Texto base:
Enunciado:
O texto que você leu é um cartaz. Uma das características de um cartaz é
Questões relacionadas
- Língua Portuguesa - Fundamental | 1.02 Variedades Linguísticas
Texto base:
Disponível em: http://www.pimentanoteuerefresco.com.br/2013/06/salada-do-dia-tirinhas.html>. Acesso em 10 nov. 2015.
Enunciado:
a) Após conectar os enunciados do segundo quadrinho, haverá um período simples ou composto?
b) Qual é o processo de encadeamento entre a primeira e a segunda oração?
- Física | D. Capacitores
Considere um capacitor de placas paralelas ao plano yz tendo um campo elétrico de intensidade E entre elas, medido por um referencial S em repouso em relação ao capacitor. Dois outros referenciais, S′ e S′′, que se movem com velocidade de módulo v constante em relação a S nas direções de x e y, nesta ordem, medem as respectivas intensidades E′ e E′′ dos campos elétricos entre as placas do capacitor. Sendo
pode-se dizer que E′/E e E′′/E são, respectivamente, iguais a
- Arte - Fundamental | 03. Música
A cor do som
Materiais:
- Aparelho de som, ou computador com caixas de som;
- Papéis (mínimo de cinco folhas para cada aluno);
- Material para colorir: lápis de cor, giz de cera, canetinhas coloridas.
Atividade:
- Ouvir música para criar é um estímulo muito usado por artistas. Da mesma forma, as artes plásticas inspiram músicos, atores, etc. A proposta é que o professor apresente cinco músicas para os alunos e, para cada uma, eles devem imaginar formas e cores e produzir desenhos rápidos, no tempo de cada música. Terminada uma música, uma nova começa, assim como uma nova produção.
- Ao final da audição, as imagens devem ser pregadas nas paredes, divididas pelas músicas e não pelos alunos. Todos devem observar os pontos comuns e divergentes que surgirem. Estimule os alunos a comentarem sobre seus sentimentos e sobre os trabalhos dos colegas. Evite comentários de julgamento pessoal, como "gostei" ou "não gostei", "bonito" ou "feio", etc. Tente direcionar o debate para análise das formas e das cores.
- As músicas sugeridas para esta atividade podem ser encontradas no site Youtube. Seguem os nomes das músicas e os links para encontrá-las:
1 - Air, Johann Sebastian Bach. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=rrVDATvUitA>.
2 - Bebop, Dizzy Gillespie. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=09BB1pci8_o>.
3 - Sri Sri, Ravi Shankar. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ToJDuWHqtfU>.
4 - Babatunde African Drum Performance. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=VT2J1Ot9N5c>.
5 - Chegada, Yamandu Costa. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=WnPxhRF8Ar8>.
- Ao fim das apresentações, todos devem debater as percepções musicais que tiveram: diferença com o que costumam escutar, tipos de instrumentos presentes, temas das músicas.
- Geografia | 6.1 Agricultura
Na charge faz-se referência a uma modificação produtiva ocorrida na agricultura. Uma contradição presente no espaço rural brasileiro derivada dessa modificação produtiva está presente em:
- Língua Portuguesa - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
.
Considerando o suporte (revista Superinteressante) onde foi publicada a reportagem intitulada “Vida artificial”, justifica-se a variação linguística empregada, tendo em vista