Texto base: Leia o excerto retirado do livro – Os da minha rua – do escritor angolano Ondjaki para responder.
Enunciado:
Questões relacionadas
- Física | 2.3 Trabalho, Potência e Energia
Um elevador de 500 kg deve subir uma carga de 2,5 toneladas a uma altura de 20 metros, em um tempo inferior a 25 segundos.Qual deve ser a potência média mínima do motor do elevador, em watts?
Considere: g=10m/s2
- Química | A. Modelos Atômicos
(UEFS)
O cientista dinamarquês Niels Bohr aprimorou, em 1913, o modelo atômico de E. Rutherford, usando a teoria de Max Planck. Em 1900, Planck já havia admitido a hipótese de que a energia não seria emitida de modo contínuo, mas em quantum, isto é, pacote ou porção de energia. Surgiram, assim, os postulados de Böhr e as explicações sobre os espectros atômicos dos elementos químicos. Considerando-se os postulados de N. Bohr, as explicações sobre os espectros atômicos e em relação à emissão de cor vermelha no teste de chama pelo cloreto de estrôncio, SrCl2(s), é correto afirmar:
- História - Fundamental | 05.3. Registros da história: a nossa cultura
Relacione o cartum ao texto, levando em consideração a ocupação dos imigrantes no Brasil, que em sua maioria trabalhavam nas lavouras de café e no comércio e o tipo de trabalho que era exercido pelos escravos no século XIX, pouco antes da abolição da escravidão.
- Geografia | 6.1 Agricultura
Mas plantar pra dividir
Não faço mais isso, não.
Eu sou um pobre caboclo,
Ganho a vida na enxada.
O que eu colho é dividido
Com quem não planta nada.
Se assim continuar
vou deixar o meu sertão,
mesmo os olhos cheios d’água
e com dor no coração.
Vou pro Rio carregar massas
pros pedreiros em construção.
Deus até está ajudando:
está chovendo no sertão!
Mas plantar pra dividir,
Não faço mais isso, não.
VALE, J.; AQUINO, J. B. Sina de caboclo. São Paulo: Polygram, 1994 (fragmento).
No trecho da canção, composta na década de 1960, retrata-se a insatisfação do trabalhador rural com:
- Física
Para um mergulhador, cada 5 m de profundidade atingida corresponde a um acréscimo de 0,5 atm na pressão exercida sobre ele. Admita que esse mergulhador não consiga respirar quando sua caixa toráxica está submetida a uma pressão acima de 1,02 atm.
Para respirar ar atmosférico por um tubo, a profundidade máxima, em centímetros, que pode ser atingida pela caixa torácica desse mergulhador é igual a: