Para resolver a questão, leia o trecho retirado do livro Breve Histórias do Mundo.
Graças a esse conhecimento matemático da natureza, foi possível entender e também explorar suas energias, que foram domesticadas para servirem ao homem e, muitas vezes, substituírem seu trabalho.
GOMBRICH, Ernst H. Breve história do mundo. São Paulo: Martins Fontes, 2012. p. 267.
A reação dos trabalhadores ao fato apresentado no texto ficou conhecida como
Questões relacionadas
- Biologia | 6.2 Tecido Conjuntivo
(UNISC) Os aparelhos ortodônticos exercem forças diferentes daquelas a que os dentes estão naturalmente submetidos. Nos pontos em que há pressão ocorre reabsorção óssea, enquanto no lado oposto há deposição. Desse modo, o dente é deslocado na arcada dentária, à medida que o osso alveolar é remodelado. Este é um exemplo da plasticidade do tecido ósseo, apesar das características de rigidez deste tecido. O processo de reabsorção acima descrito ocorre através da atividade dos
- Biologia | 11.9 Sistema Reprodutor
O esquema abaixo representa o processo de fertilização feito em laboratório.
Sobre esse tipo de reprodução, é correto afirmar que:
- Arte - Fundamental | 10. Arte no Cotidiano
- A pintura de Johannes Vermeer é uma pintura de costumes. Com técnica refinada, retratava os hábitos do cidadão holandês comum. Suas casas, roupas, seus cotidianos pura e simplesmente. Muito impressionante também é a maneira como ele retrata a luz, tão leve e clara.
A fotografia, sabemos, é feita de luz e sombras; sem elas sequer enxergamos.
- Separe a turma em grupos de quatro alunos. Eles devem fazer um registro do cotidiano na escola. Não é para fazer poses para as fotos, mas tentar retratar o espaço escolar de maneira mais realista possível.
- Reserve um tempo para que os grupos selecionem um número limitado de fotos para serem apresentados no projetor.
- Façam um debate acerca do processo e dos resultados.
- Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
La sociedad en red y sus contradicciones
[1] La difusión y el desarrollo de los sistemas
tecnológicos han cambiado la base material de nuestras vidas,
por tanto la vida misma, en todos sus aspectos: en cómo
[4] producimos, cómo y en qué trabajamos, cómo y qué
consumimos, cómo nos educamos, cómo nos
informamos-entretenemos, cómo vendemos, cómo
[7] nos arruinamos, cómo gobernamos, cómo hacemos la guerra y
la paz, cómo nacemos y cómo morimos, y quién manda, quién
se enriquece, quién explota, quién sufre y quién se margina.
[10] Las nuevas tecnologías de información no determinan lo que
pasa en la sociedad, pero cambian tan profundamente las reglas
del juego que debemos aprender de nuevo, colectivamente,
[13] cuál es nuestra nueva realidad, o sufriremos, individualmente,
el control de los pocos (países o personas) que conozcan los
códigos de acceso a las fuentes de saber y poder.
[16] La economía de la sociedad de la información es
global. Pero no todo es global, sino las actividades
estratégicamente decisivas: el capital que circula sin cesar en
[19] Los circuitos electrónicos, la información comercial, las
tecnologías más avanzadas, las mercancías competitivas en los
mercados mundiales, y los altos ejecutivos y tecnólogos. Al
[22] Mismo Tiempo, la mayoría de la gente sigue siendo local, de su
país, de su barrio, y esta diferencia fundamental entre la
globalidad de la riqueza y el poder y la localidad de la
[25] Experiencia personal crea un abismo de comprensión entre
personas, empresas e instituciones.
Por ello es a la vez la sociedad de las proezas
[28] Tecnológicas y médicas y de la marginación de amplios sectores
de la población, irrelevantes para el nuevo sistema, por ello no
podemos desarrollar su dimensión creativa y escapar a sus
[31] Efectos potencialmente devastadores sin afrontar
colectivamente quiénes somos y qué queremos. Lo que tal vez
debiéramos plantearnos es cómo reequilibrar nuestro
[34] Superdesarrollo tecnológico y nuestro subdesarrollo social.
Manuel Castells. Internet: (con adaptaciones).
En conformidad con las ideas del texto, juzgue lo ítem siguiente.
Aunque sea global, "la sociedad de la información" (l.16) excluye "amplios sectores de la población" (l.28-29).
- Matemática | 13.3 Semelhança de Triângulo e Teorema de Tales
(FMP) Os lados de um triângulo medem 13cm, 14 cm e 15cm, e sua área mede 84m². Considere um segundo triângulo, semelhante ao primeiro, cuja área mede 336cm².
A medida do perímetro do segundo triângulo, em centímetros, é: