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¿Qué tipos de materiales aparecen en la imagen y qué se puede reciclar? Observe la imagen
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Questões relacionadas
- Língua Portuguesa | 1.2 Estratégias Empregadas na Construção do Texto
(ENEM 2020 2º APLICAÇÃO) O Brasil (descrição física e política)
O Brasil é um país maior do que os menores e menor do que os maiores. É um país grande, porque, medida sua extensão, verifica-se que não é pequeno. Divide-se em três zonas climatéricas absolutamente distintas: a primeira, a segunda e a terceira. Sendo que a segunda fica entre a primeira e a terceira. Há muitas diferenças entre as várias regiões geográficas do país, mas a mais importante é a principal. Na agricultura faz-se exclusivamente o cultivo de produtos vegetais, enquanto a pecuária especializa-se na criação de gado. A população é toda baseada no elemento humano, sendo que as pessoas não nascidas no país são, sem exceção, estrangeiras. Tão privilegiada é hoje, enfim, a situação do país que os cientistas procuram apenas descobrir o que não está descoberto, deixando para a indústria tudo o que já foi aprovado como industrializável e para o comércio tudo o que é vendável. É, enfim, o país do futuro, e este se aproxima a cada dia que passa.
FERNANDES, M. In: ANTUNES, I. Língua, texto e ensino: outra escola possível.
São Paulo: Parábola, 2009 (adaptado).
Em relação ao propósito comunicativo anunciado no título do texto, esse gênero promove uma quebra de expectativa ao
- Química | 2.7 Equilíbrio
(FITS) Na forma de uma dispersão em água, a uma concentração de aproximadamente 7%, o hidróxido de magnésio (Mg(OH)2 forma uma suspensão comumente conhecida como leite de magnésia. O leite de magnésia é utilizado na Medicina como antiácido, devido à sua natureza alcalina, neutralizando o excesso de acidez estomacal. Essa suspensão também possui propriedades laxativas: reagindo com o ácido clorídrico (HCl) presente no suco gástrico, é produzido, além da água, o cloreto de magnésio (MgCl2), substância deliquescente, o que lubrifica as paredes intestinais, eliminando a prisão de ventre.
A equação que representa o equilíbrio da solução saturada de hidróxido de magnésio, em água pura, é
Considerando-se a equação apresentada e a solubilidade de Mg (OH)2 à temperatura ambiente, que é de 0,0001mol/L, é correto afirmar:
(Dado: log 2 = 0,30).
- Química | 3.8 Bioquímica
(UFG) No início da glicólise, a glicose na forma cíclica é fosforilada. A seguir, uma enzima promove a abertura do anel e uma transformação de grupo funcional, seguida de fechamento de anel, produzindo a frutose-6-fosfato. A sequência de transformação dos grupos funcionais está apresentada a seguir.
Nesse sentido, conclui-se que a transformação de um dos grupos funcionais envolve a conversão de:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
As brincadeiras e a maneira de jogá-las variam de região para região no Brasil. Existem algumas brincadeiras que são comuns em estados diferentes, mas a maioria tem seu jeito próprio de brincar.
Existem as fórmulas de escolha que são brincadeiras utilizadas para escolher os participantes para um time ou mesmo para ordenar os participantes de uma determinada brincadeira. Vejamos alguns exemplos:
1) Zero ou um
Origem: Rio Branco (AC) / Jeito de brincar: Todos os participantes dizem “zero ou um” e colocam as mãos para a frente, mostrando um dedo ou nenhum. Se alguém colocar sozinho o um ou o zero, sai da brincadeira. O resto continua, até ficarem só dois participantes, que decidem a brincadeira no par ou ímpar.
2) Dedo estalado
Origem: Maranguape (CE) / Jeito de brincar:Um dos participantes coloca as mãos para trás sem que os outros vejam, e puxa os dedos de uma das mãos até que um estale. Depois, ele estica a mão para frente e cada pessoa escolhe um dedo. Quem acertar o dedo que estalou é o vencedor.
3) Senta
Origem: Cuiabá (MT) / Jeito de brincar: O grupo se reúne e alguém diz:“Quem guenta, aguenta; quem chora, senta”.E todos têm que rapidamente se sentar no chão. Quem se sentar por último será o escolhido para começar uma brincadeira.
4) Dois ou um
Origem: São Paulo (SP) / Jeito de brincar: Assim que o grupo fala “dois ou um”, todos mostram, ao mesmo tempo, um ou dois dedos. Todos os que colocam um número de dedos diferente da maioria são eliminados.
Deve-se tirar “dois ou um” até sobrar apenas duas crianças. Elas decidem quem vence no par ou ímpar.
05.1. OS BRINQUEDOS TÊM HISTÓRIA
5) Pé de chulé
Origem: Guaporé (RS) / Jeito de brincar: O grupo diz: “Pé de chulé, quem tira o seu pé?” e todos tiram o pé do chão. Quem não fizer isso será o pegador.
a) Você conhece alguma brincadeira citada? Qual?
______________________________________________________________________________________
b) Identifique no mapa o Estado que você mora com um X.
c) Coloque os números correspondentes as brincadeiras nos estados onde elas são jogadas.
www.smartkids.com.br
http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/mapadobrincar/
- Biologia | 05. Embriologia
Imagine que você é um cientista! Ao chegar a um laboratório de embriologia, verificou que havia um material a ser identificado no microscópio. O material tratava-se de um zigoto (ou ovo) e, com o passar dos dias, você foi observando as seguintes características:
- pouco vitelo distribuído uniformemente nos polos vegetativo e animal;
- clivagens do tipo holoblásticas iguais.
De acordo com tais características, conclui-se que o ovo pode ser classificado como: