Texto base: Leia o texto para responder à questão.
Enunciado:
Justifique o uso da 1.ª pessoa do plural, por Sara, em sua carta para a avó.
Questões relacionadas
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Segundo o texto, conclui-se que os
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
TRABALHO INFANTIL DIMINUI, MAS AINDA AFETA 10% DAS CRIANÇAS E JOVENS
O trabalho infantil diminuiu no Brasil em 2008, de acordo com pesquisas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A queda vem sendo observada nos últimos anos. (...)
Do total da população com 5 a 13 anos, 993 mil pessoas estavam empregadas. Para essa faixa etária, a legislação brasileira não permite qualquer tipo de trabalho. (...) Com 14 a 17 anos, estavam empregados 3,4 milhões de pessoas. (...)
O IBGE aponta ainda que dos trabalhadores com 5 a 17 anos de idade, a maior parte era empregada como trabalhadores domésticos ou em atividades agrícolas. Entre os menores de idade que trabalhavam em 2008, a grande maioria estava na escola. (...)
Os trabalhadores com idade de 5 a 17 anos ganhavam, em média, R$ 269 mensais em 2008. (...) Sobre a jornada de trabalho do menor, a pesquisa verificou que os empregados de 5 a 17 anos de idade passavam, em média, 27 horas por semana no trabalho. (...)
Disponível em <http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u625606.shtml> Acesso em 01/07/2010 - adaptação
De acordo com as leis brasileiras, as crianças podem trabalhar? Explique sua resposta.
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Leia o texto. Toda República que se preze precisa de um presidente que seja eleito através de votos e de um Congresso Nacional com deputados e senadores. Enquanto essa regrinha não era aplicada, Sr. Deodoro ficou no Governo Provisório e abusou do poder, viu? Escolheu só quem era seu amigo para o governo, e eram presos aqueles que se opusessem a ele. Mas a primeira Constituição Republicana do Brasil foi criada, e a primeira eleição chegou! [...] Disponível em: <http://www.ensinabrasil.com.br/portal/ensina/index.htm>. Acesso em: 29 nov. 2015.
Enunciado:
O texto se refere a qual período republicano?
- Biologia | 8.5 Fungi e Micoses
(FUVEST 2013 1° FASE) Frequentemente, os fungos são estudados juntamente com as plantas, na área da Botânica.
Em termos biológicos, é correto afirmar que essa aproximação
- Língua Portuguesa | 1.02 Conhecimento Prévio
1. Nós queremos cantar o amor ao perigo, o hábito da energia e da temeridade.
2. A coragem, a audácia, a rebelião serão elementos essenciais de nossa poesia.
3. A literatura exaltou até hoje a imobilidade pensativa, o êxtase, o sono. Nós queremos exaltar o movimento agressivo, a insônia febril, o passo de corrida, o salto mortal, o bofetão e o soco.
4. Nós afirmamos que a magnificência do mundo enriqueceu-se de uma beleza nova: a beleza da velocidade. Um automóvel de corrida com seu cofre enfeitado com tubos grossos, semelhantes a serpentes de hálito explosivo... um automóvel rugidor, que parece correr sobre a metralha, é mais bonito que a Vitória de Samotrácia.
5. Nós queremos entoar hinos ao homem que segura o volante, cuja haste ideal atravessa a Terra, lançada também numa corrida sobre o circuito da sua órbita.
6. É preciso que o poeta prodigalize com ardor, fausto e munificiência, para aumentar o entusiástico fervor dos elementos primordiais.
MARINETTI, F. T. Manifesto futurista. In: TELES, G. M. Vanguardas europeias e Modernismo brasileiro. Petrópolis: Vozes, 1985.
O documento de Marinetti, de 1909, propõe os referenciais estéticos do Futurismo, que valorizam a