Texto base: Leia o texto a seguir para responder à questão.
Enunciado:
Releia o último parágrafo do texto.
Indique o termo a que se refere o verbo assinalado no trecho
Questões relacionadas
- Biologia | 15.1 Ideias Evolutivas
(Fac. Albert Einstein - Medicina) A tira de quadrinhos abaixo mostra, de maneira espirituosa, o aumento de acuidade auditiva em uma das duas figuras que ali aparecem. Em seguida, há uma descrição de passos hipotéticos, enumerados de 1 a 3, que tentam explicar a evolução do comprimento das orelhas em coelhos.
Buffaloe, N. D. Diversidade de plantas e animais. São Paulo. Edgar Blücher, p. 20
A descrição em questão está em DESACORDO com:
A descrição em questão está em DESACORDO com
- História | 1. Introdução à História
A memória não é um simples lembrar ou recordar, mas revela uma das formas fundamentais de nossa existência, que é a relação com o tempo, e, no tempo, com aquilo que está invisível, ausente e distante, isto é, o passado. A memória é o que confere sentido ao passado como diferente do presente (mas fazendo ou podendo fazer parte dele) e do futuro (mas podendo permitir esperá-lo e compreendê-lo.
CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1995 (fragmento).
Com base no texto, qual é o significado da memória?
- Matemática | 09. Probabilidade
(ESPCEX) De uma caixa contendo 50 bolas numeradas de 1 a 50 retiram-se duas bolas, sem reposição. A probabilidade do número da primeira bola ser divisível por 4 e o número da segunda bola ser divisível por 5 é:
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
A estrutura básica das igrejas românicas seguia o emprego do plano básico, no qual uma nave central conduzia a uma abside ou coro e estava ladeada por duas ou quatro naves laterais. No entanto, a aparência delas logo se diferenciou do modelo e assumiu uma personalidade própria, marcada pela robustez das formas. Românico e gótico são, indiscutivelmente, os estilos que melhor traduzem a produção artística e arquitetônica cristã do período medieval.
Além do aspecto externo, também o interior das construções românicas foi se distanciando do modelo das basílicas. Os tetos em madeira foram substituídos por pedras e outros materiais, tanto para evitar os perigos de incêndio quanto para dar maior solidez ao edifício. Apropriando-se das experiências romanas, os construtores da época desenvolveram uma série de experimentos para construir tetos em abóbadas nos enormes espaços das naves centrais, sem aumentar demais o tamanho das paredes e pilares. Se utilizassem apenas pedras para recobrir o teto, o peso seria muito grande, e as paredes e os pilares deveriam ser ainda mais robustos, para suportar o peso da abóbada.
PALHARES, J. Disponível em: https://maestro.plurall.net. Acesso em: 16 maio 2021.
Com base no conceito apresentado no texto, a estrutura básica das igrejas românicas
- Física | 7.1 Relatividade
(UPF) Em relação à teoria da relatividade restrita, formulada por Einstein, é correto afirmar: