As glândulas sudoríparas contribuem para a manutenção da temperatura corporal. Essas glândulas são:
Questões relacionadas
- Biologia | 13.9 Linkage
(UEFS) A partir de um heterozigoto AaBb em trans, e sabendo-se que a distância entre os seus genes é de 8 morganídeos, o percentual possível de gametas AB, considerando-se que houve permutação, é de - Língua Espanhola | 1. Interpretação de Textos
Los secretos del cine de Pedro Almodóvar
[1] De niña, Adriana Ugarte soñaba con aparecer en una
película de Pedro Almodóvar. En Julieta, Ugarte interpreta
a la protagonista en su juventud, cuya vida da un giro
[4]dramático después de un encuentro amoroso en un tren. Este
largometraje, el vigésimo de la carrera de Almodóvar, es un
retorno al drama y a su “cine de mujeres”, como él mismo lo
[7] llama.
A lo largo de casi cuarenta años, Almodóvar se ha
inspirado en diversas fuentes: Alfred Hitchcock, el cine B y
[10] la coreógrafa y bailarina Pina Bausch, solo por nombrar
algunas. Sin embargo, su fascinación por las mujeres y su
capacidad de conjurar personajes femeninos memorables
[13] siguen siendo una constante. “Siento que mi historia va a ser
mucho más rica y entretenida con mujeres”, dijo Almodóvar,
con su característica y abundante melena de cabellos canos
[16] y sus ojos traviesos durante una entrevista.
“Pueden ser hombres o mujeres”, dijo, “pero sí
reconozco que en la cultura española la mujer es más vivaz,
[19] más expresiva a la hora de hablar y comportarse. Es más
directa, tiene menos sentido del ridículo y menos prejuicios”.
La curadora Frances Hui comentó: “Almodóvar es
[22] Alguien muy querido por las actrices. Tiene una capacidad
extraordinaria para observar a las mujeres con un verdadero
sentimiento de empatía. Puede señalar sus emociones, sus
[25] fortalezas y suele ser muy divertido". Los personajes
masculinos, en cambio, a veces le parecen aburridos. "Hasta
hace muy poco, en la cultura española, el hombre había
[28] estado encorsetado", dijo Almodóvar al referirse a los
papeles del amante latino, el héroe macho o el hombre de la
casa. "Ha llevado tiempo para que el hombre y el actor
[31] masculino adquirieran todos esos registros que culturalmente
les estaban negados."
Internet: (con adaptaciones)
De acuerdo con las ideas y estructuras del texto presentado arriba, juzgue lo siguiente ítem.
Si Julieta es la vigésima película de largometraje de Almodóvar, entonces, desde el punto de vista de la grafía, es correcto afirmar que su próximo largometraje será el vigésimo-primer.
- Física
Uma bola de borracha maciça com 1,5 kg cai do telhado de um sobrado que está a 8,0m do solo. A cada choque com o solo, observa-se que a bola perde 25% de sua energia cinética. Despreze todas as resistências e adote g=10 m/s2 Após o segundo choque, a altura máxima atingida pela bola será:
- Língua Portuguesa | 1.03 Capacidade de Análise
O bebê de tarlatana rosa
— [...] Na terça desliguei-me do grupo e caí no mar alto da depravação, só, com uma roupa leve por cima da pele e todos os maus instintos fustigados. De resto a cidade inteira estava assim. É o momento em que por trás das máscaras as meninas confessam paixões aos rapazes, é o instante em que as ligações mais secretas transparecem, em que a virgindade é dúbia, e todos nós a achamos inútil, a honra uma caceteação, o bom senso uma fadiga. Nesse momento tudo é possível, os maiores absurdos, os maiores crimes; nesse momento há um riso que galvaniza os sentidos e o beijo se desata naturalmente.
Eu estava trepidante, com uma ânsia de acanalhar-me, quase mórbida. Nada de raparigas do galarim perfumadas e por demais conhecidas, nada do contato familiar, mas o deboche anônimo, o deboche ritual de chegar, pegar, acabar, continuar. Era ignóbil. Felizmente muita gente sofre do mesmo mal no carnaval.
RIO, J. Dentro da noite. São Paulo: Antiqua, 2002
No texto, o personagem vincula ao carnaval atitudes e reações coletivas diante das quais expressa
- Matemática | 3.3 Quadrática ou 2° Grau
Em uma exposição de artes, um escultor resolveu homenagear um dos pontos turísticos da cidade: as serras. A obra prima, composta por chapas de metal, tem o formato de duas parábolas conectadas por um ponto, o qual é justamente uma das raízes das duas funções que descrevem cada uma das curvas. A figura a seguir apresenta apenas um esboço das serras que inspiraram essa obra.
Sabe-se que as funções que originaram as parábolas são , nas quais h é a altura e x é o comprimento, em centímetro.
O comprimento total da obra de arte é igual a