Texto base: Considere o texto a seguir para responder à questão.
Enunciado:
O objetivo do texto é
Questões relacionadas
- Literatura
(UFSM) A luta é um dos assuntos preferidos da literatura épica. Leia o seguinte trecho do poema épico O Uraguai, de Basílio da Gama, que trata desse assunto:
Tatu-Guaçu mais forte na desgraça
Já banhado em seu sangue pretendia
Por seu braço ele só pôr termo à guerra.
Caitutu de outra parte altivo e forte
Opunha o peito à fúria do inimigo,
E servia de muro à sua gente.
Fez proezas Sepé naquele dia.
Conhecido de todos, no perigo
Mostrava descoberto o rosto e o peito
Forçando os seus co'exemplo e co'as palavras.
Assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada uma das afirmações relacionadas com O Uraguai.
( ) O assunto d' O Uraguai é a expedição mista de portugueses e espanhóis contra as missões jesuíticas do Rio Grande do Sul, para executar as cláusulas do tratado de Madrid, em1756.
( ) Mesmo se posicionando favoravelmente aos vencedores europeus, o narrador de O Uraguai deixa perceber, em passagens como a citada, sua simpatia e admiração pelo povo indígena.
( ) No fragmento referido, Tatu-Guaçu, Sepé e Caitutu têm exaltadas suas forças físicas e morais, lembrando os heróis épicos da antiguidade.
( ) A análise formal dos versos confirma que Basílio da Gama imita fielmente a epopeia clássica, representada pelo modelo vernáculo da época: Os Lusíadas, de Camões.
( ) A valorização do índio e da natureza brasileira corresponde aos ideais iluministas e árcades da vida primitiva e natural e prenuncia uma tendência da literatura romântica: o nativismo.
A sequência correta é
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: O telefone é um aparelho que utilizamos frequentemente. Há registros que os primeiros aparelhos telefônicos surgiram no Brasil em 1883 e até hoje novos modelos estão surgindo. Observe os modelos a seguir. Imagens disponíveis em: <http://www.googleimagem.com.br>. Acesso em: 19 nov. 2012.
Enunciado:
Esses aparelhos estão sendo doados para o Museu do Telefone, pois contam parte da história da comunicação no Brasil.
Algumas informações sobre esses aparelhos precisam ser guardadas para os futuros visitantes do Museu.
Responda essa questão fazendo um registro sobre as mudanças que aconteceram com o surgimento do telefone, a sua utilidade, características e importância na vida das pessoas.
- Física | F. Circuitos Elétricos
(UNIT)
A associação de resistências representada na figura está submetida a uma ddp de 192,0V. Com base nessas informações, conclui-se que a intensidade da corrente elétrica que circula pelo resistor de 30Ω, em A, é igual a
- Língua Portuguesa | 1.2 Estratégias Empregadas na Construção do Texto
Ele se aproximou e com voz cantante de nordestino que a emocionou, perguntou-lhe:
⎯ E se me desculpe, senhorinha, posso convidar a passear?
⎯ Sim, respondeu atabalhoadamente com pressa antes que ele mudasse de ideia.
⎯ E, se me permite, qual é mesmo a sua graça.
⎯ Macabéa.
⎯ Maca ⎯ o quê?
⎯ Bea, foi ela obrigada a completar.
⎯ Me desculpe mas até parece doença, doença de pele.
⎯ Eu também acho esquisito mas minha mãe botou ele por promessa a Nossa Senhora da Boa Morte se eu vingasse, até um ano de idade eu não era chamada porque não tinha nome, eu preferia continuar a nunca ser chamada em vez de ter um nome que ninguém tem mas parece que deu certo ⎯ parou um instante retomando o fôlego perdido e acrescentou desanimada e com pudor ⎯ pois como o senhor vê eu vinguei... pois é...
⎯ Também no sertão da Paraíba promessa é questão de grande dívida de honra.
Eles não sabiam como se passeia. Andaram sob a chuva grossa e pararam diante da vitrine de uma loja de ferragem onde estavam expostos atrás do vidro canos, latas, parafusos grandes e pregos. E Macabéa, com medo de que o silêncio já significasse uma ruptura, disse ao recém-namorado:
⎯ Eu gosto tanto de parafuso e prego, e o senhor?
Da segunda vez em que se encontraram caía uma chuva fininha que ensopava os ossos. Sem nem ao menos se darem as mãos caminhavam na chuva que na cara de Macabéa parecia lágrimas escorrendo.
Clarice Lispector, A hora da estrela.
(FUVEST 2006 1ª FASE) No trecho que vai de “Eu também acho esquisito” a “eu vinguei... pois é...”, o autor se vale, para traduzir o estado emocional de Macabéa, do seguinte recurso expressivo:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Leia o texto. Por que Tiradentes foi o único inconfidente enforcado? Porque, entre aqueles que se rebelou contra o domínio português, em 1779, Tiradentes era o de classe mais baixa – e o único que havia feito propaganda aberta do movimento. [...] Originalmente, porém, outros cinco também haviam sido condenados à morte pelo crime de lesa-majestade (traição à pessoa do rei). Mas foram perdoados pela rainha dona Maria I e expulsos para a África. Para Tiradentes, não houve jeito: foi enforcado em 21 de abril de 1792. Sua cabeça foi cortada e levada para a cidade de Vila Rica. O corpo, esquartejado, foi espalhado pelos caminhos de Minas Gerais. [...] Disponível em: <http://mundoestranho.abril.com.br/materia/por-que-tiradentes-foi-o-unico-inconfidente-enforcado>. Acesso em: 26 nov. 2015.
Enunciado:
Com base nas informações do texto, faça o que se pede.
1. Tiradentes participou de um movimento de conspiração. Qual o significado de conspirar?
2. Explique o objetivo da Corte portuguesa ao aplicar uma pena tão rigorosa em Tiradentes.