Texto base: Considere a tirinha de Mafalda a fim de responder a questão.
Enunciado:
O pronome nisso, presente no último quadrinho, faz referência à seguinte atitude:
Questões relacionadas
- História | 1.5 Ciclo do Açúcar e Sociedade Colonial
Por vezes contida na casa-grande, por vezes espacialmente separada, a capela era peça essencial desse universo. Nos domingos e feriados suas fileiras de cadeiras, usualmente de madeira, não davam conta de acolher a movimentação da família extensa do senhor, dos lavradores vizinhos e dos moradores que gravitavam em torno do engenho. Também os cativos eram convocados a participar das celebrações religiosas, e batizavam-se muitos deles ritualmente na chegada, quando isso já não houvesse ocorrido na África.
SCHWARCZ, L. M; STARLING, H. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. VOT2020.
A religião católica foi parte fundamental no processo de colonização do Brasil e na formação da mentalidade do seu povo. O texto acima revela a importância da Capela como fator de
- Biologia | 10.5 Cordados
No último verão, devido a um fenômeno meteorológico, no qual uma imensa massa de ar quente e seco estacionou no território brasileiro bloqueando as frentes frias, as temperaturas passaram de 36 ºC em diversas regiões, e a sensação térmica foi ainda maior. Os vertebrados possuem mecanismos fisiológicos para detectar tal sensação e estruturas orgânicas para responderem a alguns fatores abióticos envolvidos nessa situação climática.
Nesse cenário, os anfíbios são mais susceptíveis ao risco de morte. Nesse sentido, conclui-se que os fatores abióticos detectados por esses animais e o motivo pelo aumento de fragilidade no contexto descrito são, respectivamente.
- Sociologia | 2. Diversidade Cultural e Estratificação Social
A favela é vista como um lugar sem ordem, capaz de ameaçar os que nela não se incluem. Atribuir-lhe a ideia de perigo é o mesmo que reafirmar os valores e estruturas da sociedade que busca viver diferentemente do que se considera viver na favela. Alguns oficiantes do direito, ao defenderem ou acusarem réus moradores de favelas, usam em seus discursos representações previamente formuladas pela sociedade e incorporadas nesse campo profissional. Suas falas se fundamentam nas representações inventadas a respeito da favela e que acabam por marcar a identidade dos indivíduos que nela residem.
RINALDI, A. Marginais, delinquentes e vítimas: um estudo sobre a representação da categoria favelado no tribunal do júri da cidade do Rio de Janeiro. In: ZALUAR, A.; ALVITO, M. (Orgs.). Um século de favela. Rio de Janeiro: Editora FGV, 1998.
O estigma apontado no texto tem como consequência o(a)
- Língua Espanhola | 1.6 Interpretação de Imagem
ERLICH. Disponível em: mansunides.org. Acesso em: 5 dez. 2018.
A charge evoca uma situação de assombro frente a uma realidade que assola as sociedades contemporâneas. Seu efeito humorístico reside na crítica diante do(a)
- Física | 3.2 Dilatação
Duas barras de materiais diferentes A e B têm o mesmo comprimento a 20°C. Colocando-se a barra A num refrigerador e a barra B num forno, elas atingem, respectivamente as temperaturas de -10°C e 200°C, passando a apresentar uma diferença de 0,06 cm nos seus comprimentos. Sendo os coeficientes de dilatação linear dos materiais de A e B, respectivamente iguais a 2210–6° C–1 e 310–6° C–1, então o comprimento inicial das barras a 20°C é