Leia os artigos da Constituição Brasileira e a notícia a seguir.
Em que medida a situação mostrada pela notícia representa o descumprimento da lei, ou barreira ao exercício dos direitos garantidos no artigo 6º e 14º da Constituição.
Questões relacionadas
- Literatura | 4.1 Romantismo
Lembrança de Morrer
Beijarei a verdade santa e nua,
Verei cristalizar-se o sonho amigo....
Ó minha virgem dos errantes sonhos,
Filha do céu, eu vou amar contigo!
Descansem o meu leito solitário
Na floresta dos homens esquecida,
À sombra de uma cruz, e escrevam nelas
— Foi poeta — sonhou — e amou na vida.—
Sombras do vale, noites da montanha
Que minh'alma cantou e amava tanto,
Protegei o meu corpo abandonado,
E no silêncio derramai-lhe canto!
Disponível em: https://www.escritas.org/pt/t/12188/lembranca-de-morrer. Último acesso em 20 07 20
A poesia romântica brasileira se divide em três gerações distintas com temas bastante variados. Nesse poema de Álvares de Azevedo,
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
36. Texto base: Lee el fragmento del texto a seguir. […] Se baja el telón y vuelve a aparecer en escena la panadería.
- ¡Buenos días! Sr. Panadero.
- ¡Buenos días! Sr. Bombero ¡que tarde viene hoy!
- Es que vengo de apagar un incendio.
- ¿¿¿¿Qué sucedió???? ¿¿¿¿Qué pasó???? ¿¿¿Dónde ocurrió???? ¿¿¿ Cuándo Fue???
- Tranquilícese Sr. Panadero, ya lo arreglé yo todo, apagué el fuego y salvé al niño que lo provocó todo.
- ¿Qué hizo?
- Jugar con el mechero de su mamá. Vosotros niños no jugaréis con fuego ¿verdad? Muy bien porque es muy peligroso.
- ¿Y qué le ocurrió al niño?
- Se quemó la manita y el Sr. Médico le curó.
En ese momento entró en la panadería el Sr. Cartero.
- Aquí tiene Sr. Panadero, la carta que tanto esperaba.
- Muchas gracias Sr. Cartero. Es la carta del Sr. Mecánico, donde dice que mi coche está arreglado porque se le había pinchado una rueda. Así podré ir con mi familia este fin de semana a un restaurante que hay en la sierra, donde trabaja el mejor cocinero del mundo; hace los mejores espaguetis que nunca he probado.
- Bueno, hasta luego, que se lo pase usted bien en la sierra. - se despidió el Sr. Cartero.
Disponible en: <http://html.rincondelvago.com/oficios-o-profesiones.html>Acceso el: 19 oct. 2015.( Fragmento).
Enunciado:
En el texto aparecen algunos profesionales. Marca la alternativa que presenta la función adecuada a su trabajador.
- Arte - Fundamental | 03. Elementos da Linguagem Artística
Documentário homenageia a era de ouro do rádio
Newton Almeida
Divulgação
Dirigido pelo paranaense Gil Baroni, o filme resgata a história de Carmélia Alves, Carminha Mascarenhas, Violeta Cavalcanti e Ellen de Lima, que viveram o auge há quase 60 anos
As atemporais canções que embalavam o cotidiano da sociedade brasileira entre os anos 30 e 50 e atravessam gerações são retratadas no documentário Cantoras do rádio.
O filme, que entra em cartaz a partir do dia 11, em cinco capitais (Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo), conta a história de vida de quatro artistas que fizeram parte da chamada Era de Ouro do Rádio no Brasil, com suas alegrias, o sucesso e a dificuldade em manter as eternas canções ainda vivas na cultura popular.
O documentário, dirigido pelo paranaense Gil Baroni, resgata a história de Carmélia Alves, Carminha Mascarenhas, Violeta Cavalcanti e Ellen de Lima, que viveram o auge há quase 60 anos. As protagonistas do documentário acompanharam a pré estreia, exibida esta semana no Unibanco Arteplex do Shopping Crystal em Curitiba.
O filme traz os depoimentos das cantoras em meio a um show, gravado no Rio de Janeiro em 2005, produzido especialmente para as filmagens, no qual as cantoras, num surpreendente ato de resistência, lutam para sobreviver da música.
