Analise a imagem a seguir que mostra o Palácio da Quinta da Boa Vista, residência de D. João no Rio de Janeiro.
REVISTA DE HISTÓRIA DA BIBLIOTECA NACIONAL. Ano 3, nº 28. Jan. 2008. SABIN (Sociedade de Amigos da Biblioteca Municipal).
A Transferência da Corte Portuguesa para o Rio de Janeiro, em 1808, produziu uma verdadeira revolução: mudou os hábitos dos que chegavam e dos que já residiam na então capital do vice-reino do Brasil.
Apresente três fatos que confirmem o enunciado.
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- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Leia o texto abaixo.
Gravuras rupestres somem de sítios arqueológicos da Amazônia
Um sítio arqueológico localizado em terra indígena no município de São Gabriel da Cachoeira, na região do Alto Rio Negro, no norte do Estado do Amazonas, vem sendo alvo de depredações e, possivelmente, de furtos para atender demandas de colecionadores ou de comercialização de gravuras rupestres em outras regiões do país ou no exterior.
Em São Gabriel da Cachoeira (a 858 quilômetros de Manaus), 90% da população é indígena, pertencente a 23 etnias. Ali estão alguns dos mais relevantes sítios arqueológicos do Brasil, formados por rochas submersas, com gravuras rupestres com mais de 3 mil anos, segundo arqueólogos. Os indígenas consideram as áreas das gravuras rupestres um local sagrado e de forte relação com a sua ancestralidade.
As figuras ficam visíveis apenas na época da vazante do rio, cujo início acontece geralmente no mês de setembro (atualmente o local está submerso).
A professora Roberta de Lima, integrante da equipe do Ifam (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas), contou que ela e outros colegas estavam fotografando e identificando as gravuras para reconhecimento de marcos históricos da área. Quando chegaram às rochas, localizadas a meia hora da sede do município de São Gabriel da Cachoeira, em uma área despovoada, depararam com as lajes removidas.
FARIAS, Elaíze. Gravuras rupestres somem de sítios arqueológicos da Amazônia. Disponível em: <www.ebc.com.br/cultura/ 2013/08/gravuras-rupestres-somem-de-sitios-arqueologicos-da-amazonia>. Acesso em: 14 jan. 2015. Adaptado.
Vocabulário:
submerso – coberto pelas águas.
vazante – período em que um rio apresenta o menor volume de águas.
Abaixo você irá ler textos de propagandas criadas para sensibilizar aqueles que removeram as imagens do sítio arqueológico para devolverem as peças. Assinale a alternativa que apresenta informações corretas.
- Língua Inglesa | 1. Interpretação de Textos
(ENEM 2015 2º APLICAÇÃO)
A emissão de gases tóxicos na atmosfera traz diversas consequências para nosso planeta. De acordo com o gráfico, retirado do texto Global warming is an international issue, observa-se que
- História - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Texto base: Parque Nacional Serra da Capivara Disponível em: <http://www.fumdham.org.br/parque.asp>. Acesso em: 20 de dez. 2015. Em 1991 a UNESCO, pelo seu valor cultural, inscreveu o Parque Nacional na lista de Patrimônio Cultural da Humanidade. Em 2002 foi oficializado o pedido para que o mesmo seja declarado Patrimônio Natural da Humanidade.
Enunciado:
a) Apresente uma justificativa para a Unesco ter declarado, em 1991, que a Serra da Capivara é Patrimônio Cultural da Humanidade.
b) Procure saber qual é a situação desse Parque nos dias de hoje? Registre as principais conclusões de sua pesquisa.
- Biologia | 9.3 Organologia Vegetal
(UCS) Outro produto muito utilizado na alimentação é o amido. As principais fontes de amido são o trigo, a batata, o arroz e a mandioca. Botanicamente, as fontes de amido utilizadas são oriundas de partes específicas de cada um desses vegetais. Assinale a alternativa que indica, correta e respectivamente, a parte do trigo, da batata, do arroz e da mandioca de onde é extraído o amido.
- Matemática | 1.02 Números Naturais
O gerente de um cinema fornece anualmente ingressos gratuitos para escolas. Este ano serão distribuídos 400 ingressos para uma sessão vespertina e 320 ingressos para uma sessão noturna de um mesmo filme. Várias escolas podem ser escolhidas para receberem ingressos. Há alguns critérios para a distribuição dos ingressos:
1) cada escola deverá receber ingressos para uma única sessão;
2) todas as escolas contempladas deverão receber o mesmo número de ingressos;
3) não haverá sobra de ingressos (ou seja, todos os ingressos serão distribuídos).
O número mínimo de escolas que podem ser escolhidas para obter ingressos, segundo os critérios estabelecidos, é: