Para resolver a questão, analise a imagem a seguir.
Disponível em: <http://www.igadi.org/artigos/2005/nx_africa_pode_finalmente_respirar.htm>. Acesso em: 05 mar. 2013.
Justifique o emprego do termo “Áfricas”, no plural, quando queremos nos referir a esse continente.
Questões relacionadas
- Arte - Fundamental | 01.1. Texto teatral
Texto base: O componente curricular Empreendedorismo e Ética amplia o conceito de educação, estendendo-se por todo o Ensino Fundamental e Médio, permite a construção de uma noção precisa sobre o capital social, empresarial e humano, construindo com os alunos os instrumentos de modificação da realidade com uma roupagem ética. Garante-se assim uma educação diferenciada, capaz de intervir no espaço da escola e que se lança para, além desse espaço, alcançando o ambiente social. (Manual do Professor – Empreendedorismo e Ética – Pág. 5)
Enunciado:
1. Primeiro passo
1.1. Professor, leia para os alunos a primeira parte história da “Menina do leite”.
A menina era só alegria.
Era a primeira vez que iria à cidade, vender o leite de sua querida vaquinha.
Colocou sua melhor roupa, um belo vestido azul, e partiu pela estrada com a lata de leite na cabeça.
Disponível em: <http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=30>. Acesso em: 24 abr. 2018. [Fragmento]
1.2. Professor, pergunte aos alunos qual era o foco da menina.
2. Segundo passo
2.1. Professor, leia para os alunos a segunda parte história da “Menina do leite”.
Ao caminhar, o leite chacoalhava dentro da lata.
A menina também, não conseguia parar de pensar.
"Vou vender o leite e comprar ovos, uma dúzia."
"Depois, choco os ovos e ganharei uma dúzia de pintinhos."
"Quando os pintinhos crescerem, terei bonitos galos e galinhas."
"Vendo os galos e crio as galinhas, que são ótimas para botar ovos."
"Choco os ovos e terei mais galos e galinhas."
"Vendo tudo e compro uma cabrita e algumas porcas."
"Se cada porca me der três leitõezinhos, vendo dois, fico com um e ..."
Disponível em: <http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=30>. Acesso em: 24 abr. 2018. [Fragmento]
2.2. Professor, pergunte aos alunos se a menina pensava como uma pessoa empreendedora. Peça que justifiquem suas respostas de acordo com a história.
3. Terceiro passo
3.1. Professor, leia para os alunos a terceira parte história da “Menina do leite”.
A menina estava tão distraída em seus pensamentos, que tropeçou numa pedra, perdeu o equilíbrio e levou um tombo. Lá se foi o leite branquinho pelo chão. E os ovos, os pintinhos, os galos, as galinhas, os cabritos, as porcas e os leitõezinhos pelos ares.
Disponível em: <http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=30>. Acesso em: 24 abr. 2018. [Fragmento]
3.2. Professor, retome com os alunos a primeira pergunta que você fez a eles: qual era o foco da menina. Relembre as respostas que eles deram.
3.3. Pergunte aos alunos:
a) A menina teve foco enquanto ia para a cidade? Explique sua resposta.
b) Ser distraída é uma atitude de um empreendedor que tem foco no que faz? Por quê?
c) O que podemos aprender com a atitude da personagem da história “Menina do leite”?
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Você viu que muitos brinquedos e brincadeiras que conhecemos hoje já existem há milhares de anos. Mas, como é possível termos informações como essas?
Existem pessoas que estudam e pesquisam a vida e a cultura de povos que viveram em outras épocas. Essas pessoas são chamadas de historiadores.
Os estudos realizados pelos historiadores geralmente são feitos por meio da análise de variados tipos de objetos antigos, como brinquedos, roupas e moedas, ou com outras pistas, que são deixadas em construções, pinturas, desenhos, documentos escritos etc.
Pesquisas como essas revelam informações importantes sobre o passado, como por exemplo, quais brinquedos e brincadeiras mudam ou, em outros casos, quais se mantêm com o passar do tempo.
Pense na história da humanidade: do ser humano que morava nas cavernas até o ser humano que vive hoje. Muita coisa mudou.
Como é possível conhecer o modo de vida de pessoas que viveram há tanto tempo?
- Ciências - Fundamental | 02. A Terra e o Universo
As afirmativas a seguir se referem aos estudos sobre a origem dos seres vivos na Terra.
Assinale com um X a alternativa que se refere à "panspermia".
- Biologia | 15.5 Genética de Populações
Os principais fatores evolutivos que afetam o equilíbrio gênico de uma população mendeliana são: a mutação, a seleção natural, a migração e a deriva gênica.
Os fatores que contribuem para o aumento da variabilidade genética de uma população são:
- Biologia | 10.2 Platelmintos e Nematelmintos
(UNIOESTE) Os alimentos fornecem aos organismos a energia necessária para a realização de seus processos celulares e metabólicos. Também são fontes de matéria-prima para o desenvolvimento e manutenção do organismo. A digestão é um processo fisiológico a partir do qual os alimentos são reduzidos a pequenas partículas absorvíveis e disponíveis para a utilização metabólica.
Considerando-se o processo da digestão e a estrutura do sistema digestório dos organismos, é CORRETO afirmar que