Texto base: Leia a charge a seguir para responder a questão. Disponível em: http://rizomas.net/charges-sobre-educacao.html. Acesso em 01 nov. 2011.
Enunciado:
Leia a definição de verbo: “É a palavra variável que exprime um fato representado no tempo”.
Pude , pegou e contaminou são verbos retirados do texto.
(A) Cite em que pessoa e número esses verbos estão flexionados.
(B) Cite o tempo em que eles estão flexionados.
Questões relacionadas
- Física | 5.5 Ondas Eletromagnéticas
Você já usou um banheiro público no qual a torneira da pia funciona automaticamente? A água começa a sair quando você coloca as mãos sob a torneira e para de sair quando você retira as mãos. Como o sistema consegue detectar a presença das suas mãos? Um cabo de fibra ótica no interior da torneira emite um feixe de ondas eletromagnéticas com um comprimento de onda de 850 nanômetros, que o olho humano é incapaz de detectar. Um segundo cabo recebe as ondas refletidas no fundo da pia. Quando você coloca as mãos debaixo da torneira, um sensor detecta a mudança de intensidade do feixe refletido e aciona um mecanismo que deixa passar a água. Quando você tira as mãos, a intensidade do feixe refletido volta ao normal e a passagem da água é interrompida.
TREFIL, James; HAZEN, Robert M. Física Viva: uma introdução à Física
A radiação captada pelo sensor descrito no texto encontra-se na região de frequência
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Leia o texto.
O problema das especulações
A partir de março de 1928, o boom da Bolsa de Nova Iorque – cujas causas residiam na política monetária expansionista, na estrutura financeira e bancária norte-americana e nos fatores psicossociológicos que caracterizaram o comportamento do público estadunidense – passou a ser puramente especulativo. A bolsa começou a subir, não de forma paulatina e sustentada, mas em grandes saltos.
Disponível em: <http://cpdoc.fgv.br/sites/default/files/verbetes/primeira-republica/CRISE%20DE%201929.pdf>.
Acesso em: 23 fev. 2018.
O boom da Bolsa de Nova Iorque em 1928 fundamentou a Grande Depressão na medida em que
- Língua Portuguesa | 1.09 Recursos Expressivos e Recursos Estilísticos
Eu também já tive turma, ou melhor, fiz parte de turma e sei como é importante em certa idade essa entidade, a turma. A gente é um ser racional, menos quando em turma. Existe, por exemplo, alguma razão para um grupo de pessoas sentar todo dia numa escadaria ou meio-fio e passar horas conversando? Você pode falar a um filho, por exemplo, que refrigerantes engordam e chocolates dão mais espinhas em quem já está na idade das espinhas. Ele nem ouvirá. Mas, se um dia a turma resolver, ele passará a tomar só água com limão e pegará nojo de chocolate. Você pode falar que cabelo tão comprido é incômodo, calorento, atrapalha, mas que nada, ele te pedirá dinheiro para comprar mais xampu. Agora, se a turma resolver cortar careca, ele aparecerá de repente careca no café da manhã e nem quererá falar no assunto – qual o problema em cortar careca? Você pode dizer que bossa nova é bom, e mostrar jornais e revistas, provar que só “Garota de Ipanema” já recebeu centenas de gravações em todo o mundo, mas ele aumentará o volume do rock pauleira ou da tecno-bost. Até o dia em que alguém da turma aparece com um CD de bossa nova e ele troca Axel Rose por Tom Jobim de um dia para o outro. A turma tem modas, como quando resolvem todos arregaçar as barras das calças, que usavam arrastando pelo chão. A turma tem traumas, como quando o namoradinho de uma se apaixona pela namoradinha de outro e ... A turma tem linguagem própria, uma variante local de um ramal regional da vertente adolescente da língua.
PELEGRINI, D. Ladrão que rouba ladrão e outras crônicas. São Paulo: Ática, 2004.
A reflexão trazida pelo texto, que aborda uma fase da vida em que o comportamento individual é direcionado pela turma a que se pertence, estrutura-se por meio de elementos coesivos que apresentam funções distintas. Os termos “você pode”, no texto,
- Língua Portuguesa - Fundamental | 9.08 Reportagem
Leia o texto a seguir. Ebola O Ebola é um vírus altamente infeccioso que pode atingir uma taxa de mortalidade de até 90%. [...] Médicos Sem Fronteiras (MSF) é a organização humanitária com maior experiência no tratamento de pacientes com Ebola e começou a atuar prontamente na África Ocidental, antes mesmo do surto ser oficialmente declarado. Ao longo dos primeiros sete primeiros meses da epidemia, MSF montou seis centros de tratamento de Ebola – dois na Guiné, dois na Libéria e dois em Serra Leoa – e mobilizou mais de 3.300 profissionais. Esses centros receberam mais de 4.900 pacientes, dos quais cerca de 3.200 foram confirmados com a doença. Entre essas pessoas, aproximadamente 1.100 sobreviveram. MSF também enviou mais de 877 toneladas de suprimentos médicos nesse período. MSF já havia tratado centenas de pessoas afetadas pelo Ebola em Uganda, no Congo, na República Democrática do Congo, no Sudão, no Gabão e na Guiné. Em 2007, MSF conteve completamente uma epidemia de Ebola em Uganda. Fatos: Origem e estatísticas sobre o vírus A primeira vez que o vírus Ebola surgiu foi em 1976, em surtos simultâneos em Nzara, no Sudão, e em Yambuku, na República Democrática do Congo, em uma região situada próximo do Rio Ebola, que dá nome à doença. Morcegos frutívoros são considerados os hospedeiros naturais do vírus Ebola. A taxa de mortalidade do vírus varia entre 25% e 90%, dependendo da cepa. Primeiramente, o vírus foi associado a um surto de 318 casos de uma doença hemorrágica no Zaire (hoje República Democrática do Congo), em 1976. Dos 318 casos, 280 pessoas morreram rapidamente. No mesmo ano, 284 pessoas no Sudão também foram infectadas com o vírus e 156 morreram. [...] “Eu estava coletando amostras de sangue de pacientes. Nós não tínhamos equipamentos de proteção suficientes e eu desenvolvi os mesmos sintomas. No dia 19 de novembro de 2007, recebi a confirmação do laboratório. Eu havia contraído Ebola”. Kiiza Isaac, um enfermeiro ugandense. Disponível em: < http://www.msf.org.br/o-que-fazemos/atividades-medicas/ebola> Acesso em: 21 out. 2014. (Fragmento)
O texto discorre sobre uma doença causada por um vírus altamente infeccioso. Seu principal objetivo é
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
A figura a seguir representa um motor elétrico M que eleva um bloco de massa 20 kg com velocidade constante de 2 m/s. A resistência do ar é desprezível e o fio que sustenta o bloco é ideal. Nessa operação, o motor apresenta um rendimento de 80%. Considerando o módulo da aceleração da gravidade como sendo g = 10 m/s2, a potência dissipada por este motor tem valor: