Explicaê

01

Texto base: Expliquei suficientemente na carta anterior como se faz a doutrina dos meninos: quase todos vêm duas vezes por dia à escola, sobretudo de manhã; pois de tarde todos se dão à caça ou à pesca para procurarem o sustento; se não trabalham não comem. Mas o principal cuidado que temos deles está em lhes declararmos os rudimentos da fé, sem descuidar o ensino das letras; (...) Mas, tememos que chegando eles à idade adulta voltem aos antigos costumes, ou por vontade dos pais ou com o tumulto da guerra, que dizem se prepara muitas vezes, e quando se quebra a paz entre eles e os cristãos" (Anchieta, 1556, p. 23-24).   Disponível em: http://www.revistas.usp.br/rfdusp/article/viewFile/67638/70248. Acesso em: 20 jun. 2016


Enunciado:

  

  1. a) O trecho da carta descreve a rotina de um grupo que desempenhou um importante papel no processo de dominação e catequização dos nativos no Brasil. Cite o nome pelo qual esse grupo ficou conhecido.

  2. b) O Padre Anchieta relata que, na carta anterior, explicou como se faz “a doutrina dos meninos”. No contexto da colonização, o que significa fazer a doutrina dos meninos?

  3. c) De acordo com o trecho da carta, qual era a maior preocupação do Padre Anchieta?