João possui dois canos retilíneos de plástico, um de 6 metros e outro de 8 metros. Ele deseja achar um outro cano para formar um triângulo. Então as medidas possíveis para o outro lado têm soma:
Questões relacionadas
- Matemática | 10. Estatística
Para um treinamento específico, um maratonista comprará um par de tênis e 100 litros de bebida isotônica. Ele fez orçamentos em quatro lojas, e os dados estão apresentados no quadro.
O maratonista pretende comprar todos os produtos na mesma loja e fará o pagamento à vista.
Para gastar o menor valor possível, o maratonista deve efetuar suas compras na loja
- Ciências - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Leia o texto abaixo para responder à questão. Dieta baseada no Paleolítico é panaceia da vez contra obesidade Coma apenas o que você poderia caçar, matar, colher ou tirar da terra, como um homem das cavernas. Esse é o primeiro mandamento do regime proposto pelo economista americano Arthur De Vany [...]. Há pelo menos duas décadas, De Vany, que leciona na Universidade da Califórnia, segue cardápio semelhante ao de 40 mil anos atrás: muita carne, frutas e vegetais. [...] A paleodieta tem preceitos polêmicos. Além de desconstruir a pirâmide alimentar tradicional, os seguidores recomendam alternar períodos de jejum com refeições fartas [...]. [...] Cereais são totalmente proibidos [...] principalmente soja e trigo. [...]
Para o nutrólogo Ribas Filho, só o fato de a pessoa se preocupar com o que come já faz com que sua dieta melhore. “Não é só a dieta, é preciso ter um estilo de vida compatível, com atividade física.” A paleodieta recomenda atividades físicas intensas alternadas com fases de ócio. [...] Disponível em: <www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2011/03/888658-dieta-baseada-
no-paleolitico-e-panaceia-da-vez-contra-obesidade.shtml>. Acesso em: 19 jan. 2016. Vocabulário:
Panaceia – simpatia; no caso, o regime certeiro contra a obesidade.
Leciona – ensina; dá aulas.
Preceitos – prescrições; recomendações.
Jejum – ficar sem se alimentar.
Cereais – grãos que servem de alimentação.
Nutrólogo – médico especialista em alimentação.
Ócio – descanso; repouso.
Enunciado:
A dieta descrita no texto recebe a denominação de paleodieta, porque:
- Física | 3.6 Termodinâmica
(UNIT)
Um processo é geralmente descrito por um diagrama identificando os sucessivos estados pelo qual o sistema passa durante o seu transcurso. Considerando-se cinco mols de um gás ideal submetido ao processo termodinâmico, representado no gráfico, e sendo a constante dos gases ideais igual a 8,3 J/mol.K, é correto afirmar que o valor da razão TB/TA entre as temperaturas do gás, nos estados B e A, é igual a
- Ciências - Fundamental | 03.1. Fotossíntese
O texto se refere à um processo realizado pelas plantas. A respiração ocorre em todas as partes do vegetal, mas principalmente nas folhas, pois é nessa parte que há uma maior quantidade de estômatos, estruturas responsáveis pelas trocas gasosas. Esse processo, diferentemente do que muitos pensam, acontece todo o tempo.
Disponível em:<goo.gl/p3nCGG>. Acesso em: 17 nov. 2016.Fragmento.
- Cite as trocas gasosas que ocorrem durante o processo citado no texto.
- Qual a diferença que você observa entre o processo de fotossíntese e de respiração?
- Explique a frase: “Fotossíntese e respiração são processos complementares.”
- Literatura | 4.5 Simbolismo
(ENEM 2009 2ªAPLICAÇÃO)
Sorriso interior
O ser que é ser e que jamais vacila
Nas guerras imortais entra sem susto,
Leva consigo esse brasão augusto
Do grande amor, da nobre fé tranquila.Os abismos carnais da triste argila
Ele os vence sem ânsias e sem custo...
Fica sereno, num sorriso justo,
Enquanto tudo em derredor oscila.Ondas interiores de grandeza
Dão-lhe essa glória em frente à Natureza,
Esse esplendor, todo esse largo eflúvio.O ser que é ser transforma tudo em flores...
E para ironizar as próprias dores
Canta por entre as águas do Dilúvio!CRUZ e SOUZA, João da. Sorriso interior. Últimos sonetos. Rio de Janeiro: UFSC/Fundação Casa de Rui Barbosa/FCC, 1984.
O poema representa a estética do Simbolismo, nascido como uma reação ao Parnasianismo por volta de 1885. O Simbolismo tem como característica, entre outras, a visão do poeta inspirado e capaz de mostrar à humanidade, pela poesia, o que esta não percebe.
O trecho do poema de Cruz e Souza que melhor exemplifica o fazer poético, de acordo com as características dos simbolistas, é: