A probabilidade de viver além dos 65 anos é influenciada por diferentes fatores, conforme se observa no gráfico. A importância de cada um deles é expressa em valores percentuais.
Segundo os dados apresentados, pode-se dizer que
Questões relacionadas
- Língua Inglesa | 1.4 Reading Strategies
The 'Queen's Gambit' Effect: Everyone Wants a Chess Set Now
_______(1) for the past few years the most popular _______(2) on Netflix was undoubtedly Her Majesty Queen Elizabeth, as portrayed by Claire Foy and Olivia Colman in The Crown, this fall another type of queen _______(3) her mark: Beth Harmon, the captivating protagonist of The Queen's Gambit, a Netflix original that became an overnight sensation and inspired a slew of discerning viewers to pick up _______(4).
Call it the Queen's Gambit effect: Chessboards are flying off the (literal and virtual) rack in the wake of the show's hit season. Just ask Anthony Barzilay Freund, editorial director and director of fine art at vintage site 1stDibs: “The Queen's Gambit is driving an interest in the game of chess among new audiences and demographics,” Freund confirms: “At 1stDibs, in just the month following the show's release, we've seen a 100% increase in sales of chessboards, pieces, and tables as compared to this time period last year.”
Of course, while it might be enjoying a renewed popularity at the moment, the game of chess dates back centuries and has long captivated players all over the world. It's believed to have derived from a 7thcentury Indian game, then evolved as it spread across Asia and Europe in the following centuries. As a result, says Freund, “you can find a variety of vintage and contemporary chess paraphernalia from dealers all over the world.” Those who don't necessarily have the budget for pawns of precious stone have a myriad of options on the market at all price ranges. So light a fire, make a drink, and set up the chessboard – Beth Harmon would be proud.
Adapted from https://www.housebeautiful.com/design-inspiration/a34874207/queens-gambit-beth-harmon-chess-sets/
Choose the alternative with words that respectively complete gaps (1), (2), (3) and (4) in the correct way.
- Língua Inglesa | 2.03 Verbos Modais
(PRODEB)
About the Text, it is correct to say:
- Filosofia | 6. Temática
Na ética contemporânea, o sujeito não é mais um sujeito substancial, soberano e absolutamente livre, nem um sujeito empírico puramente natural. Ele é simultaneamente os dois, na medida em que é um sujeito histórico-social. Assim, a ética adquire um dimensionamento político, uma vez que a ação do sujeito não pode mais ser vista e avaliada fora da relação social coletiva. Desse modo, a ética se entrelaça, necessariamente, com a política, entendida esta como a área de avaliação dos valores que atravessam as relações sociais e que interliga os indivíduos entre si.
SEVERINO. A. J. Filosofia. São Paulo: Cortez, 1992 (adaptado).
O texto, ao evocar a dimensão histórica do processo de formação da ética na sociedade contemporânea, ressalta
- Ciências - Fundamental | 04. Biomas e Ecossistemas Aquáticos
Texto base: .
Enunciado:
Analise a imagem que destaca a área originalmente ocupada por um bioma brasileiro.
Disponível em: <http://www.ecologia.ufrgs.br/ecologia/campos/imagens/figura1.jpg>. Acesso em: 17 mar. 2014.
Esse bioma corresponde
- História - Fundamental | 02. A chegada dos portugueses
Na história do Brasil, exclusão e sofrimento
Quando os colonizadores chegaram ao Brasil, o pensamento da época não reconhecia direitos para as crianças, que eram tratadas como “adultos em miniatura”. Seus navios trouxeram os primeiros exemplos de trabalho infantil: grumetes com até 7 anos de idade eram usados no trabalho pesado em caravelas. Órfãos eram trazidos de Portugal para ajudarem os padres jesuítas. Colonos colocavam os filhos para ajudar na plantação de lavouras de subsistência assim que desembarcavam.
Com as crianças trazidas da África, não era diferente. Separadas dos pais nos portos de desembarque eram vendidas. Já as crianças nascidas nas senzalas passavam a ajudar em pequenos serviços por volta dos 5 anos.
No inicio do século XX, o desenvolvimento industrial mudou a vida nas cidades. Várias fábricas empregavam a mão-de-obra de crianças. Em 1917, a imprensa denunciava:
Assistimos ontem à entrada de cerca de 60 pequenos, às 19 horas, na sua fábrica da Mooca. Essas crianças, entrando àquela hora, saem às 6 horas. Trabalham 11 horas a fio, em serviço noturno, apenas com um descanso de 20 minutos à meia-noite.
DIMENSTEIN, Gilberto. Quebra-cabeça Brasil
Brasil tem 2 milhões de crianças e adolescentes exploradas no trabalho infantil
25/08/2010
No Brasil, 2 milhões de crianças e adolescentes, entre 5 e 18 anos, são utilizadas como mão de obra no trabalho infantil. A maior concentração ocorre no campo e no trabalho doméstico.
Nos últimos anos 3 milhões de crianças foram retiradas do trabalho infantil, mas ainda existem milhares nessa triste condição.
Os textos Na história do Brasil, exclusão e sofrimento e Brasil tem 2 milhões de crianças e adolescentes exploradas no trabalho infantil, abordam o mesmo tema em épocas diferentes.
Após ler atentamente cada um deles o que podemos afirmar sobre o trabalho infantil?