Listen and color the shapes.
Script: Picture one is a yellow triangle and on top of it there is a blue circle.
Picture two is a big yellow square. In this big yellow square there is little green square. On top of the big square there is a red triangle.
Picture three is a pink triangle. On top ,of it there is a small purple triangle and big brown triangle.
Questões relacionadas
- Matemática | 3.2 Afim ou 1° Grau
Um sítio foi adquirido por R$ 200.000,00. O proprietário verificou que a valorização do imóvel, após sua aquisição, cresceu em função do tempo conforme o gráfico, e que sua tendência de valorização se manteve nos anos seguintes.
O valor desse sítio, no décimo ano após sua compra, em real, será de:
- Arte - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
"Esses dois espetáculos são muito pessoais. A arte da mímica é uma linguagem tão íntima que a concepção global dos espetáculos acaba por se traduzir na expressão dos vários elementos acessorais que os compõem; a música, a iluminação, o próprio ambiente da apresentação, por serem espetáculos solo torna-se indispensável à magnetização pessoal para se criar as condições propícias do campo imaginário corporal".
Os espetáculos de pantomima
As Aventuras de Toni e Doze Quadros do Cotidiano são criados, concebidos e interpretado por Cleber França.
As Aventuras de Toni e Doze Quadros do Cotidiano são comédias representadas através da arte da pantomima, conhecida como teatro de mímica. Nelas são apresentadas cenas de pantomima neoclássica e moderna utilizando uma grande variedade de estilo de narrativa.
A interpretação solo de Cleber França concentra-se na expressão corporal e facial; e apenas através do movimento corporal são mostrados os figurinos, acessórios, ambientes e personagens da peça, tornando visível o invisível.
- AFINAL, QUE É PANTOMIMA?
Teatro gestual? Mímica? Arte do movimento? Euritimia? Dança teatro? Teatro dança? Ballet Pantomima? Teatro físico? Linguagem de surdo-mudo? ??????? O século XX, obcecado pela especialização, ramificou em várias tendências uma arte milenar. Positivo, afinal sempre em evidência. Natural, pois uma verdadeira expressão da natureza humana.
Jacques Lecoq, em sua tese sobre o teatro gestual, classificou a pantomima como um gênero específico, diferenciando-a da expressão corporal e da dança.
Marceau Marceau, faz escola e cria personagem e contemporaniza estilos.
E meu mestre Ricardo Bandeira afirmava categoricamente: É a arte objetiva da mímica, de narrar histórias através do movimento corporal.
Na dúvida, recorram ao dicionário.
A pantomima por muitas vezes é usada como uma linguagem de acessório dos comediantes, cômicos, clowns, atores, mágicos, bailarinos, enfim, os intérpretes.
Quando assisto aos trabalhos em que usam a pantomima, observo uma preocupação dos artistas em buscar a FORMA perfeita, a estética da linha do corpo. Digo isso no teatro, excetuando considerações sobre a mídia audio-visual : TV, cinema e fotografia.
Reflito e percebo que ai está a tênue linha que separa e diferencia a pantomima como arte, da mímica como acessório gestual.
Existem muitos ensaios e reflexões sobre a atitude do mímico, a essência, a poética do pantomimo.
Marcel Marceau cita que o pantomimo deve criar um halo poético corporal. Etiênne Decroux: Um campo imáginário corporal. E, Ricardo Bandeira: A atitude está acima do gesto.
Assim, vejo que a característica básica da pantomima está nesta habilidade adquirida pelo artista mímico em se transfigurar no ato de sua interpretação em um agente das vibrações e movimentos universais, transcendendo o tempo-espaço da plateia, reduzindo e elevando, a experiência ao grau da Grande Arte.
Sempre percebi nesses comentários, e também os referentes a própria origem do teatro, quando sacerdotes pantomimavam com essa finalidade no antigo egito; ou hoje, os artistas da ilha de Bali o fazem utilizando máscaras; ou na busca deste estado por vários artistas que tentam encontrar um treino adequado
e eficiente para os intérpretes atingirem essa qualidade de magnetização-carismática do ambiente que já vem naturalmente desenvolvida em determinados indivíduos.
Desta forma, nas apresentações teatrais em que encontrei essa qualidade de transportar a plateia à outra dimensão - a do corpo a serviço das vibrações do universo, foram as verdadeiras experiências na arte da pantomima.
-PONTO DE VISTA-
A Pantomima brasileira atual conta com expressivo número de artistas que se dedicam à arte da mímica e tem apresentado ricos e belos espetáculos com os mais variados estilos deste gênero teatral.
E suor, muito suor...
Nestes anos todos apresentando-me para a mais variada plateia, ao contrário do que afirmam, não sinto que o teatro de pantomima seja uma arte elitista - tive a felicidade de me apresentar à plateias que nunca sequer tinham visto um espetáculo de teatro em suas vidas - Digo isso pelo preconceito inicial e dificuldade que encontro durante a organização e preparação de uma temporada.