Segundo Gil Baroni, além de um resgate dos valores culturais da sociedade brasileira, o foco do filme é mostrar a força de vontade das cantoras. “É admirável saber da persistência dessas mulheres. É importante mostrar a experiência que estas senhoras podem trazer para a juventude”, afirma.
Baroni conta que as cantoras conviveram com grandes compositores e intérpretes que fizeram sucesso nos anos dourados da MPB. Com o declínio da era do rádio, elas amargaram um período de ostracismo.
“A intenção foi fazer um trabalho de resgate sem apelar para o saudosismo, evitando uma coisa apelativa, mas, como diz a Carminha, mostrar a beleza da alma.”
Para Baroni, que também foi um dos roteiristas, o documentário presta um serviço cultural, já que, segundo ele, “uma parte das pessoas não sabe que a raiz da Música Popular Brasileira está nesse período”.
No show, exibido durante o filme, as cantoras homenageiam as Divas do rádio, das quais fizeram parte. O roteiro do show, produzido pelo pesquisador Ricardo Cravo Albin, relembra Carmem Miranda, Aracy de Almeida, Aurora Miranda, Dalva de Oliveira, Dolores Duran, Elizeth Cardoso, Linda e Dircinha Baptista, Isaura Garcia e Nora Ney. Em depoimentos reveladores, as cantoras relatam casos e bastidores daquela época.
O documentário, do início do projeto até a edição, levou cinco anos para ser concluído. No entanto, o diretor não esconde a satisfação em apresentar o filme. “Foi como se todos da equipe descobrissem um tesouro enterrado”, diz.
Segundo Baroni, o filme, que foi exibido no Festival do Rio 2008, em sessão de gala no Cine Odeon, foi muito bem recebido na capital fluminense. O documentário Cantoras do rádio foi idealizado pela produtora curitibana Laura Dalcanale e produzido pela sua Arte Lux Produções.
http://www.parana-online.com.br/editoria/almanaque/news/377181/
Converse com a turma sobre a época em que a música brasileira era difundida através do rádio, conhecida como “Época de ouro do rádio”, peça aos alunos para pesquisarem a respeito em livros, revistas, jornais e sites. Depois de realizadas as pesquisas, abra uma roda de conversa para que os alunos possam trocar as descobertas, se conseguirem músicas daquela época, promova um momento de audição das músicas e incentive-os a procurar vídeos que mostrem essa época.
Proponha aos alunos que montem uma peça teatral que mostre o resultado da pesquisa, enfatizando as grandes cantoras do rádio Carmem Miranda, Aracy de Almeida, Aurora Miranda, Dalva de Oliveira, Dolores Duran, Elizeth Cardoso, Linda e Dircinha Baptista, Isaura Garcia e Nora Ney. Oriente os alunos na montagem do roteiro, do cenário e figurino.
Organize uma apresentação no espaço cultural da escola e auxilie os alunos na divulgação
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
Quando os portugueses se instalaram no Brasil, o país era povoado de índios. Importaram, depois, da África, grande número de escravos. O Português, o Índio e o Negro constituem, durante o período colonial, as três bases da população brasileira. Mas no que se refere à cultura, a contribuição do Português foi de longe a mais notada.
Durante muito tempo o português e o tupi viveram lado a lado como línguas de comunicação. Era o tupi que utilizavam os bandeirantes nas suas expedições. Em 1694, dizia o Padre Antônio Vieira que "as famílias dos portugueses e índios em São Paulo estão tão ligados hoje umas com as outras, que as mulheres e os filhos se criam mística e domesticamente, e a língua que nas ditas famílias se fala é a dos Índios, e a portuguesa a vão os meninos aprender à escola."
TEYSSIER, P. História da língua portuguesa. Lisboa:Livraria Sá da Costa, 1984 (adaptado)
A identidade de uma nação está diretamente ligada à cultura de seu povo. O texto mostra que, no período colonial brasileiro, o Português, o Índio e o Negro formaram a base da população e que o patrimônio linguístico brasileiro é resultado da:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto abaixo para responder à questão.
Do primeiro para o último quadrinho, a personagem Mafalda muda de humor. Após ler o texto, é possível afirmar que ela está, respectivamente