A força da gravidade sobre uma massa acima da superfície e a uma distância do centro da Terra é dada por Mgm/d2 onde M é a massa da Terra e G é a constante de gravitação universal. Assim, a aceleração da gravidade sobre o corpo de massa pode ser corretamente escrita como:
Questões relacionadas
- Química | 1.6 Reações Inorgânicas
(FUVEST 2008 1ª FASE) No seguinte trecho (adaptado) de uma peça teatral de C. Djerassi e R. Hoffmann, as esposas de três químicos do século XVIII conversam sobre um experimento feito com uma mistura de gases.
"SENHORA POHL - Uma vez o farmacêutico Scheele estava borbulhando [a mistura gasosa] através de uma espécie de água.
MADAME LAVOISIER - Deve ter sido água de cal.
SENHORA PRIESTLEY - A água ficou turva, não ficou?
MADAME LAVOISIER - É o mesmo gás que expiramos... o gás que removemos com a passagem através da água de cal.
SENHORA POHL - Depois ele me pediu que colocasse no gás remanescente um graveto já apagado, apenas em brasa numa das extremidades. Já estava escurecendo.
SENHORA PRIESTLEY - E o graveto inflamou-se com uma chama brilhante... e permaneceu aceso!"
Empregando símbolos e fórmulas atuais, podem-se representar os referidos componentes da mistura gasosa por:
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Você viu que muitos brinquedos e brincadeiras que conhecemos hoje já existem há milhares de anos. Mas, como é possível termos informações como essas?
Existem pessoas que estudam e pesquisam a vida e a cultura de povos que viveram em outras épocas. Essas pessoas são chamadas de historiadores.
Os estudos realizados pelos historiadores geralmente são feitos por meio da análise de variados tipos de objetos antigos, como brinquedos, roupas e moedas, ou com outras pistas, que são deixadas em construções, pinturas, desenhos, documentos escritos etc.
Pesquisas como essas revelam informações importantes sobre o passado, como por exemplo, quais brinquedos e brincadeiras mudam ou, em outros casos, quais se mantêm com o passar do tempo.
Pense na história da humanidade: do ser humano que morava nas cavernas até o ser humano que vive hoje. Muita coisa mudou.
Como é possível conhecer o modo de vida de pessoas que viveram há tanto tempo?
- Biologia | 8.6 Verminoses
(UEFS)
A figura representa um sistema de saneamento com instalações sanitárias, coleta, tratamento e disposição final adequada do esgoto, em que não se registra a presença de micro-organismos patogênicos na água do córrego, que serve como fonte de abastecimento humano.
Com base nos conhecimentos acerca dos grupos de doenças relacionadas com água contaminada e ausência de rede de esgotos, é correto afirmar:
- Física | A. Leis de Newton
(CPS) Há muitos conceitos físicos no ato de empinar pipas. Talvez por isso essa brincadeira seja tão divertida. Uma questão física importante para que uma pipa ganhe altura está na escolha certa do ponto em que a linha do carretel é amarrada ao estirante (ponto P) conforme a figura.
Na figura, a malha quadriculada coincide com o plano que contém a linha, o estirante e a vareta maior da pipa. O estirante é um pedaço de fio amarrado à pipa com um pouco de folga e em dois pontos: no ponto em que as duas varetas maiores se cruzam e no extremo inferior da vareta maior, junto à rabiola.
Admitindo que a pipa esteja pairando no ar, imóvel em relação ao solo, e tendo como base a figura, os vetores que indicam as forças atuantes sobre o ponto P estão melhor representados em
- Geografia | 8. Regionalização
(UFSM)
Ao considerar a charge como uma forma artística de expressão, a figura refere-se a uma das principais formações vegetais do Brasil: o cerrado. Nele,
I. a característica da vegetação está relacionada com estratos arbóreos, formando uma cobertura continua que abriga diversas espécies de epífitas, além de bambus, palmeiras e samambaias.
II. a vegetação está composta por dois estratos de plantas: um, arbóreo, com árvores de pequeno porte retorcidas e esparsas, e outro, herbáceo, de gramíneas ou vegetação rasteira.
III. as atividades agropecuárias promovem a devastação cujas causas principais são o desmatamento e as queimadas para a incorporação de novas áreas para a agricultura comercial.
Está(ão) correta(s)