Texto base: Considere o texto a seguir para responder.
Enunciado:
De acordo com a estrutura do gênero textual em questão, trata-se de
Questões relacionadas
- Matemática - Fundamental | 11. Áreas e Volumes
A altura de um envelope de cartas aberto, considerando o envelope mais a aba, é 25 cm e sua largura mede 23 cm, conforme a figura abaixo. Dobrando a aba, obtemos um retângulo de área 345 cm 2.
Qual é a área do pentágono formado pelo envelope antes de dobrar a aba, representado na primeira figura?
- Língua Portuguesa | 1.2 Percepção das Ideias do Texto
A leitura nos tempos do e-book
Não é só nas bibliotecas e livrarias que se encerra o conhecimento. A internet, por meio de seu infinito conteúdo, e através de sites como Domínio Público e muitos outros similares, demonstra as transformações ocorridas na disponibilização de obras literárias ou de todas as outras áreas. Sites, como o citado acima, contêm arquivos com textos digitalizados dos mais variados autores, dos clássicos aos contemporâneos. Antes, esse conteúdo todo só seria passível de consulta em suporte material. O suporte virtual, também conhecido como e-book, é, digamos, semimaterial, pois nos põe em contato com o texto através do computador, mas não nos põe o livro nas mãos, a não ser que queiramos imprimir o texto digital.
Nossa geração passa por um período de transição lento que transformará profundamente o hábito da leitura. Paradoxalmente, a alta velocidade com que se proliferam as informações faz com que também seja aumentada a nossa velocidade de captação dessas informações, ou seja, aos poucos e de modo geral a leitura vai ficando cada vez mais fragmentada. Isso já apresenta reflexos no modo como lemos os diversos textos contidos em revistas, jornais ou internet, e igualmente na produção literária contemporânea.
Disponível em: www.tecnosapiens.com.br. Acesso em: 28 fev. 2012 (adaptado).
A criação dos e-books oferece vantagens e facilidades para a leitura. No texto, ressalta-se a influência desse meio virtual, sobretudo no contexto atual, pois:
- Química | 2.1 Soluções e Coloides
(UNIT)
Um relatório da Organização das Nações Unidas, ONU, divulgou o uso de armas químicas em um ataque, em 21 de agosto de 2013, nos arredores de Damasco, na Síria. O documento menciona o uso da substância química Sarin, considerada arma química de destruição em massa, e conclui que esse tipo de armamento foi utilizado em larga escala contra civis, inclusive crianças. Os Estados Unidos, a França e o Reino Unido defendem fortes consequências para a Síria, caso não cumpra o acordo de entregar as armas químicas. Enquanto isso a guerra convencional continua matando.
Considerando-se essas informações, algumas propriedades físicas apresentadas na tabela e a estrutura química do Sarin, é correto afirmar:
- Química | 3.8 Bioquímica
(Unit) Segundo um estudo publicado pela American Heart Association, os sucos de frutas e energéticos são tão prejudiciais à saúde quanto os refrigerantes, pois o excesso de sacarose, cerca de 150,0g por litro, presente nessas bebidas responde pelo aumento da taxa de obesidade, de riscos de diabetes, de doenças cardiovasculares e de câncer em crianças e adolescentes. Pesquisadores utilizaram dados coletados no Global Burchen of Diseases Study de 2010 e conseguiram relacioná-los ao consumo da bebida a milhares de mortes decorrentes dessas doenças. O consumo de açúcar entre crianças e adolescentes ultrapassa 45% do índice aceitável.
Considerando-se a fórmula estrutural da sacarose, as propriedades e as consequências do consumo excessivo dessa substância química, é correto afirmar:
- Matemática
Em uma atividade com sua turma, um professor utilizou 64 cartões, cada um com dois algarismos x e y,iguais ou distintos, pertencentes ao conjunto {1,2,3,4,5,6,7,8}. A imagem abaixo representa um tipo desse cartão.
Um aluno escolheu um único cartão e efetuou as seguintes operações em sequência:
I. multiplicou um dos algarismos do cartão escolhido por 5;
II. acrescentou 3 unidades ao produto obtido em I;
III. multiplicou o total obtido em II por 2;
IV. somou o consecutivo do outro algarismo do cartão ao resultado obtido em III.
Ao final dessas operações,obteve-se no sistema decimal o número 73.
O cartão que o aluno pegou contém os algarismos cuja soma x + y é: