Texto base:
Enunciado:
A imagem e o texto apresentados estão relacionados ao processo revolucionário francês do século XVIII.
Explique uma contradição desse processo revolucionário francês presente nessas fontes históricas.
Questões relacionadas
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
(UNIT)
Um relatório da Organização das Nações Unidas, ONU, divulgou o uso de armas químicas em um ataque, em 21 de agosto de 2013, nos arredores de Damasco, na Síria. O documento menciona o uso da substância química Sarin, considerada arma química de destruição em massa, e conclui que esse tipo de armamento foi utilizado em larga escala contra civis, inclusive crianças. Os Estados Unidos, a França e o Reino Unido defendem fortes consequências para a Síria, caso não cumpra o acordo de entregar as armas químicas. Enquanto isso a guerra convencional continua matando.
Considerando-se essas informações, algumas propriedades físicas apresentadas na tabela e a estrutura química do Sarin, é correto afirmar:
- Matemática | 4.2 Progressão Geométrica
Alguns modelos de rádios automotivos estão protegidos por um código de segurança. Para ativar o sistema de áudio, deve-se digitar o código secreto composto por quatro algarismos. No primeiro caso de erro na digitação, a pessoa deve esperar 60 segundos para digitar o código novamente. O tempo de espera duplica, em relação ao tempo de espera anterior, a cada digitação errada. Uma pessoa conseguiu ativar o rádio somente na quarta tentativa, sendo de 30 segundos o tempo gasto para digitação do código secreto a cada tentativa. Nos casos da digitação incorreta, ela iniciou a nova tentativa imediatamente após a liberação do sistema de espera.
O tempo total, em segundo, gasto por essa pessoa para ativar o rádio foi igual a
- Arte - Fundamental | 04. Música Brasileira
Vamos descobrir o Brasil.
Divida a turma em cinco grupos, cada grupo será uma região geográfica de nosso país. Eles devem pesquisar e descobrir os seguintes elementos culturais de cada região:
- Pesquise ritmos musicais da sua região - mínimo 3 ritmos. Dos três pesquisados, escolha um para aprofundar. Justifique.
- Faça um cartaz explicando as características desse ritmo:
1 - Qual o nome e a origem do ritmo?
2 - Se manifestam em uma data específica? Qual? Por quê?
3 - Qual o tipo de roupa é utilizado?
4 - Selecione uma música para apresentar para a turma.
5 - Façam uma ilustração em cartolina ilustrando o ritmo escolhido.
- Geografia - Fundamental | 4.01 Regionalização da América
Texto base:
Enunciado:
a) Escreva, no mapa, os nomes dos dois oceanos que banham continente sul-americano.
b) Identifique os cinco países que integram o Mercosul, utilizando símbolos e complete a legenda.
c) Identifique, com duas diferentes cores, os países que compõem a América Andina e a América Platina e complete a legenda.
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
Texto base: Guarda-chuva, celular, óculos, carteira, bolsa, sacola. Quem é que nunca esqueceu um desses objetos por aí? Vários objetos inusitados foram levados para o depósito do setor de achados e perdidos da Rodoferroviária de Curitiba: cama de casal, forno de micro-ondas, aparelho DVD, andador, máquina plastificadora e até carrinho de supermercado estão guardados junto às diversas malas que ganham poeira com o tempo. Entre todos os pertences, dois acabaram recebendo atenção especial: uma máquina de datilografia portátil Oliveti e um álbum com discos de vinil de João Gilberto, Fagner, Nelson Gonçalves, Ray Conniff e Frank Sinatra. (...). “Eles estão aqui no depósito há seis anos e até agora ninguém apareceu.” Disponível em < http://www.gazetadopovo.com.br/>. Acesso em: 03 de novembro 2015.
Enunciado:
1. Esses objetos esquecidos em um setor de achados e perdidos podem se tornar fontes históricas? Explique sua resposta.
2. A máquina de escrever e o álbum de discos de vinil encontram-se há seis anos no depósito e receberam atenção especial dos funcionários mais velhos. Por que eles deram tanta importância a esses objetos?