Analise a imagem a seguir.
Di sponível em: http://culturahispana2f.blogspot.com/2011/05/independencia-de-la-america. Acesso em: nov. 2011.
A imagem representa os povos latino-americanos na luta pela independência.
Explique como se deu a participação das camadas populares nesta luta.
Questões relacionadas
- Física | A. Imãs e Campo Magnético
(PUCPR) Considere os experimentos:
EXPERIMENTO 1
Um carrinho de material isolante é colocado sobre trilhos e preso a duas molas. Sobre ele é fixado um ímã, conforme a figura A. O conjunto é deslocado 20 cm à direita, em seguida liberado. Ocorre então, um movimento oscilatório, diminuindo gradativamente de amplitude até o repouso, devido às forças de atrito.
EXPERIMENTO 2
O experimento é repetido fixando-se uma bobina (figura B). Isto faz com que, durante o movimento oscilatório, o ímã penetre no interior da bobina, sem, no entanto, tocá-la, não havendo, portanto nenhuma força adicional de atrito. G é um galvanômetro ligado à bobina.
Analise as proposições:
I. O experimento 2 proporcionará o aparecimento de uma corrente induzida na bobina.
II. O experimento 2 proporcionará o aparecimento, na bobina, de uma corrente induzida sempre no mesmo sentido.
III. A presença da bobina dará origem a forças magnéticas, diminuindo o tempo para o sistema entrar em repouso relativamente ao experimento 1.
IV. O tempo para o sistema entrar em repouso no primeiro experimento é o mesmo que no segundo experimento.
Está correta ou estão corretas:
- Biologia | 13.6 Herança Sanguínea
Gregor Mendel, no século XIX, investigou os mecanismos da herança genética observando algumas características de plantas de ervilha, como a produção de sementes lisas (dominante) ou rugosas (recessiva), característica determinada por um par de alelos com dominância completa. Ele acreditava que a herança era transmitida por fatores que, mesmo não percebidos nas características visíveis (fenótipo) de plantas híbridas (resultantes de cruzamentos de linhagens puras), estariam presentes e se manifestariam em gerações futuras.
A autofecundação que fornece dados para corroborar a ideia da transmissão dos fatores idealizada por Mendel ocorre entre plantas: - Língua Espanhola | 1.4 Estratégias de Leitura
Cuenta la historia que cuando Cristóbal Colón llegó a América estaba bastante confundido, no sólo pensaba que había llegado a la India, sino que cuando empezó a probar nuevos alimentos los bautizó como bien pudo. Tal fue el caso del chile al que este intrépido explorador llamó pimienta porque sus frutos picaban. La difusión de esta especia en Europa se dio rápidamente; a España llegó en 1493 gracias a que Colón la llevó en uno de sus viajes. Más tarde, a mediados del siglo XVI, el chile hizo su aparición en Italia, Alemania e Inglaterra. De inmediato, comenzó a ser parte de la gastronomía mediterránea donde lo utilizaban para condimentar y dar color a diversos platos.
DUQUE, J. M. Chile: Ají – Pimiento – Morrón. Bogotá: Norma, 2007.
Quando Cristóvão Colombo chegou à América, deparou-se com o chile. A partir da leitura do texto, depreende-se que o chile é um(a)
- História - Fundamental | 01. A Primeira República no Brasil
Texto base: Analise a charge a seguir: Disponível em crv.educacao.mg.gov.br
A partir da análise, IDENTIFIQUE o fato histórico criticado pela charge.
- História | 2.3 Segundo Reinado
(PUC-CAMPINAS) TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Para responder à(s) questão(ões) a seguir, considere o texto abaixo.
Há no Romantismo nacional uma expressão evidente do culto da nacionalidade, o qual, tomado num sentido mais amplo, se manifesta também em lutas pela afirmação da liberdade política e determina a exaltação de valores e tradições. Esse sentimento é tomado também nos seus aspectos sociais, sob o apanágio dos direitos do homem livre, razão de ser do movimento abolicionista e matéria para o romance, para o teatro e para a poesia da época.
Adaptado de: CANDIDO, Antonio e CASTELLO, José Aderaldo. Presença da Literatura Brasileira I. Das origens ao Romantismo.
São Paulo: DIFE, 1974, p. 207-208
Considere a imagem abaixo.
Com base na observação da pintura e no conhecimento histórico, é correto afirmar que o autor da tela