A característica que permite identificar um planeta no céu é o seu movimento relativo às estrelas fixas. Se observarmos a posição de um planeta por vários dias, verificaremos que sua posição em relação às estrelas fixas se modifica regularmente. A figura destaca o movimento de Marte observado em intervalos de 10 dias, registrado da Terra:
Qual a causa da forma da trajetória do planeta Marte registrada na figura?
Questões relacionadas
- História | 5.3 Reforma Protestante
(FUVEST 2013 1° FASE) “O senhor acredita, então”, insistiu o inquisidor, “que não se saiba qual a melhor lei?” Menocchio respondeu: “Senhor, eu penso que cada um acha que sua fé seja a melhor, mas não se sabe qual é a melhor; mas, porque meu avô, meu pai e os meus são cristãos, eu quero continuar cristão e acreditar que essa seja a melhor fé”.
Carlo Ginzburg. O queijo e os vermes. São Paulo: Companhia das Letras, 1987, p. 113.
O texto apresenta o diálogo de um inquisidor com um homem (Menocchio) processado, em 1599, pelo Santo Ofício. A posição de Menocchio indica
- Matemática - Fundamental | 07. Ângulos e Retas
Analise, atentamente, a figura apresentada abaixo, na qual as retas r e s são paralelas entre si.
Marque a opção que apresenta o valor correto da soma dos ângulos x e y apresentados na figura.
- Língua Espanhola | 1.6 Interpretação de Imagem
DZWONIK,C. Disponível em: www.tarinja.net.Acesso em: 12 ago.2013
A palavra clave, repetida diversas vezes na tirinha de Gaturro, leva o leitor a uma reflexão sobre o(a)
- Matemática
Um edifício comercial tem 48 salas, distribuídas em 8 andares, conforme indica a figura. O edifício foi feito em um terreno cuja inclinação em relação à horizontal mede graus. A altura de cada sala é 3m a extensão 10m e a altura da pilastra de sustentação, que mantém o edifício na horizontal, é 6m.
Usando os dados da tabela, a melhor aproximação inteira para é:
- Arte - Fundamental | 03.7. Brinquedos artesanais
MATERIAL
- Aparelhagem completa para reprodução de imagens (You-tube)
- Cartolina
- Tesoura
- Palitos de picolé ou churrasco
- Lençol braço
- Lanterna
- Fita crepe
PROCEDIMENTOS
- O professor deverá falar um pouco e exibir vídeos para que as crianças possam
apreciar o teatro de sombras. Após a apreciação dos vídeos, o professor deverá
conversar com os alunos sobre o que assistiram.
Disponível:
- Os três porquinhos - https://www.youtube.com/watch?v=pMX24VAc9cs
- Lenda do Teatro de Sombras https://www.youtube.com/watch?v=QXMlVgNquNs
- O professor vai propor às crianças a montagem de um teatro de sombras.
- O professor, junto com as crianças vão criar um tema da história que vai ser contada
e coletivamente as crianças vão criar um texto para este teatro.
- O professor deverá auxiliar as crianças durante todo o processo de criação.
- Depois de escolhido o tema da história, o professor vai pedir aos alunos que se
dividam em grupo de 06 crianças. Cada grupo vai criar um personagem .
- Para a criação dos personagens, o professor vai instruir as crianças a fazer um
desenho (pequeno) em uma cartolina para depois ser recortada e colada em um
palito de picolé ou churrasco.
- Cada grupo irá apresentar o teatro de sombra que criou.
- O professor deverá providenciar um teatrinho de caixa/madeira ou lençol branco e
lanterna. (cenário)
- As crianças irão se organizar em grupos : apresentadores e plateia . Depois, as
crianças que apresentaram o teatro irão sentar e o outro grupo irá fazer a sua
apresentação.
- Combine com as crianças de fazer em outro dia uma apresentação para as turmas da
escola.
- Exponha o texto de cada grupo e fotos da apresentação no mural da escola,
socializando os trabalhos das crianças
Fonte:http://plimplimhistorias.blogspot.com/2009/02/teatro-de-sombras.htm
- O professor poderá propor uma visita ao teatro ou convidar algum grupo, artista de
teatro de sombra para fazer uma apresentação na escola. Após essa atividade, os
alunos irão fazer o registro através do desenho e escrita.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20264
DIÁLOGOS COM OUTRAS LINGUAGENS