Texto base: .
Enunciado:
Leia a tirinha.
Disponível em: <http://clubedamafalda.blogspot.com.br/>. Acesso em: 13 out. 2013.
O fato de a personagem Mafalda passar os cremes no globo terrestre se deve por
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto para a questão O autismo é um problema psiquiátrico que costuma ser identificado na infância, entre 1 ano e meio e 3 anos, embora os sinais iniciais às vezes apareçam já nos primeiros meses de vida. O distúrbio afeta a comunicação e capacidade de aprendizado e adaptação da criança. Que fique claro: os autistas apresentam o desenvolvimento físico normal. Mas eles têm grande dificuldade para firmar relações sociais ou afetivas e dão mostras de viver em um mundo isolado. Anteriormente o problema era dividido em cinco categorias, entre elas a síndrome de Asperger. Hoje, ele tem uma única classificação, com diferentes graus de funcionalidade e sob o nome técnico de transtorno do espectro do autismo. [...] Na forma qualificada como de baixa funcionalidade, a criança praticamente não interage, vive repetindo movimentos e apresenta atraso mental. O quadro provavelmente vai exigir tratamento pela vida toda. Na média funcionalidade, o paciente tem dificuldade de se comunicar e repete comportamentos. Já na alta funcionalidade, esses mesmos prejuízos são mais leves, e os portadores conseguem estudar, trabalhar e constituir uma família com menos empecilhos. Há ainda uma categoria denominada savant. Ela é marcada por déficits psicológicos, só que com uma memória fora do comum, além de talentos específicos. O autismo não possui causas totalmente conhecidas, porém há evidências de que haja predisposição genética para ele. Outros reportam o suposto papel de infecções durante a gravidez e mesmo fatores ambientais, como poluição, no desenvolvimento do distúrbio. TENORIO, Goretti; PINHEIRO, Chloé. O que é autismo, das causas aos sinais e o tratamento.
Disponível em: https://saude.abril.com.br/mente-saudavel/o-que-e-autismo-das-causas-aos-sinais-e-o-tratamento/.
Acesso em: 20 jun. 2019.
No parágrafo destacado, podem ser consideradas expressões ou palavras-chave
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia a descrição feita pelo geógrafo árabe Al-Bakri sobre o Reino de Gana no século X.
O rei [de Gana] adorna usando colares no pescoço e pulseiras nos braços. Quando se senta diante do povo, coloca-se em um lugar alto decorado com ouro e usando um turbante de algodão fino. Há dez cavalos cobertos com mantas bordadas a ouro. Atrás do rei ficam dez pajens segurando escudos e espadas decorados com ouro. [...] Na entrada do pavilhão estão os cães que usam ao redor de seus pescoços colares de ouro e de prata enfeitados com sinos do mesmo metal.
A audiência é anunciada pela batida em um longo cilindro oco que se chama “daba”. Quando os povos que professam a mesma religião se aproximam do rei, caem de joelhos e polvilham suas cabeças com pó, uma forma de mostrar respeito por ele.
Al-Bakri. Description de l’Afrique septentrionale, século X.
Leia as afirmativas sobre o texto e sobre o reino de Gana:
I. A grande extração de ouro que havia no reino de Gana fez com que ele se tornasse conhecido como “a terra do ouro”.
II. O ouro foi muito utilizado em adornos e enfeites, especialmente na corte que cercava o rei de Gana.
III. Utilizar joias e vestes luxuosas e exigir sinais de submissão das pessoas nas audiências eram formas do rei de Gana exibir seu poder.
São corretas as afirmativas:
- Química | 2.8 Radioatividade
O elemento iodo (I) tem função biológica e é acumulado na tireoide. Nos acidentes nucleares de Chernobyl e Fukushima, ocorreu a liberação para a atmosfera do radioisótopo 131I, responsável por enfermidades nas pessoas que foram expostas a ele. O decaimento de uma massa de 12 microgramas do isótopo 131I foi monitorado por 14 dias, conforme o quadro.
Tempo (dia)
Massa residual de 131I (mg)
0
12,0
2
10,1
4
8,5
5
7,8
6
7,2
8
6,0
14
3,6
Após o período de 40 dias, a massa residual desse isótopo é mais próxima de
- Matemática - Fundamental | 3.3 Centena
Quer deixar a sua sobremesa bem engraçada? Então, tente montar alguns bichos com as frutas. Veja só algumas sugestões.
(Fonte: Manual de receitas da Magali – Editora Globo)
Qual o bicho que gastará menos frutas na sua montagem? Atenção: cravos-da-índia não são frutas.
- Química | 3.6 Reações Orgânicas
No ano de 2004, diversas mortes de animais por envenenamento no zoológico de São Paulo foram evidenciadas. Estudos técnicos apontam suspeita de intoxicação por monofluoracetato de sódio, conhecido como composto 1080 e ilegalmente comercializado como raticida. O monofluorcetato de sódio é um derivado do ácido monofluoracético e age no organismo dos mamíferos bloqueando o ciclo de Krebs, que pode levar à parada da respiração celular oxidativa e ao acúmulo de amônia na circulação.
O monofluoracetato de sódio pode ser obtido pela