O aldicarb, conhecido popularmente como chumbinho, é uma substância de alta toxicidade, derivada do ácido carbâmico. Ele age inibindo a acetilcolinesterase, enzima que, hidrolisando o mediador químico acetilcolina, desempenha um papel importante no processo de transmissão do impulso nervoso em sinapses como as encontradas nas junções neuromusculares.
Observe a concentração de medida em dois compartimentos de células musculares, em repouso, na ausência de aldicarb.
Nos gráficos I à IV, representados a seguir na mesma escala, observe algumas alterações na concentração de nesses compartimentos:
O gráfico que mostra a ação do aldicarb, logo após sua penetração na junção neuromuscular, é o de número:
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- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Essa constituição garantia o direito de participação política a todos os brasileiros? Explique
- Matemática - Fundamental | 04. Adição e Subtração
Leia um trecho da reportagem a seguir.
GORJETA
Quando e quanto dar
Todo mundo quer um serviço rápido e atencioso. Quando ele é oferecido, é natural que haja uma retribuição. A prática da gorjeta varia de país para país. Nos Estados Unidos e na França, por exemplo, ela é uma obrigação social: negar-se a dá-la num restaurante, por exemplo, é um ato de grosseria extrema. Já no Japão, oferecer gratificação em dinheiro a garçons e taxistas é uma ofensa. No Brasil não existe obrigação, mas a gorjeta é com frequência esperada. (...)
Com ajuda de entidades de classe e consultores de etiqueta, VEJA chegou a situações e valores que bonificam sem exagero – ou sem ofender quem prestou o serviço.
No Brasil
Fonte: Revista Veja – 10/03/2010
Renata é dona de casa e teve um dia cheio. Ela saiu de casa e passou no posto de gasolina para encher o tanque e lavar o carro. Depois, passou no supermercado. Para terminar, foi a uma loja comprar um presente e deixou seu carro em um estacionamento. Ela deu gorjetas no posto de gasolina, no supermercado e no estacionamento.
De acordo com a tabela, qual seria o valor máximo e o valor mínimo que ela poderia ter gasto com gorjetas ao longo desse dia.
- Arte - Fundamental | 04.4. Escultura
Além da arquitetura, a forma de arte predominante da Mesopotâmia era o baixo-relevo. Combinados com a escrita cuneiforme, em forma de cunha, os entalhes descrevem escrupulosamente, cena após cena, os feitos militares.
Escrita Cuneiforme
Outro tema predileto nos baixos-relevos era a coragem pessoal do rei durante as expedições de caça. Numa caçada típica, os criados incitavam os leões à fúria e depois os soltavam da jaula, para que o rei os matasse.
Atingido por uma das setas do rei, o sangue jorra da boca do leão. Veias destacam-se no seu rosto. Do ponto de vista moderno, é estranho pensar que o artista simpatizou com a morte do animal. No entanto, os leões simbolizavam tudo o que era hostil à civilização urbana. As orelhas baixas e os músculos contraídos da figura transmitem a agonia da morte com um realismo convincente.
fonte: Strickland, Carol. A Arte Comentada, da Pré-História ao Pós Moderno.
http://multiplosestilos.blogspot.com/2009/12/escultura-em-baixo-relevo.html
Converse com os alunos sobre a arte mesopotâmica e a busca do ser humano em se expressar através de símbolos que remonta desde os tempos dos homens primitivos. Solicite que pesquisem sobre o baixo-relevo, técnica usada pelos povos mesopotâmicos. Depois abra uma roda de discussão para poderem trocar as informações pesquisadas. Se for necessário mostre imagens de baixo-relevos.
Distribua aos alunos papéis de rascunho para criarem alguns símbolos que contenham significados, como se fossem códigos secretos. Depois peça que a partir desses códigos escrevam algumas mensagens. Solicite que levem para a aula um pedaço de argila, um rolo de massa e um palito de manicure. Oriente a turma a abrir a massa na espessura de aproximadamente 1 cm. e com o palito escrevam a mensagem de códigos que esboçaram anteriormente. Deixe os baixo-relevos secarem até que a argila endureça e organize com a turma uma mostra das produções.
- Língua Portuguesa - Fundamental | 4.05 Narração e Dissertação
Observe as imagens a seguir.
Baseando-se nas imagens de animais e ambientes da Floresta Amazônica, escreva uma narrativa ficcional.
Nessa narrativa, o espaço deve ter papel central e a imagem 2 deve ser o motivo do conflito.
Instruções complementares
• A narrativa poderá ser em 1ª ou em 3ª pessoa.
• Você poderá utilizar os animais das imagens como personagens ou criar outras (podendo ser outros animais ou seres humanos).
• O texto deve apresentar um conflito e um desenlace.
• Inicie sua narrativa pela descrição do espaço onde a história acontecerá.
• O conflito e o desenlace devem ser coerentes com as personagens e com o ambiente em que elas se encontram.
• Procure criar diálogos para dar mais leveza à sua narrativa.
• Ao terminar, dê um título ao texto. Revise o que escreveu antes de passar a limpo.
- Ciências - Fundamental | 04. Biomas e Ecossistemas Aquáticos
Texto base: CurriculoAvaliacao 3370
Como os peixes nadam em cardumes sem trombar uns nos outros?
Eles usam a visão, a audição e um eficiente sistema chamado de ______I_______, que detecta mínimas variações de ______II_______. É ele que permite a sincronia perfeita de movimentos entre os membros do grupo. Consiste em um sistema de canais sob as escamas, que se estende da cabeça – onde circunda vários ossos – até a cauda do peixe, de ambos os lados. Esses canais contam com dezenas de pequenos ______III______. À medida que o peixe nada, a água entra e percorre toda sua extensão antes de sair.
Disponível em: <http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-os-peixes-nadam-em-cardumes-sem-trombar-uns-nos-outros-acessado>. Acesso em: 22 set. 2016. Adaptado.
Enunciado:
O artigo acima menciona uma estrutura sensorial bastante importante para a sobrevivência dos peixes. Indique a alternativa correta, a qual substitui corretamente as lacunas: