Leia a anedota a seguir.
Joãozinho, o que você está estudando?
Geografia, mãe.
Então, onde fica a Inglaterra?
Na página 83!
Disponível em:http://www.aspiadas.com/piadas-curtas/piadas-de-joaozinho.html. Acesso em 14 jan. 2012.
(A) Explique por que Joãozinho deu a sua mãe uma resposta diferente da que ela esperava.
(B) A resposta que Joãozinho deu à sua mãe foi o que causou o humor no texto. Explique o porquê desse efeito
Questões relacionadas
- Sociologia | 4. Poder, Estado e Política
A disciplina é uma técnica de poder que implica uma vigilância perpétua e constante dos indivíduos. Não basta olhá-los às vezes ou ver se o que fizeram é conforme a regra. É preciso vigiá-los durante todo o tempo da atividade de submetê-los a uma perpétua pirâmide de olhares. É assim que no exército aparecem sistemas de graus que vão, sem interrupção, do general chefe até o ínfimo soldado, como também os sistemas de inspeção, revistas, paradas, desfiles, etc., que permitem que cada indivíduo seja observado permanentemente.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2010.
Foucault, ao caracteriza a sociedade disciplinar, apresentou-nos o seu conceito de
- Química | 1.3 Classificação Periódica
Leia o fragmento abaixo e responda à(s) questão(ões).
No capítulo Raios Penetrantes, Oliver Sacks relembra de um exame de úlcera do estômago que presenciou quando criança.
“Mexendo a pesada pasta branca, meu tio continuou: ‘Usamos sulfato de bário porque os íons de bário são pesados e quase opacos para os raios X’. Esse comentário me intrigou, e eu me perguntei por que não se podiam usar íons mais pesados. Talvez fosse possível fazer um ‘mingau’ de chumbo, mercúrio ou tálio – todos esses elementos tinham íons excepcionalmente pesados, embora, evidentemente, ingeri-los fosse letal. Um mingau de ouro e platina seria divertido, mas caro demais. ‘E que tal mingau de tungstênio?’, sugeri. ‘Os átomos de tungstênio são mais pesados que os do bário, e o tungstênio não é tóxico nem caro.’”
(SACKS, O. Tio Tungstênio: Memórias de uma infância química. São Paulo: Cia. das Letras, 2002).
Analise as seguintes afirmações sobre os elementos citados no texto.
I. O bário forma o cátion Ba2+, logo o íon, citado no texto, apresenta 56 prótons e 54 elétrons.
II. Chumbo, mercúrio e tálio pertencem à mesma família da tabela periódica, o que explica que apresentam propriedades semelhantes.
III. O tungstênio apresenta maior número atômico que o bário, logo, o raio atômico do tungstênio é maior que o raio atômico do bário.
Está(ão) correta(s):
- História - Fundamental | 02. A vida familiar
A origem do sobrenome
Até por volta do século XII, os europeus tinham o costume de dar apenas um nome para os seus descendentes. Contudo, na medida em que as sociedades cresciam a possibilidade de conhecer pessoas com um mesmo nome poderia causar muita confusão.
Imaginem só! Como enviar um recado ou mercadoria a alguém que tivessem duzentos outros xarás em sua vizinhança? Certamente, os sobrenomes vieram para resolver esses e outros problemas.
Em muitos casos, vemos que um sobrenome poderia ser originado através de questões de natureza geográfica. Nesse caso, o “João da Rocha” teve o seu nome criado pelo fato de morar próximo de um grande rochedo.
Outros estudiosos do assunto também acreditam que alguns sobrenomes apareceram por conta da fama de um único sujeito. Uma pessoa que fosse muito rápida, ligeira, seu sobrenome tornava-se “Ligeiro”. De forma semelhante, outros sobrenomes foram dados por conta da profissão seguida por uma mesma família por exemplo: “Bookman” (livreiro) e “Schumacher” (sapateiro).
Quando você não tinha fama por algo ou não se distinguia por uma razão qualquer, o seu sobrenome poderia ser muito bem criado pelo simples fato de ser filho de alguém. Na Europa, por exemplo temos, “Petersen” (filho de Peter). No caso do português, “Rodrigues” (filho de Rodrigo) ou “Fernandes” (filho de Fernando).
Hoje em dia, algumas pessoas montam sua árvore genealógica para conhecer as origens da família que lhe deu sobrenome. Talvez, observando algumas características do próprio sobrenome, elas possam descobrir um pouco da história que se esconde por detrás do mesmo.
Adaptado de http://www.brasilescola.com/curiosidades/a-origem-sobrenome.htm
a) Todos nós temos nome e sobrenome. Explique a importância do sobrenome.
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- Geografia | 6.4 Transportes
(FUVEST 2008 1ª FASE)
A charge acima, satirizando uma situação problemática, comum às grandes cidades, sugere a
I. importância da circulação para a dinâmica das atividades urbanas, exigindo da municipalidade a produção de soluções.
II. hegemonia do automóvel particular frente ao transporte público coletivo, resultando em entraves à fluidez do tráfego viário.
III. ausência de instrumentos legais de planejamento urbano, impedindo o processo de metropolização.
Está correto o que se afirma em
- Biologia | 3.4 Ácidos Nucleicos
A respeito do processo representado na ilustração, marque com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.
( ) A proteína é produzida ainda no núcleo celular.
( ) O RNA formado durante a etapa 1 é um RNAt..
( ) Em 1, está ocorrendo a transcrição e, em 2, a tradução.
( ) Em 1, ocorre a separação das cadeias nucleotídicas do
DNA para que o RNA seja sintetizado
A alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo, é a: