Um pássaro está em pé sobre uma das mãos de um garoto. É correto afirmar que a reação à força que o pássaro exerce sobre a mão do garoto é a força:
Questões relacionadas
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia os textos 1 e 2 sobre o queijo do Serro para responder à questão
A forma de produção do tradicional do queijo do Serro está registrada em receitas como a do texto 2, mas também permanece viva na memória daqueles que o produzem , podendo ser transmitida para outras pessoas.
Classifique esses dois tipos de registros históricos sobre o queijo do Serro quanto à sua natureza.
- Língua Inglesa | 1. Interpretação de Textos
(ENEM 2011 1º APLICAÇÃO)
A tira, definida como um segmento de história em quadrinhos, pode transmitir uma mensagem com efeito de humor. A presença desse efeito no diálogo entre Jon e Garfiel acontece porque
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
(PUC-CAMP) Ao deslizar por uma pista localizada nos Andes, sem utilizar os bastões para impulsionar seu movimento, a energia cinética de um esquiador aumenta de 1,40 x 104J quando desce uma altura de 25m.
Considerando que o peso do esquiador juntamente com o do equipamento seja 800N o trabalho realizado pelas forças de resistência nesse deslocamento é, em módulo, igual a
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
Bolas de borracha, ao caírem no chão, quicam várias vezes antes que parte da sua energia mecânica seja dissipada. Ao projetar uma bola de futsal, essa dissipação deve ser observada para que a variação na altura máxima atingida após um número de quiques seja adequada às práticas do jogo. Nessa modalidade é importante que ocorra grande variação para um ou dois quiques. Uma bola de massa igual a 0,40 kg é solta verticalmente de uma altura inicial de 1,0 m e perde, a cada choque com o solo, 80% de sua energia mecânica. Considere desprezível a resistência do ar e adote g = 10 m/s2.
O valor da energia mecânica final, em joule, após a bola quicar duas vezes no solo, será igual a
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
A evolução científica não é característica exclusiva de apenas uma área de conhecimento. Por exemplo, no sistema judiciário, para a análise de crimes (delitos) foi criada a Polícia Técnico-Científica. Veja abaixo um texto que descreve as características e procedimentos da Polícia Técnica-Científica:
A Polícia Técnico-Científica é especializada em produzir a prova técnica (ou prova pericial), por meio da análise científica de vestígios produzidos e deixados durante a prática de delitos.
O conjunto dos elementos materiais relacionados com a infração penal, minuciosamente estudados por profissionais especializados, permite provar a ocorrência de um crime, determinando de que forma este ocorreu. Quando possível e necessário, o laudo pericial identificará todas as partes envolvidas (vítima, criminoso e outras pessoas que de alguma forma tenham relação com o delito).
A prova pericial é indispensável nos crimes que deixam vestígio. Mesmo com a confissão do criminoso que cometeu o delito, ela é a principal fonte da Justiça no estabelecimento de sanções, penas e indenizações.
Disponível em: <www.policiacientifica.sp.gov.br/sptc-superintendencia/>. Acesso em: dez. 2015.
Ao analisar um delito, um policial técnico-científico utiliza um procedimento denominado: