Leia a história em quadrinhos de Maurício de Souza. Em seguida, responda à questão.
Disponível em http://www.monica.com.br/cgi-bin/load.cgi?file=news/welcome.htm&pagina=../../mural/revistas_ingesp.htm. Acesso em 02 jun. 2011
- a) De que as crianças estavam brincando?
- b) Que problemas a Marina estava enfrentando nessa brincadeira
Questões relacionadas
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto a seguir e faça o que se pede na questão.
Em uma prova de Ciências, Aninha respondeu que os animais vertebrados são diferentes dos invertebrados, porque possuem esqueleto.
A professora pode considerar essa resposta correta?
JUSTIFIQUE sua resposta.
- História | 5.9 Colonização da América
Porque tudo que eu havia lido eram livros nos quais as personagens eram estrangeiras, eu convenci-me de que os livros, por sua própria natureza, tinham que ter estrangeiros e tinham que ser sobre coisas com as quais eu não podia me identificar. Bem, as coisas mudaram quando eu descobri os livros africanos. Não havia muitos disponíveis e eles não eram tão fáceis de encontrar quanto os livros estrangeiros, mas, devido a escritores como Chinua Achebe e Camara Laye, eu passei por uma mudança mental em minha percepção da literatura. Eu percebi que pessoas como eu, meninas com a pele da cor de chocolate, cujos cabelos crespos não poderiam formar rabos de cavalo, também podiam existir na literatura. Eu comecei a escrever sobre coisas que eu reconhecia. Bem, eu amava aqueles livros americanos e britânicos que eu lia. Eles mexiam com a minha imaginação, me abriam novos mundos. Mas a consequência inesperada foi que eu não sabia que pessoas como eu podiam existir na literatura. Então o que a descoberta dos escritores africanos fez por mim foi: salvou-me de ter uma única história sobre o que os livros são.
(...)
Histórias importam. Muitas histórias importam. Histórias têm sido usadas para expropriar e ressaltar o mal. Mas histórias podem também ser usadas para capacitar e humanizar. Histórias podem destruir a dignidade de um povo, mas histórias também podem reparar essa dignidade perdida.
Chimamanda Adichie. O perigo de uma história única. (Com adaptações).
A partir do texto anterior, julgue o item.
Na mesma palestra, Chimamanda Adichie afirma que “A única história cria estereótipos. E o problema com estereótipos não é que eles sejam mentira, mas que eles sejam incompletos. Eles fazem uma história tornar-se a única história”. Reproduzida em livros didáticos, a imagem a seguir foi elaborada por Theodor de Bry para um livro de Hans Staden, a partir de seus escritos acerca da antropofagia tupinambá.
Com base no seu contexto de produção, é correto afirmar que a imagem anterior
- Arte - Fundamental | 04.2. Moradas das artes visuais
Materiais:
- Tampinhas de garrafa.
- Carretéis de linhas.
- Lápis de cor.
- Argila
- Papel fílmico (usado para embalar alimentos que vão para a geladeira).
- Água e flanela de limpeza.
- Outros objetos cuja inscrição sobre a argila reproduza a forma redonda do ponto.
Desenvolvimento:
1 - Após realizar a aplicação dos conceitos que estão apresentados ao longo das páginas 9, 10 e 11, proponha aos alunos a realização de uma placa de argila com pontos destacados pela inscrição de objetos.
2 - Forre as mesas com o papel fílmico a fim de dar maior liberdade para as crianças.
3 - Distribua um pouco de argila para cada criança a fim de que possam abrir a argila sobre a mesa formando uma placa de 1cm de espessura, aproximadamente.
4 - Em seguida, distribua as tampinhas de garrafa, os carretéis de linha, os lápis de cor (estes deverão ser usados do lado contrário da ponta) para que as crianças carimbem as formas redondas na placa de argila. Deixe que cada um use sua imaginação e criatividade livremente.
6 - Propicie a troca de materiais entre elas.
7 - Quando as crianças estiverem na metade da atividade, sugira que todos visitem os colegas em outras mesas para conversar e ver o que eles estão fazendo.
8 - Deixe que esta excursão/apreciação dure alguns minutos e convide as crianças a retornar para suas mesas e terminar o seu próprio trabalho.
Observações:
1 - Você poderá terminar a experiência no item 8 do desenvolvimento ou realizar a pintura da placa, assim:
- Cobrir as placas com uma camada de tinta branca (utilizada na pintura de paredes). Deixar secar.
- Sobre as formas carimbadas na argila, aplicar tintas guache coloridas.
Se decidir pintar a placa com as crianças, vocês precisarão de:
- Guache colorida (prefira a marca acrilex) / Pincéis de diferentes espessuras/
Água para limpeza/ Flanelinhas de limpeza.
2 - Ao manipular a argila, evitar o uso excessivo de água, pois quanto mais molhada a placa estiver maior o risco de rachaduras ao secar.
3 - Deixe a placa secar na sombra também para evitar a evaporação brusca da argila e evitar rachaduras.
4 - Realize uma bela exposição com os resultados!
- História - Fundamental | 08.5. O surgimento da escrita
Leia o texto a seguir.
FENÍCIOS
Os Fenícios foram os grandes navegadores da Antiguidade e os criadores do alfabeto.
A Fenícia corresponde atualmente ao Líbano. Os fenícios, um povo de origem semita, estabeleceu-se em 3000 a.C., numa área estreita, com aproximadamente 40 km de largura, entre as montanhas do Líbano e o Mar Mediterrâneo.
Dispunham de poucas terras férteis para o desenvolvimento das atividades agrícola ou pastoril, mas contavam com um extenso litoral. Devido a essas características geográficas, que facilitavam mais o contato com o exterior, os fenícios dedicaram-se às atividades marítimas, sendo considerados os maiores navegadores da Antiguidade.
De várias regiões do mundo antigo, os fenícios importavam metais, pedras preciosas, perfumes, cavalos, cereais, marfim etc.
Disponível em: <http://www.historiamais.com/fenicios.htm>. Acesso em: 15 mar.2014. (Fragmento)
Brasil planeja envio de soldados para Força da ONU no Líbano
O Brasil planeja o envio de tropas do Exército para serem incorporadas à missão de paz das Nações Unidas no sul do Líbano, junto à fronteira com Israel, já no primeiro semestre de 2015. A informação foi obtida com exclusividade pela BBC Brasil de fontes militares no Brasil e no país árabe.
De acordo com as fontes, que pediram para que seus nomes não fossem revelados, o governo libanês já foi informado pela ONU que entre 300 a 400 soldados brasileiros devem desembarcar no sul do país para se juntarem às tropas da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Unifil, na sigla em inglês) no próximo ano.
Disponível em: <http://www.boainformacao.com.br/2014/03/brasil-planeja-envio-de-soldados-para-forca-da-onu-no-libano-2/> Acesso em: 15 mar.2014. (Fragmento)
Faça uma comparação entre a antiga civilização fenícia e o atual Líbano.
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
36. Completa la conversación con los posesivos.
A- ¿Estos son tus padres?
B- Sí, _______ madre se llama Marina y _______ padre se llama Augusto.
A- ¿Y quiénes son estos?
B- Son _________ abuelos.
A- ¿Esta es ________ hermana?
B- Sí, esta es ________ hermana María Isabel.
A- Es muy hermosa _________ familia.
B- ¡Gracias!