A respeito da constituição do sangue humano, assinale a alternativa correta.
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 08. Verbo
Texto base: Leia o texto "Você e a biodiversidade" para responder a questão.
Você e a biodiversidade
Abra a janela de sua casa e tente enxergar cada uma das partes que compõem a paisagem. Perceba como a vida está presente em cada elemento. E como todos juntos, com suas diferenças, formam um todo, um sistema interligado em que cada indivíduo exerce um papel importante para manter o equilíbrio geral. Essa variedade de vidas é a biodiversidade, da qual você faz parte.
Agora, imagine
Se todas as árvores fossem derrubadas. Para onde iriam os pássaros? Como se alimentariam ou encontrariam abrigo da chuva? Se os rios e mares estivessem totalmente poluídos. Como os peixes e as outras espécies que vivem na água sobreviveriam? Se as abelhas desaparecessem da Terra. Quantas plantas seriam extintas? Disponível em: http://www.natura.podbr.com/p/biodiversidade/biodiversidade.html. Acesso em 13 jan. 2012.
Enunciado:
Localize no texto e escreva:
(A) As formas verbais que estão no modo imperativo.
(B) As formas verbais que estão flexionada no tempo futuro do pretérito.
- Química | 1.5 Funções Inorgânicas
(UEFS) O ciclo do fósforo na natureza é formado por fosfatos inorgânicos solúveis, a exemplo de HPO42- e H2PO4-, e insolúveis, como a hidroxiapatita, Ca5(OH)(PO4)3, que forma o maior depósito de fosfato no ambiente. O fósforo na forma de fosfatos solúveis é absorvido por plantas e incorporado nos ácidos nucleicos, componentes do material genético dos organismos. Considerando-se as informações e a massa molar da hidroxiapatita igual a 502g mol-1, é correto afirmar:
- Arte - Fundamental | 03.7. Brinquedos artesanais
MATERIAL
- Papel color-set nas cores: vermelho, amarelo, laranja, azul, verde , branco e preto
- Cola
- Tesoura
- Impressão da obra “O Gato Vermelho – Aldemir Martins”
MARTINS, Aldemir, Gato Vermelho. 1995
Acrílica sobre tela: color 46 x 55 cm
- Desenho ou Xerox em preto e branco da obra “O Gato Vermelho – Aldemir Martins”
(somente o contorno)
PROCEDIMENTOS
- O professor vai separar as crianças em grupo de 04.
- O professor vai distribuir para cada grupo a imagem da foto que vai ser trabalhada, junto
com o xerox/desenho desta mesma imagem.
- Distribuir o material para as crianças.
- Entregar os papéis color set , a cola e a tesoura.
- Pedir para as crianças para recortar pequenos quadradinhos no papel color-set , de todas as
cores.
- Pedir as crianças para observarem a imagem do “Gato Vermelho” e começarem a montar
(colar) um mosaico utilizando muitas cores, inspirado na obra de Aldemir Martins.
- As crianças deverão identificar as cores , recortar o papel e colar,
- O professor deverá instruir as crianças quanto ao tamanho do recorte no papel ,de forma
que fique proporcional ao desenho, observando as linhas e suas limitações.
Fonte: http://maniacolorida.blogspot.com/2010/05/aldemir-martins-em-sala-de-aula.html
- Incentivar as crianças a preencherem o desenho todo, inclusive nas partes externas
do papel .
- No final da atividade o professor deverá montar uma exposição junto com os alunos na sala
de aula.
Fonte:http://maniacolorida.blogspot.com/2010/05/aldemir-martins-em-sala-de-aula.html
AS CORES NA ARTE BRASILEIRA
- Biologia | 12.8 Impactos Ambientais
(UEFS) [...] “A energia nuclear não é eficiente, confiável, limpa e muito menos segura. Atualmente ela libera quantidades significativas de gases de efeito estufa e centenas de milhares de curies — unidade de radioatividade —, de gases e elementos radioativos fatais. Elas também são fábricas de bombas atômicas.” [...]
A energia nuclear não deve ser aceita como uma forma alternativa de energia para atender à demanda da população humana porque
- História | 2.3 Segundo Reinado
(UPE) A Proclamação da República é um episódio da modernização à brasileira. Nas décadas finais do Império, o vocábulo república expandiu seu campo semântico, incorporando as ideias de liberdade, progresso, ciência, democracia, termos que apontavam, todos, para um futuro desejado.
MELLO, Maria Tereza Chaves. A modernidade Republicana. In: http://www.scielo.br/pdf/tem/v13n26/a02v1326.pdf. (Adaptado)
O texto demonstra que, no final do Segundo Império, os ideais republicanos já estavam bastante difundidos no Brasil. Os adeptos do republicanismo, nesse período, tinham como principal pensamento a