Mas vamos levando, suando e mimicando, Lina do Carmo, Fernando Vieira, Rafael D Junior, Vicentini Gomes, Denise Namura, Jiddu Saldanha, Denise Stoklos, Alberto Gaus, Eduardo Coutinho, Vânia Leite, Victor Seixas, Júlio Hernadez, Gabriel Guimard, Duda de Olinda, João Neto, Grupo Lume, Álvaro Assad, Helena Figueira, Luis Louis, Marcya Harco, Luciano Fraga, Everton Ferre, Fernando Prado, Adriano S. Cavalcante, enfim, tantos que ainda não os conheço e os que se foram e os que estão por vir...
Vamos apresentando as pantomimas com a arte de fazer uma referência para cada pessoa da plateia se tornar viva em cada espetáculo. Espelhando um sorriso aberto para cada coração sensível.
Contribuindo para essa humanidade se tornar um pouco mais, branda e doce.
Abraços a todos meus amigos que levam essa bandeira.
Cleber França, maio de 2.002.
http://www.cleberfranca.hpg.com.br/carreira/40/index_int_9.html
Compartilhe com os alunos o texto acima e peça que pesquisem um pouco mais sobre esse tema em livros, revistas, jornais e sites na internet. Abra um espaço para que possam compartilhar as informações coletadas nas pesquisas.
Proponha que façam alguns exercícios de mímica. Aliste algumas situações que não sejam difíceis de ser representadas através de mímica e distribua entre eles. Um de cada vez deverá ir representar a sua situação para toda a turma e ao final de sua apresentação, peça que tentem interpretar.
Sugira que assistam a filmes mudos para poderem observar melhor as expressões faciais e gestuais dos atores mímicos e depois peça que em pequenos grupos elaborem uma pequena história utilizando a mímica. Nesse momento cada grupo deverá elaborar o roteiro da sua história, o cenário, vestuário, maquiagem. Lembrando que se não existe a voz e o texto, esses itens são extremamente importantes,
Depois das pequenas peças prontas, marque uma apresentação dos trabalhos para outras turmas da escola.
- Arte - Fundamental | 04.2. Moradas das artes visuais
Material necessário
- Bandejas de isopor para a tinta guache.
- Canetas pretas com tinta indelével.
- Folhas de papel Canson ou Super White.
- Godê ou copinhos de café descartáveis.
- Imagens de obras de arte feitas com o uso de imagens de mãos. (Os exemplos abaixo ou outros à escolha do professor).
- Lápis grafite e borracha.
- Panos para limpeza.
- Pincéis redondos e chatos.
- Potes com água.
- Rolinhos de espuma.
- Tinta guache ou aquarela.
Arte com mãos – Disponível em: https://www.google.com.br/search?q=obras+de+arte+com+desenhos+de+m%C3%A3os&es – Acesso em 19 mar.2015.
Procedimentos
1º. Preparar uma apresentação de Power Point com as imagens de mãos pintadas ou obras infantis que envolvam o desenho de mãos. Podem ser feitas também, impressões das imagens escolhidas para a utilização na atividade.
2º. Explorar bastante as imagens, chamando a atenção para a ideia que cada uso das mãos sugere. Explorar a forma de comunicação usada nas imagens e se os artistas conseguiram transmitir ao observador o que eles queriam mostrar com seu trabalho.
3. Neste momento, distribuir para cada criança o material necessário para que elas criem imagens ou cenas completas utilizando a técnica usada nos trabalhos infantis. Auxiliá-los no carimbo ou cópia da própria mão e instruir para que esperem a secagem completa da impressão para depois começar fazer as intervenções. Usar os rolinhos para passar a tinta na mão das crianças.
4º. Improvisar um varal e faça uma exposição dos trabalhos para a apreciação do grupo.
- Matemática - Fundamental | 07. Simetria
Observe as imagens presentes no quadro a seguir:
Quais imagens do quadro apresentam simetria?
- Espanhol - Fundamental | Não Possui Tópico Definido
Lee el texto a seguir:
Ocio es toda aquella actividad que las personas hacemos por voluntad propia y nos resulta gratificante por sí misma en nuestro tiempo libre de obligaciones. El tiempo libre es el tiempo que podemos dedicar a nuestro ocio y no debe ser necesariamente productivo. Las actividades de ocio pueden realizarse individualmente pero es muy frecuente que precisen de la participación de otras personas. Los grupos humanos tienden a establecer sus espacios de ocio como un elemento más de su actividad habitual y de esta manera, promueven la cohesión y la comunicación de sus integrantes al posibilitar que conjuntamente realicen actividades placenteras.
Disponible en: < http://escueladepadresymadresupz.blogspot.com.br/2013/04/educar-para-el-tiempo-de-ocio.html> Acceso el: 31 mar.2014.Fragmento
A) El texto presenta una definición de ocio. Explica, con tus palabras, ¿qué es ocio?
B) ¿Y tú? ¿Cómo sueles pasar tus momentos de ocio? ¿Qué tipo de actividades prefieres? ¿Por qué?