuguesa, de manera global.
—¿Le parece que la historia del Brasil es toda literaria?
—Mucho, porque es un país con tantísimo contraste, con una historia absolutamente increíble. Piense que la familia real portuguesa constituye un único caso en la historia europea en que una familia real se muda a las colonias; y al hacerlo, convierte a Río de Janeiro en capital del Imperio. Yo si hubiera hecho este libro como novela pura, estoy seguro de que me lo hubieran tirado por la cabeza. Si me lo hubiera inventado, no me lo hubieran admitido. Todo es literario. Lo que quiero decir es que, en este caso, la historia de él era especialmente literaria, los padres que tiene, la madre como era...
—¿Qué hubiera ocurrido si los portugueses hubieran conquistado toda América Latina? ¿Sería todo distinto?
—Sería, creo, un continente más unido. Brasil acabaría como los otros países de la América Española, o sea disgregándose en multitud de países pequeños porque había grandes tensiones indigenistas que no estallaron en Brasil por la mudanza de la familia real. Esa fue la gran diferencia. Si Carlos IV hubiera ido a México le aseguro q ue las fronteras latinoamericanas hoy, de los países de habla hispana, serían muy distintas. A lo mejor no habría un solo país, pero habría dos, tres o cuatro.
—Le gustan los temas ignotos, poco explorados...
—Sin quererlo me he especializado en historias verídicas, que han ocurrido y que están medio olvidadas.
Internet:letralia.com (con adaptaciones).
Con base en el texto precedente, juzgue lo siguiente ítem.
De acuerdo con el escritor, si Carlos IV se hubiera establecido en México, América Latina contaría con un número menor de países.
- Biologia | 4.3 Metabolismo Energético
A dança representa um dos importantes meios de liberação de energia corporal. Surgiu pela necessidade do homem extravasar suas emoções. No contexto histórico servia antigamente como meio de comunicação, sendo, portanto, a mais antiga das artes, e talvez a mais completa também. Como atividade aeróbica, em 1 hora de dança do ventre, por exemplo, uma pessoa bem condicionada fisicamente, com 58 kg, pode perder 334,95 kcal. Notar que durante o inverno a perda calórica pode ser maior, pois o organismo despende quantidade maior de energia para manter a temperatura corporal por volta de 36 e 37 graus. Considerando o exposto acima, pode-se afirmar corretamente que:
- Biologia | 8.2 Vírus e Viroses
Os vírus são pedaços de código genético envoltos em uma capa de lipídios e proteínas, que pode ser um invólucro feito de gordura, conhecido como envelope viral. Destruir um vírus envelopado exige menos esforço comparado ao necessário para destruir seus colegas não envelopados, que podem durar meses em uma superfície. Os vírus envelopados normalmente resistem fora do corpo apenas por alguns dias e são considerados os mais fáceis de se inativar, pois uma vez que seu exterior frágil é quebrado, eles começam a se degradar.
Disponível em: https://www.nationalgeographicbrasil.com. Acesso em: 31 mar. 2020 (adaptado).
Entre os procedimentos, o mais eficiente para inativar um vírus envelopado é utilizar